X

Quer saber como passar na faculdade de medicina? Confira nossas dicas!

Quer saber como passar na faculdade de medicina?

Medicina é uma das áreas mais almejadas pelos estudantes brasileiros, contudo é a simples entrada no curso é um grande desafio. Nesse texto, vamos tirar suas dúvidas sobre como passar na faculdade de Medicina e ainda te falamos as principais dicas para te ajudar!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Problemas para descobrir profissão ideal para você? Conheça o Raio-X do Beduka! Ele é um teste vocacional que te ajuda a nortear a escolha da sua carreira!

O que é preciso fazer para passar em Medicina?

Já vamos começar te falando a melhor dica de como passar na faculdade de medicina. Estude muito! 

Sendo sincero, esta é a realidade do vestibulando que deseja cursar Medicina. Devido ao prestígio social e econômico da profissão, podemos afirmar certamente que o curso é o mais cobiçado do país. A concorrência é realmente muito grande.

Mas se é assim, como passar na faculdade de medicina?

Você precisa de foco e planejamento. Separamos 3 dicas para você:

1- Estude com antecedência!

Tenha em mente que o seu resultado depende do desempenho que você conseguir atingir nos seus estudos. Quanto antes você se organizar, mais tempo terá para ler resumos, fazer listas de exercícios e ter foco para alcançar essa conquista! 

Um cronograma de estudos pode te ajudar muito nesse sentido! Ao elaborar esse planejamento, você também deve considerar quais conteúdos são mais complicados de estudar/aprender e, assim, estabelecer revisões dessas matérias para otimizar seu resultado. 

Além disso, é extremamente importante que ao longo da sua preparação você tenha qualidade de estudo. Busque treinar através de simulados, questões de edições passadas dos vestibulares, resumos, mapas mentais… encontre o melhor caminho para o seu aprendizado!  

2- Conheça as faculdades que você tem interesse!

Você já está começando a entender como passar na faculdade de medicina, mas não adianta nada se você não souber em qual delas. É essencial que você defina em qual ou quais faculdades você deseja entrar pelos seguintes motivos:

Se você deseja estudar numa faculdade pública, sua preparação deve ser focada no Enem! Você precisa saber quais os conteúdos mais cobrados no Enem, investir muito na redação (tem um peso muito grande na sua nota), além de ter em mente as notas de corte das diferentes faculdades públicas existentes no Brasil.

Se você tem interesse em alguma faculdade particular, sua preparação deve ser focada no vestibular daquela faculdade em específico! Busque os editais e edições passadas deste vestibulares e adeque seus estudos para conseguir sua vaga.

  • Fique esperto!Algumas faculdades particulares cobram conteúdos diferentes dos cobrados pelo Enem e as provas podem possuir questões dissertativas!

3- Cuide do seu psicológico!

Sabemos que a pressão pode ser muito grande e a caminhada pode não ser das mais fáceis, mas não desista do seu sonho por isso!

Ao longo da sua preparação, tenha momentos de lazer e diversão. Busque relaxar para recarregar suas energias e depois conseguir se dedicar ao máximo em cada horário de estudos. 

Confie em você! Não duvide da sua capacidade! Não adianta saber como passar na faculdade de medicina se você já derrotou a si mesmo. 

Como passar na faculdade de medicina facilmente?

Fácil nunca é! Contudo, existem sim opções menos disputadas pelos vestibulandos que desejam o curso. Tanto nas públicas quanto nas particulares, a concorrência em faculdades no interior é menor. 

Geralmente, os estudantes desejam as faculdades mais renomadas nos grandes centros urbanos, provocando uma maior disputa por essas vagas. Desse modo, várias faculdades no interior são mais “fáceis” de entrar. Mas ei! Isso não quer dizer que você não precisa estudar, hein?!

No caso das faculdades públicas, a nota de corte é menor e você pode consultar isso na página do Sisu da faculdade que você tiver interesse. Por outro lado, nas faculdades particulares é possível encontrar valores mais acessíveis de matrícula e mensalidade. Um ponto muito positivo.

O que cai nos vestibulares das faculdades de Medicina?

Em geral, os conteúdos não fogem muito daquilo que é visto no Ensino Médio. Contudo, existem exceções relacionadas às faculdades particulares.

No Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, os conteúdos cobrados pela prova estão intimamente relacionados com o que é dado ao longo dos 3 anos de Ensino Médio.

Deste modo, a sua preparação deve focar nos conteúdos mais cobrados nas últimas edições da prova.

Além disso, o Enem tem um ponto muito importante que é o peso da nota da prova de matemática e de redação para o seu resultado final. 

Em ambas as provas, você consegue alcançar uma pontuação bem maior do que nas demais disciplinas. Foque nessas matérias!

Já no caso das faculdades particulares, por mais que os conteúdos do Ensino Médio sejam cobrados, existem alguns tópicos específicos dentro da área de Ciências da Natureza. Por isso, você precisa buscar os editais das faculdades que você deseja e estudar esses conteúdos na sua preparação!

Qual deve ser a minha nota na redação para passar em medicina?

Estabeleça uma nota alta como objetivo. 

A nota máxima que você pode alcançar é de 1000 pontos e, considerando o peso dessa prova, seria interessante que você esteja acima dos 900 pontos para conseguir aumentar o seu resultado final.

Lembrando!

A nota do Enem é dada pela média da sua pontuação nas 5 provas: Linguagens, Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação

Quantos pontos preciso para passar em Medicina no Enem?

Irá depender de em qual faculdade pública você deseja entrar. Após o resultado do Enem, você irá utilizar sua nota no Sisu, sistema que possibilita a sua inscrição na faculdade que você deseja. A partir disso estará apto a concorrer a uma vaga.

Nem o Sisu e nem a faculdade estabelecem uma nota de corte prévia, sendo que as vagas são preenchidas pelas maiores notas entre os concorrentes para aquela faculdade em específico. Ou seja, quanto maior for sua nota, maior sua chance.

De todo modo, é possível ver a nota do último candidato a entrar no curso. Essa seria a “nota de corte”. Basta você acessar a lista de chamada para matrícula que a própria faculdade disponibiliza em seu site.

Nas principais Faculdades Federais do país, a nota de corte gira em torno de 785 até 800 pontos para o curso de Medicina.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas dicas para passar em medicina? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais!

Categorias: Cursos Dicas
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.