Inglês

Como estudar Inglês para o ENEM? 13 dicas para ajudar quem sabe pouco ou nada

Como estudar inglês para o ENEMComo estudar inglês para o ENEM
Cronograma do que estudar

Como estudar Inglês para o Enem?

No Enem você terá que fazer 5 questões de língua estrangeira, seja espanhol ou inglês. É importante que você esteja bem preparado para respondê-las. São esses pontos que fazem grande diferença no resultado final. Pensando nisso, preparamos um artigo sobre como estudar inglês para o ENEM.

Neste artigo falaremos sobre:

  1. Por que estudar inglês?
  2. O que cai na prova?
  3. Dicas de como estudar inglês para o ENEM

O Beduka também já preparou outros conteúdos importantes para a prova do ENEM e de outros vestibulares. Veja uma lista com dicas de filmes para o ENEM e mais sobre o uso da vírgula.

Por que estudar Inglês para o Enem?

Atualmente, o inglês é considerado o idioma mundial e tem se tornado uma exigência tanto no mercado de trabalho, quanto nas provas de vestibular.

O caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias conta com 5 questões de língua estrangeira, podendo ser ela inglês ou espanhol. A escolha fica a critério do aluno na hora da inscrição.

Além de ser importante pro mercado de trabalho e para os vestibulares, aprender um segundo idioma proporciona um rico conhecimento cultural e crescimento pessoal.

Além disso, o inglês é a língua da internet. Estima-se que mais de 50% de todo o conteúdo da rede mundial de computadores esteja em inglês.

Como é a prova de Inglês do ENEM?

A prova de inglês do ENEM conta com apenas 5 questões, sendo a maioria delas de interpretação de texto e exige do candidato um bom conhecimento da língua para conseguir acertar as respostas.

O ENEM tem trazido questões que demandam atenção aos detalhes, um vocabulário amplo e visão de mundo.

Esse padrão das questões deve continuar nos próximos anos do exame. Isso acontece, pois o MEC está interessado em saber qual é a real capacidade dos estudantes em ler e interpretar um texto em inglês corretamente.

Por isso aquelas questões clássicas e simples, abordando apenas o uso do passado imperfeito ou como se escreve determinada palavra, não devem mais aparecer.

Mas, ao mesmo tempo, isso não significa que gramática e ortografia vão perder espaço no ENEM. Pelo contrário. Gramática e ortografia são mais que necessárias para que o estudante consiga ler um texto, identifique tempos verbais, advérbios, substantivos, etc.

O que cai na prova de Inglês do ENEM?

A prova de inglês do ENEM está dentro do caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias que ocorre no primeiro domingo de aplicação da prova. No mesmo dia, o aluno terá que realizar as questões do caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias e a redação.

Para saber como estudar inglês para o ENEM, é preciso saber algumas informações básicas sobre essa parte da prova:

  • A prova do ENEM de inglês testa sua capacidade de ler e interpretar textos em língua inglesa;
  • O ENEM tem como objetivo avaliar seu conhecimento geral, o que você sabe sobre o que acontece no Brasil e no mundo e tem relevância social, política, econômica e cultural;
  • O ENEM quer entender sua capacidade de raciocínio em outra língua.

Por esses motivos, a prova de inglês do ENEM conta com questões interpretativas, que exigem conhecimento de vocabulário, atenção aos detalhes, foco e, principalmente, visão de mundo.

Sabendo dessas informações, você deve estudar:

  • Texto: leia livros, revistas, sites, ou seja, qualquer tipo de texto em inglês;
  • Música: aprenda escutando músicas que você gosta e fazendo a tradução das letras. Além de ser útil para expandir o vocabulário, você pode se divertir e relaxar realizando essa atividade;

Veja como estudar inglês com música.

  • Poesia: Pode ser que apareça alguma poesia no ENEM, exigindo mais conhecimento do aluno. Isso, pois geralmente as poesias possuem vocabulário mais requintado. Procure alguns poemas famosos e tente identificar as palavras e os sentidos que não são familiares a você.
  • Gramática: Mesmo que seja difícil cair alguma questão só sobre isso no Enem, ela é fundamental para o entendimento de um texto. Dê especial atenção a tempos verbais e preposições.
  • Atualidades: Todas as questões abordam temas atuais de interesse social, político, econômico e cultural. Se você está por dentro desses temas, vai ser mais fácil entender o texto apresentado.

Todos os itens acima têm um único objetivo: ampliar o vocabulário e o entendimento da estrutura da língua. Com isso você vai conseguir acertar questões de diferentes níveis no ENEM sem ter maiores dificuldades.

Além disso, veja nosso artigo sobre como estudar inglês com séries e filmes.

Temais mais comuns na prova de Inglês

Verb tenses

São os tempos verbais. Não deixe de aprender os mais básicos. Aprenda o passado simples, o presente simples e o futuro simples. Isso já vai ajudar bastante. Ah, outro destaque importante vai para o present perfect.

Passive voice

É a voz passiva no inglês. Você já aprendeu essa matéria em português? Certamente vai ajudar também.

Linking words

São as palavras de ligação ou conectivos. Por exemplo: to (para), with (com), on (em), under (debaixo), above (acima)… Conseguiu reconhecer alguma delas?

Dicas de como estudar Inglês para o ENEM

Para que você chegue preparado no dia da prova do exame,  preparamos algumas dicas de como estudar inglês para o ENEM. Confira abaixo:

1 – Estude a estrutura das frases em inglês

Sujeito + Verbo + Complemento. As frases de cada tempo verbal possuem seus complementos fixos e variáveis, bem como advérbios, formas de dizer “não”, etc.

Por exemplo: Há frases com not, doesn’t, don’t, won’t, com verb to be ou sem verb to be, com ed ao final ou sem, com ing… Saiba reconhecer cada uma.

2 – Lembre-se dos principais tempos verbais

Simples past e present perfect são os mais cobrados. Saiba identificar o tempo pela terminação dos verbos e pelos advérbios presentes.

Se uma frase possui as palavras yesterday (ontem) ou tomorrow (amanhã), certamente não são frases do presente.

3 – Memorize as conjunções mais recorrentes

As conjunções vão ligar as frases e estabelecer relações entre elas. Se você reconhecer uma conjunção, poderá entender mais facilmente a ideia que a frase está transmitindo.

Por exemplo: but (mas), althought (apesar), and (e), moreover (além disso), so (então), therefore (portanto), as (como), because (porque).

4 – Reconheça o discurso indireto

Ele é chamado reported speech. Significa que a fala de alguém está sendo dita, e não é a pessoa mesma quem está dizendo.

Estará próximo a isso na prova: He said that… (Ele disse isso…) ou She said that… (Ela disse isso)

5 – Adjuntos adverbiais são aliados

Ao notá-los você saberá imediatamente o que quer dizer a frase e ficará mais fácil escolher a opção correta.

When (quando), where (onde), how long (quanto tempo), how old (qual idade), how (como), why (por que), what (o quê/qual)…

6 – Resolva as provas anteriores

As provas do ENEM costumam ter um padrão e sempre é indicado que o candidato treine para o exame fazendo as provas anteriores.

Com a prova de inglês não é diferente. É muito importante que você resolva pelo menos as três últimas provas do Enem. Veja se consegue observar padrões na elaboração das respostas corretas e das alternativas erradas.

No Simulado Beduka você pode escolher fazer o caderno de Linguagens somente com questões de INGLÊS.

7 – Observe a variedade de gêneros textuais

A prova de Inglês do Enem é bem dividida e contempla diversos gêneros textuais no mesmo exame: tirinhas, charges, posts de blogs, trechos de letras de música, poesias, anúncios publicitários, artigos de jornais e revistas etc.

Perceba quais desses gêneros você consegue resolver com mais facilidade e comece sempre por eles, ganhando tempo e segurança.

8 – Preste atenção às questões de interpretação de texto

Há dois tipos de questões de interpretação de texto:

  • Localização
  • Interpretação pura

As questões de localização são aquelas nas quais a resposta certa faz parte de um trecho do texto e, ao localizar isso dentro do contexto, o aluno garante a resposta.

Já as questões de interpretação pura não permitem que a resposta seja localizada em um trecho específico do texto.

O aluno tem que deduzir a resposta a partir da ideia central e da comparação com elementos indicados no enunciado. Essas questões são mais raras atualmente e também mais difíceis para se resolver. Esse tipo de questão não é comum no ENEM.

9 – Veja resoluções comentadas de exames anteriores

Ao resolver as provas dos últimos anos, procure estudar as resoluções comentadas elaboradas por professores de sua confiança. Na explicação e na justificativa para a resolução de uma questão você encontra dicas e consegue perceber pontos que devem receber sua atenção.

10 – Preste atenção nos enunciados

O ENEM tem um padrão que consiste em montar enunciados um pouco mais longos nas suas questões de interpretação.

Identifique os elementos no enunciado, volte ao texto e localize os mesmos no contexto.

Na maioria dos casos, você irá localizar na mesma sequência lógica e, a partir daí, perceber o trecho que contém a resposta procurada.

11 – Artigos e pronomes do inglês

Estude a diferença entre a e an, quando usar the e ao ler as frases, você não ficará tão confuso. Faça o mesmo com os pronomes, para reconhecer de quem eles falam, se de um homem ou uma mulher, animal ou lugar, no singular ou no plural.

Pronomes de posse? Referentes aos sujeitos como objetos? Estude essas diferenças

12 – Faça uma lista de phrasal verbs

São conjuntos de verbos prontos, que já tem o seu significado. Então, é bater o olho e reconhecer. Phrasal verbs envolvendo o get são muito comuns.

  • get up – levante-se
  • get out – saia
  • get in – entre

13 – Administre bem o tempo de prova

A parte de Inglês da prova do Enem tem apenas cinco questões, mas se você se perder na administração do tempo de resolução das outras questões e deixar o Inglês por último, pode ter que correr com a resolução e não ter tempo para conferir o que fez.

Quanto menos tempo tiver para resolver, mais difícil a prova se torna. Ter que chutar questões que poderiam garantir pontos fáceis por absoluta falta de tempo é um pecado a ser evitado a todo custo.

Aproveite e veja nosso artigo que contém uma lista com os melhores aplicativos para estudar inglês.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de dar dicas de como estudar inglês para o ENEM, já falamos aqui sobre outros assuntos que caem nos vestibulares. Aprenda o que é cinética química, saiba quais são os tipos textuais e descubra como estudar redação para o ENEM

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito

Agora que você sabe como estudar inglês para o ENEM, você também pode acessar outros conteúdos que o Beduka preparou para você e que vão te ajudar a estudar para o vestibular. Saiba o que é estrutura atômica, conheça os biomas brasileiros e veja quais são os tipos de energia.

Você também pode se preparar com o plano de estudos do Beduka. O plano de estudos gratuito mais completo da internet

Você acabou de conferir uma breve explicação de como estudar inglês para o ENEM. Aproveite para conferir alguns exercícios que preparamos e que podem te ajudar no vestibular:

Gostou do nosso texto sobre como estudar inglês para o ENEM? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!


Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.