X

Descubra como é o curso de direito

Como é o curso de Direito?

Direito é a ciência que estuda as leis e como elas são aplicadas nas diversas situações cotidianas, principalmente na mediação de conflitos. Esse curso é um dos mais tradicionais e um dos mais procurados do Brasil.

Esta é, sem dúvidas, uma das carreiras mais tradicionais e uma das graduações mais procuradas da área de humanas. Descubra aqui como é o curso de direito, famoso entre os estudantes e, com um certo charme por ser a porta de entrada para profissões de prestígio no mercado.

Para entender um pouco mais sobre como é o curso de direito, que estuda as ciências jurídicas e as leis, veja abaixo algumas informações importantes que vão ajudar a desvendar as principais características dessa formação universitária.

Como é o curso de direito?

O estudante que escolher o curso de direito vai aprender sobre a teoria, a aplicação e o cumprimento das normas jurídicas do Brasil. A graduação, que dura em média 5 anos, é um bacharelado, composto por partes teóricas e práticas.

O estudante do curso de direito aprender sobre filosofia, economia, português, sociologia e teorias de direito, estudando os principais autores nacionais e internacionais da disciplina, logo nos primeiros meses de aula.

Nos anos seguintes é a vez de estudar as matérias do direito brasileiro mais a fundo, como civil, penal, administrativo, tributário, empresarial e ambiental, entre outras, que compõem a grade curricular da universidade escolhida.

Fora as matérias bases, o curso de direito também dará ao aluno noções de outras esferas de atuação, com disciplinas mais modernas e atuais como direito eletrônico, mediação e arbitragem, direito desportivo, entre outros.

O estudante também passará por estágios e oficinas de atividades jurídicas, onde terá a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendeu. Nesse momento, também será a hora de desenvolver a oratória e aplicar os termos jurídicos conhecidos.

No Brasil existem mais de mil faculdades que oferecem o curso de direito. O estudante deve estar atento e escolher uma instituição que esteja dentro dos padrões recomendados pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja uma lista das melhores faculdades particulares de direito e as áreas de atuação mais bem remuneradas.

Características exigidas do estudante de direito

Quem pensa em cursar direito deve gostar de ler. Sim, a leitura nessa faculdade é obrigatória. Mais do que as outras matérias, a graduação exige do aluno leituras extensas e, muitas vezes, cansativas para quem não está acostumado.

Prepare-se para dedicar muito tempo para estudar os códigos e as leis, e ainda praticar muito a interpretação de textos.

Tanto na faculdade quanto na vida profissional, quem cursa direito deve aprender a gostar da leitura e desenvolver técnicas de interpretação que facilitem esse processo.

Como as leis são muitas e passam por processo de mudança e adaptação, quem escolhe esse curso deve estar acostumado com esse mecanismo. A sociedade está em constante movimento e os costumes e leis também.

O estudante e futuro profissional graduado em direito deve ficar atento às atualizações de leis e tendências de mercado, se quiser destacar-se nesta área tão movimentada.

Como é o mercado de trabalho para quem escolhe o curso de direito?

O mercado de trabalho para o bacharel em direito é um dos maiores benefícios para o graduado na área. O estudante, após concluir a faculdade, poderá escolher entre diversos setores de atuação.

A campo de trabalho mais conhecido é a advocacia. Para atuar como advogado, o bacharel em direito deve prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conseguir a aprovação. Essa prova é considerada muito difícil e temida pelos estudantes.

Porém, com dedicação e estudo, é possível passar na prova e receber a tão sonhada carteira de advogado. Com a inscrição na OAB, o profissional poderá escolher dentre diversas áreas de atuação, tais como:

  • Direito civil
  • Direito tributário
  • Direito familiar
  • Direito criminal
  • Direito administrativo
  • Direito comercial
  • Direito do consumidor
  • Direito previdenciário

Além da advocacia, o profissional formado em direito pode optar por outras profissões que exigem concurso público para seu ingresso como magistratura, ministério público, técnico em tribunais, delegados de polícia, entre outros. O bacharel ainda pode dedicar-se a vida acadêmica ou optar por áreas de consultorias personalizadas.

A área é cheia de atrativos e oportunidades. Agora que você já sabe como é o curso de direito e as principais características desse ramo de conhecimento e da vida profissional é só seguir a sua vocação e escolher a melhor faculdade para começar a estudar.

Estude com as dicas do Beduka

Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Além de entender como é o curso de direito, nós já explicamos aqui quais são as melhores faculdades de agronomia, como é relação candidato vaga da USP e como fazer um mapa mental.

Temos aqui vários textos que ajudam a se preparar para o vestibular. Por exemplo:

Veja aqui no Beduka quais são as melhores universidades para o curso que você deseja fazer em cada cidade do Brasil.

Estamos preocupados com a sua preparação para os vestibulares e ENEM. Além de explicar como é o curso de direito, temos aqui no Beduka uma série de resumos das obras literárias mais exigidas para que você possa revisar e se preparar para os processos seletivos.

Você acabou de ler como é o curso de direito, veja também a lista das melhores faculdades de Pernambuco, informações de quando será prova da Encceja 2019, o que é o átomo neutro e também um resumo dos temas mais cobrados no ENEM.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Cursos
Tags: Direito
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.