Como cancelar o Fies?

Tudo sobre o cancelamento do Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ajuda muitas pessoas que t√™m como sonho cursar uma universidade. O Fies financia cursos de institui√ß√Ķes particulares bem avaliados no Sistema de Avalia√ß√£o da Educa√ß√£o Superior (Sinaes).

Se você tem um financiamento pelo Fies, mas seus planos mudaram e você quer cancelar o benefício então esse artigo é pra você. Iremos mostrar passo a passo tudo o que você precisa saber sobre como cancelar o seu financiamento.

Voc√™ tem d√ļvida sobre em qual faculdade fazer seu curso? Acesse beduka.com e busque por curso e cidade e voc√™ ver√° todas as faculdades p√ļblicas e privadas que oferecem o curso desejado e detalhes de cada uma.

Passo a passo para o cancelamento

Cancelamento do Fies

Para suspender o benef√≠cio do Fies, voc√™ deve seguir as  3 etapas a seguir:

Solicite o cancelamento via internet

A primeira coisa a se fazer para iniciar o processo de cancelamento √© acessar o site do SisFies e entrar com seu CPF, senha e c√≥digo de verifica√ß√£o (digitar o que voc√™ v√™ naquela caixa cheia de letras e n√ļmeros).

Se você nunca acessou o sistema, é necessário fazer cadastramento na mesma página.

Lembre-se de que o pedido de cancelamento do Fies somente pode ser feito do dia 1¬ļ ao dia 15 de cada m√™s, exceto em junho e dezembro, meses em que o cancelamento antecipado n√£o est√° dispon√≠vel no sistema.

A partir do momento em que o acesso foi realizado, voc√™ deve procurar no centro da tela o √≠cone ‚ÄúAditamentos Dispon√≠veis‚ÄĚ. Logo abaixo, haver√° a op√ß√£o ‚ÄúEncerramento‚ÄĚ. Ao clicar nesta op√ß√£o, abaixo de ‚ÄúRefer√™ncias‚ÄĚ aparecer√° a tela com o semestre dispon√≠vel. Clique sobre ele.

Escolha como pagar o financiamento

Uma vez que voc√™ selecionou o semestre, precisa eleger, entre as op√ß√Ķes, como pagar o Fies cancelado. Esse √© um momento delicado, pois voc√™ deve avaliar qual das alternativas cabe melhor em seu bolso.

Se você tiver um fiador peça que ele esteja presente para não errar nessa hora. Entenda o que é cada opção a seguir:

  • Liquidar o saldo devedor no ato do cancelamento:

Essa opção vale somente se você tiver dinheiro em conta. Nessa opção é feito o pagamento integral do financiamento, assim que estiver assinado o Termo de Encerramento do contrato com o banco. Neste caso, uma vez quitado o saldo devedor, seu vínculo com o Fies terá sido encerrado imediatamente.

  • Permanecer na fase de utiliza√ß√£o:

Esta é uma boa opção para o bolso e ideal para os estudantes que pretendem continuar na faculdade, mas sem contar com o benefício. Neste caso, a quantia a ser paga respeitará o prazo estabelecido no contrato.

As fases de carência e amortização são mantidas e você deverá pagar as parcelas trimestrais no valor de R$ 50. Após isso, será necessário quitar os 18 meses de carência, cujas parcelas são de R$ 150.

Por fim, restam as parcelas da fase da amortização, que compreendem valores maiores e fixos.

  • Antecipar a fase de car√™ncia:

Ao escolher essa opção, você começa a quitar as parcelas trimestrais um mês depois de ter assinado o Termo de Encerramento do Fies.

Trata-se de uma boa alternativa para se livrar mais rápido do saldo devedor, pois não é necessário esperar o período de 18 meses de carência até iniciar o pagamento.

  • Antecipar a fase de amortiza√ß√£o:

Essa opção possibilita a você parcelar o valor total do seu contrato do Fies. A principal vantagem é o ganho de prazo para pagamento.

Ao antecipar a fase de amortização, você tem o prazo de 3 vezes o período utilizado no financiamento com o acréscimo de 1 ano. Na prática, um curso com duração de 4 anos pode ter o respectivo contrato quitado em 13 anos.

A conta é assim: 4 anos de curso x 3 + 1 ano = 13 anos.

V√° ao banco onde realizou o financiamento

Quando o cancelamento do contrato for confirmado, surgirá na tela do seu computador o prazo para você se dirigir até a instituição financeira onde ocorreu a assinatura. Lembre-se de que você e seu fiador têm de ir juntos à agência bancária, para que ele assine o Termo de Encerramento.

Após o cumprimento dessas etapas, seu contrato com o Fies está cancelado. A partir daí, sua faculdade deixará de receber parcelas por meio do programa do governo.

√Č importante lembrar que se o estudante quiser deixar a faculdade, √© necess√°rio entrar com a solicita√ß√£o de cancelamento da matr√≠cula e seguir os tr√Ęmites.

Desligar o Fies não desliga o aluno automaticamente da instituição. Quando o Fies é cancelado a matrícula continua válida, e parcelas no valor integral são geradas mensalmente.

Quer saber os valores das mensalidades das faculdades particulares? Isso é fácil! Acesse o site do Beduka.

O que pode acontecer após o cancelamento do Fies?

Vários motivos levam os estudantes a cancelar o contrato do Fies. Caso você tenha essa intenção, deverá ponderar se essa realmente é a melhor solução, pois o rompimento do contrato pode acarretar uma série de problemas.

O principal √© ser retirado do programa e perder uma grande oportunidade de poder estudar sem se preocupar todo m√™s em pagar a mensalidade, pelo menos at√© o fim do curso ‚Äď e ainda com uma s√©rie de vantagens para quitar o d√©bito.

Além disso, caso ainda esteja no curso, deverá começar a pagar imediatamente as mensalidades integrais, a menos que sua faculdade lhe conceda algum tipo de desconto.

Posso usar o Fies após o cancelamento?

A resposta é não. Esse tipo de crédito estudantil é válido apenas uma vez. As pessoas que cancelam o contrato estão impedidas de participarem do programa novamente, ainda que queiram começar outro curso.

Mas h√° outras alternativas que podem ser √ļteis. A primeira delas √© a suspens√£o do financiamento, que pode ser feita at√© duas vezes, no pr√≥prio site, caso voc√™ tenha a inten√ß√£o de continuar recebendo o benef√≠cio.

O pedido de suspensão é válido pelo período de 1 semestre. Nesse tempo, o Fies não paga suas mensalidades, mas também não aumenta o valor do saldo devedor.

Ainda, se você quiser apenas pedir a transferência do seu curso ou de instituição, você também pode transferir o financiamento.

No primeiro caso, a regra é que não tenha sido excedido o tempo de 18 meses entre o início do Fies e o desligamento do curso. Já a transferência de universidade só pode acontecer 1 vez por semestre.

Tem mais alguma d√ļvida sobre o Fies? Acesso o Guia completo do programa.

Sobre o Beduka   

Somos uma startup mineira, criada em Junho/17, e disponibilizamos uma plataforma 100% gratuita para estudantes que buscam por uma faculdade.

Nossa missão é ajudar o estudante a encontrar a faculdade ideal para a sua realidade, considerando critérios como preço, localização, reputação e outros.

Digitando apenas o curso e a cidade, o Beduka apresenta a rela√ß√£o de todas as faculdades (privadas e p√ļblicas) da regi√£o. Rapidamente √© poss√≠vel ter acesso aos diferenciais de cada uma, localiza√ß√£o, pre√ßos das mensalidades, datas dos vestibulares, nota do MEC, bolsas dispon√≠veis, opini√Ķes de alunos, sal√°rio m√©dio das profiss√Ķes e muito mais. As op√ß√Ķes de filtro e ordena√ß√£o permitem ainda maior agilidade nesse processo.

Disponibilizamos ainda v√°rios canais complementares para ajudar o estudante no processo de escolha e constru√ß√£o do seu futuro profissional, como o nosso Blog, Simulado do Enem e V√≠deos sobre as Profiss√Ķes.

Entendeu como cancelar o Fies? N√£o deixe de seguir o Beduka no Facebook e no Instagram. Assim voc√™ n√£o perde nada! ūüôā

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador