DicasVestibulares

Como passar na segunda fase da Fuvest

Quer saber como passar na segunda fase da FuvestQuer saber como passar na segunda fase da Fuvest? Vem conferir como é a prova, os assuntos e as dicas!
Sala do Saber - melhor cursinho online

Parabéns por ter sido aprovado na primeira fase! Mas a ansiedade não passou, né? Sempre fica aquela perguntinha que incomoda… “como passar na segunda fase da Fuvest?”. Nós estamos aqui para te ajudar a se livrar disso, então fizemos um artigo completo para te mostrar o caminho!

Durante a leitura, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao assunto:

  1. Como passar na segunda fase da Fuvest?
  2. Como é a prova da segunda fase da Fuvest ?
  3. Tem prova de habilidades na segunda fase?
  4. Como é a redação do vestibular da Fuvest?
  5. Avisos importantes (o que pode ou não levar, sobre faltas e outros).
  6. O que mais cai na segunda fase da Fuvest + livros obrigatórios.
  7. Como devo me preparar para a segunda fase da Fuvest? Dicas de estudo!

Ainda não sabe qual profissão seguir? O Raio-X do Beduka faz uma análise da sua personalidade e mostra quais são as carreiras que mais combinam com você!

Como passar na segunda fase da Fuvest?

Já vamos começar dizendo que a resposta não é tão simples! Isso porque não existe um truque ou macete, o que existe é dedicação e inteligência. Mas não estamos falando apenas de saber o conteúdo… 

Quando os maiores impérios iam à guerra, eles buscavam não só se fortalecer, mas conhecer o terreno em que iam lutar e os pontos fortes e fracos do inimigo.

A lógica aqui é a mesma. 

Se você quer saber como passar na segunda fase da Fuvest, precisa conhecer como é a prova, os conteúdos, a pontuação e as dicas de estudo.

Temos muita coisa para te contar. Vamos lá?

Como é a prova da segunda fase da Fuvest?

Para que você aprenda como passar na segunda fase da Fuvest, vamos conhecer o terreno da batalha! 

A segunda fase da prova da Fuvest é divida em dois dias. Cada um desses dias tem uma pontuação e um tema. Funciona assim:

  • 1° dia da Segunda Fase: 10 questões dissertativas (abertas) que misturam conteúdos de  português e literatura + 1 redação.
  • 2° dia da Segunda Fase: 12 questões dissertativas (abertas) que misturam de duas a quatro disciplinas, de acordo com a área que você escolheu.

Cada um dos dias têm duração de 4h de prova. Cada um deles também vale 100 pontos, só que no primeiro dia, esses 100 estão divididos em 50 para redação e 50 para as questões. Todas elas têm o mesmo peso.

Tem prova de habilidades específicas na Fuvest?

Para saber como passar na segunda fase da Fuvest, pode ser que você ainda tenha que se preparar para um terceiro dia de provas. Isso vai depender do curso que você escolheu!

Áreas como música, artes visuais e cênicas exigem uma prova de habilidades específicas sim. Ela valerá 100 pontos como as demais, só que tem peso dois na hora de fazer o cálculo final de todos os dias de provas.

Além disso, ela tem caráter eliminatório: os candidatos que não tiverem aproveitamento de pelo menos 50% na prova de habilidades específicas da Fuvest estarão fora!

Como é a prova de redação da Fuvest?

Assim como a do Enem, a redação da Fuvest deve ser dissertativa-argumentativa. A diferença é que o vestibular da USP não exige uma proposta de intervenção.

Além de fazer a redação dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão; você precisa mostrar que tem capacidade e habilidades para desenvolver e relacionar argumentos de forma coerente. 

Deixe sempre seu posicionamento explícito; escreva em 3° pessoa e na norma padrão. Se quiser uma dica, nós até já fizemos um artigo contando quais são as palavras que enriquecem sua redação.

Neste vestibular é essencial ter o título na redação. Inclusive, uma linha é separada no topo da folha especialmente para isso. Ele tem que ser curto e objetivo, mas também criativo, chamativo e inteligente. 

Aqui o tema também é surpresa! Mas vamos te contar quais foram os dos anos anteriores:

  • 2019 – A importância do passado para a compreensão do presente.
  • 2018 – Devem existir limites para a arte?
  • 2017 – O homem saiu de sua menoridade?
  • 2016 – As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?
  • 2015 – “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia.

Preste muita atenção aqui!

Para a gente finalizar esse tópico de entender como funciona a prova da Fuvest, temos alguns últimos avisos importantíssimos:

  • Se você faltar um dos dias do processo seletivo, em qualquer fase, será desclassificado.
  • Você não será desclassificado se zerar uma matéria. Mas será desclassificado se zerar todas as matérias de um mesmo dia ou se zerar a redação.
  • Sempre consulte seu cartão de participação. Ele contém todas as informações de horários, datas e locais!
  • As provas de habilidades específicas geralmente acontecem em dia, horário e local diferentes das outras provas.
  • Nunca deixe suas questões à lápis. Eles só corrigem o que estiver à caneta.
  • Não pode levar o caderno de questões para casa em nenhum dia.
  • Você precisa saber o que pode e o que não pode levar no vestibular da Fuvest. Não deixe de ler!

O que mais cai na segunda fase da Fuvest?

Agora nós vamos conhecer as características do seu adversário…

É claro que é importantíssimo saber o que mais cai, já que você está analisando como passar na segunda fase da Fuvest. E a resposta é:

  • Interpretação de textos verbais e não-verbais,
  • Figuras de linguagem,
  • Variações de linguagem,
  • Gramática,
  • Geometria plana, analítica, sólida e Trigonometria
  • Geografia do Brasil e Mundial, principalmente questões ambientais
  • História do Brasil, foco em contemporânea
  • Química geral
  • Física mecânica, óptica e eletricidade
  • Biologia do corpo humano e reinos dos seres vivos
  • Interpretação de Língua Estrangeira
  • Obras de literatura obrigatórias

Atenção!!!

As questões de literatura costumam se referir a livros de leitura obrigatória. Elas podem aparecer em qualquer fase, então já fizemos um artigo contando quais são os livros e os seus resumos!

Além disso, fizemos um artigo mais completo que traz detalhamento dos assuntos que mais caem na Fuvest. Lá, você terá listas com os tópicos de cada matéria!

Como se preparar para a segunda fase da Fuvest?

Por último, mas não menos importante, chegamos às dicas de estudo para saber como passar na segunda fase da Fuvest.

Não adianta saber que precisa ver todo o conteúdo acima e não saber como estudá-los. Pode dar até um desespero, não é? 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Fique tranquilo, trouxemos 5 dicas importantíssimas logo abaixo. 

Além disso, já fizemos um artigo contando como estudar para a Fuvest que tem mais de 20 dicas! Já abra ele em outra guia para não se esquecer de dar uma olhada depois…

#1 Treine para a 2ª fase da Fuvest fazendo as provas anteriores

Você sabia que o Site da Fuvest disponibiliza todas as fases das provas anteriores? Sim, é gratuito e está tudo em pdf!

Agora cabe a você ter boa vontade e se organizar para refazer tudo antes da sua prova!

Sabe por que isso é importantíssimo? Primeiro que servirá como um diagnóstico para você saber onde está perdendo mais pontos e deve estudar mais. 

Segundo que irá ajudar o seu cérebro a se acostumar com o tipo de questão e de resposta. Com o tempo, você estará fazendo as questões mais rápido do que fazia no começo.

#2 Treine a redação, sem preguiça!

Muita gente acha que não precisa treinar a redação porque o tema é surpresa. Mas e a escrita, como está? A gramática? O repertório? E a teoria sobre o gênero pedido?

Não é só chegar lá e escrever…

Busque temas e peça ajuda do seu professor da escola ou do cursinho para corrigir. Pague um professor particular de vez em quando ou use aplicativos e sites online que corrijam para você. 

Até mesmo um amigo que tenha mais facilidade que você ou um primo que já foi aprovado pode te ajudar a enxergar erros de escrita. Você também deve revisar e reescrever suas redações, mas é sempre bom pedir um outro alguém porque nosso olho pode ficar viciado!

Uma última dica para este tópico: acompanhe as atualidades do Brasil e do mundo, além de perceber como isso afeta a sociedade.

#3 Foque em certas disciplinas e tenha prioridades

É verdade que o peso de todas as matérias é o mesmo, então você tem que estudar todas. Depois que tiver concluído esse primeiro estudo geral e treinado com as provas anteriores, será hora de estabelecer prioridades!

Especialmente para a segunda fase, foque nos conteúdos das disciplinas escolhidas por você e naquelas que costumam cair mais. Não é garantia, mas é a melhor chance!

Lembre-se de focar também nas que você teve menor desempenho quando tentou refazer as provas anteriores.

Alguns alunos se perguntam se os assuntos não cobrados na primeira fase caem mais na segunda fase. De modo geral, podemos observar esse padrão sim. 

Só que isso não significa que você pode chutar o balde e rever só o que não caiu. Estamos falando de foco, então é bom revisar o geral e depois concentrar nessas.

#4 Seja claro nas respostas e contas!

Já te contamos que as perguntas são dissertativas (abertas). Então você precisa escrever, não é de marcar alternativas.

Se você quer responder corretamente e dominar a arte de como passar na segunda fase da Fuvest, precisa prestar muita atenção nos comandos da questão. 

Você precisa saber o que é que o corretor quer encontrar quando disser “indique”, “cite”, “exemplifique”, “explique”, “comente”, “demonstre”…

Não é obrigatório dar resposta completa (copiando a primeira parte do enunciado). Mas é bom fazer isso um pouquinho para você não se perder no que foi pedido.

Lembre-se que escrever muito não é sinônimo de qualidade da resposta. Ficar relacionando com coisas distantes, falar de forma redundante e encher de firulas pode prejudicar o entendimento do que foi pedido.

#5 Revise o conteúdo com atenção

Para finalizar, não deixe de tirar os momentos finais para descansar e revisar o que é prioridade ou as fórmulas que facilmente esquecemos.

Não invente de buscar novos conteúdos nos momento finais, você não vai ter tempo de absorver, vai te frustrar e o nervosismo pode até te fazer esquecer o que já estudou antes… A hora de correr atrás de coisas novas é no começo!

Curtiu saber como passar na segunda fase da Fuvest? Acompanhe o nosso perfil no Instagram para ficar por dentro! Por lá, nós sempre atualizamos os estudantes sobre as novidades do universo vestibulístico!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.