CursosFaculdades

5 melhores cursos na área de TI do Brasil

5-MELHORES-CURSOS-NA-ÁREA-DE-TI-DO-BRASILMelhores cursos de TI do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O curso de TI capacita as pessoas para que elas desempenhem funções na gestão das empresas, utilizando a tecnologia como principal ferramenta. Tem interesse nessa área? Preparamos um ranking com as 5 melhores faculdades para esse curso em todo o país.

Caso você já tenha escolhido qual curso quer fazer na universidade, chegou a hora de escolher qual o lugar em que vai estudar. Neste momento, são vários os critérios a se pensar na hora de refletir sobre as instituições mais interessantes. Se você quer saber quais são os melhores cursos na área de TI do Brasil, continue lendo esse artigo.

Alguns vestibulandos consideram que as melhores universidades sejam aquelas que ficam mais próximas de sua casa, enquanto outros preferem escolher o local mais distante possível.

No entanto, quando você considera a experiência universitária e tudo o que uma instituição pode oferecer, existem critérios que importam muito mais do que a localização.

Nesse contexto, organizamos uma compilação dos melhores cursos na área de TI do Brasil mais bem avaliados pelo Ranking Universitário Folha 2018 (RUF), organizado pelo jornal Folha de São Paulo. Os critérios para obter uma boa pontuação são os seguintes:

  • Pesquisa científica
  • Qualidade do ensino
  • Internacionalização
  • Mercado de trabalho
  • Inovação

Levando em consideração que as melhores instituições são aquelas que melhor atendem todos os 5 critérios acima, as universidades que apresentamos mais abaixo são as melhores do país.

Mesmo assim, cada um desses critérios pode pesar mais do que os outros para você. Assim, vamos enfatizar qual deles é mais forte em cada universidade para que consiga fazer uma escolha apropriada.

Vale lembrar que os cursos citados são da área de computação/ tecnologia. Há muitas opções disponíveis para alguém que deseja se profissionalizar na área de TI, atualmente ciência da computação é o principal deles.

Assim, consulte outras alternativas como engenharia da computação ou análise de sistemas para ter um panorama completo de suas possibilidades.

Aqui no Beduka você pode também fazer uma pesquisa para saber qual é a melhor faculdade no curso que deseja fazer na sua cidade ou estado.

Lista dos melhores cursos na área de TI do Brasil

Em geral, as universidades citadas abaixo oferecem outros cursos também, então é interessante checar os programas para ver o que é mais adequado para o seu perfil.

Vamos agora aos melhores cursos na área de TI do Brasil de acordo com o RUF. As universidades que ocupam as primeiras posições estão detalhadas abaixo.

1ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fique atento a um detalhe se você for prestar o vestibular da Unicamp para ciência da computação! A instituição não está interessada em alunos que apenas gostem de usar computadores. Para se dar bem no curso é importante ter aptidão para a área das ciências exatas.

A atividade de pesquisa é muito incentivada na instituição. Se o seu interesse na área de TI for expandir para tornar-se um pesquisador, talvez deva concorrer a uma das vagas da Unicamp, já que o curso dela é o melhor do Brasil.

2ª – Universidade de São Paulo (USP)

Oferecido nas unidades das cidades de São Paulo e São Carlos, o curso de ciências da computação da USP tem uma excelente inserção de seus alunos no mercado de trabalho. Por essa razão, a concorrência no vestibular é bem alta.

Para você ter uma ideia, na FUVEST 2019, vestibular da USP, 1.829 candidatos fizeram as provas para concorrer a uma das 200 vagas ofertadas (9,12 candidatos x vaga).

A inserção dos graduados pelo curso oferecido pela universidade no mercado de trabalho um dos aspectos reconhecidos pelo RUF, uma vez que a instituição ocupa o primeiro lugar neste item avaliado.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Caso o seu objetivo seja não só trabalhar com o que gosta, mas também ter um diploma que te ajude a conseguir um emprego mais facilmente, a USP é uma excelente opção.

3ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A terceira instituição da lista dos melhores cursos na área de TI do Brasil é a UFRGS, que se destaca principalmente no que diz respeito à qualidade de ensino. A quantidade de áreas abordadas durante os anos de faculdade são essenciais para que o profissional formado seja versátil e tenha a oportunidade de se candidatar a vários tipos de emprego.

4ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Para quem está interessado em uma rápida inserção no mercado, a UFMG pode ser uma excelente instituição para estudar. De acordo com o RUF, esta é a segunda universidade mais bem avaliada pelo mercado de trabalho no que diz respeito aos profissionais formados lá.

É uma reputação e tanto, não? A UFMG seleciona estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

5ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Por fim, a UFRJ é uma instituição que você não deve deixar de considerar. Com um grande foco na dinâmica e versatilidade, o profissional formado na universidade terá uma boa instrução no que diz respeito a diferentes áreas relacionadas à tecnologia.

É importante que tenha em mente que pode associar os seus critérios pessoais aos critérios do RUF. Não há um que seja melhor do que o outro a não ser que você faça uma classificação do que é mais importante e prioridade para a sua vida.

Algo que gostamos de frisar bastante aqui é que a lista apresentada dos melhores cursos na área de TI do Brasil foi elaborada de acordo com diversos itens avaliados pela Folha de São Paulo, mas que podem não ser os mesmos que os seus.

Ou seja, o conceito de melhor é sempre relativo, pois, você deve levar em consideração vários quesitos e alguns deles são pessoais. Por exemplo, o que é melhor para mim, no meu sonho de estudar em um dos melhores cursos da área de TI do Brasil, não necessariamente será o mesmo para quem quer fazer a graduação em Belo Horizonte, Goiânia ou Campinas.

Aproveite as dicas do Beduka

Aqui no nosso site você encontra uma relação com todas as instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de saber endereço, cursos oferecidos e valores de mensalidades em universidades privadas, você também tem a possibilidade de saber a nota de corte da última edição do Sisu.

Além de explicar quais são os melhores cursos na área de TI do Brasil, descubra também:

Estamos preocupados com a sua preparação para os processos seletivos e ENEM. Temos aqui no Beduka uma série de questões para você testar os seus conhecimentos sobre os mais variados assuntos.

Você acabou de conferir uma lista com os melhores cursos da área de TI do Brasil, aproveite para ver também quais são os cursos oferecidos pelo Pronatec, ver a lista das melhores faculdades de Fortaleza, saber quem pode participar do ProUni e também entender as teorias sobre a origem da vida.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.