X

10 dicas para saber como chutar questões do Enem com exemplos!

10 dicas imperdíveis para saber como chutar questões do Enem!

Até mesmo para saber como chutar questões do Enem é preciso se preparar! Alguns espertinhos desenvolveram estratégias e preparamos 10 dicas incríveis para te ajudar, com base em: padrão da prova, alternativas com repetições e semelhanças, alternativas absurdas, generalizações, contexto, contradições e outros elementos destaques!

Neste artigo sobre as como chutar questões do Enem, você encontrará:

  1. O que é o Enem e como é a prova
  2. 10 dicas sobre como chutar questões do Enem
  3. Exemplos com questões
  4. O chute e o método de correção TRI

O que é o Enem e como é a prova

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o vestibular mais popular do Brasil! Ele é uma prova que permite o ingresso no curso superior de quase todas as universidades públicas do país. Inclusive, algumas instituições particulares permitem o uso da nota do Enem para que os alunos ganhem bolsas (ProUni) ou financiamento (Fies). 

Essa prova é muito longa e diversa, são 180 questões divididas em 2 dias de prova. Basicamente, todas as áreas do conhecimento são cobradas: Linguagens (português, literatura, arte e língua estrangeira), Ciências da Natureza (biologia,física e química) e Ciências Humanas (filosofia, sociologia, história e geografia) e Matemática.

No nosso site, você tem uma cobertura completa sobre o Enem: como funciona o Sisu, como se preparar para prova, quais os assuntos que mais caem, dicas diversas para todas as horas, auxílio na redação, quem pode fazer prova e até artigos com a matéria dos conteúdos para você aprender e estudar!

Como chutar questões do Enem – 10 dicas

Você já sabe que a melhor forma de ir bem no Enem é estudando MUITO durante todo o ano! Contudo, nós também sabemos que mesmo se esforçando, nem sempre dá tempo de fazer todas as questões ou acontece aquele “branco” na hora da prova. 

Nessa hora, recorremos ao famoso chute, a incerteza que conforta! Ainda que não exista nenhum método que garanta 100% de acerto no chute, separamos 10 dicas para você saber como chutar nas questões do Enem e ter a maior possibilidade de êxito! 

1.Conheça o padrão das provas

O Enem é a prova do politicamente correto, pois tem um alcance nacional e é criada em nome de uma nação. Sendo assim, não pode nem pensar em ferir os direitos humanos ou a ética.

Ele sempre traz temáticas que trabalhamos desde o jardim de infância, como “o meio ambiente” e “a boa alimentação”. Mesmo quando toca em temas mais quentes, como a questão de minorias, costuma seguir o padrão atualmente melhor aceito, aqueles típicos  “discursos bonitinhos”, motivacionais ou de empoderamento.

Portanto, quando ver alguma alternativa que foge disso, evite marcá-la.

Para entender melhor qual é o padrão da prova, faça todas as questões que você puder de Humanas e Linguagens dos últimos anos. Ao final da maratona, você terá entendido qual é a “pegada” da prova. 

2.Enxergue as repetições

Se você se deparar com uma questão cujas alternativas são pares de respostas, analise as opções para ver se um dos elementos se repete em outras alternativas. Se isso acontecer, é muito provável que a alternativa correta contenha essa informação. Veja:

A teoria da Evolução trouxe algumas prováveis explicações para as diferenciações de espécies e, ao mesmo tempo, para os agrupamentos de semelhanças entre elas. Somados aos conceitos da Taxonomia, podemos agrupar o ser humano e os macacos na mesma Classe do Filo Chordata. 

Outros dois animais que pertencem a mesma classe são:

A) Cobra e Tubarão

B) Boi e Sabiá

C) Sapo e Barata

D) Sabiá e Galinha

E) Morcego e Jacaré

Por mais que você não lembrasse o que é uma Classe, você consegue identificar que “Sabiá” foi o único nome que se repetiu. Analisando as duas alternativas que contêm a palavra , sabemos que Sabiá e Galinha são duas aves, enquanto boi e sabiá não tem muito a ver. Assim, o seu chute fica direcionado e tem mais chance de êxito.

3.Aposte nas semelhanças

Essa dica serve principalmente para quem quer saber como chutar questões de matemática ou qualquer área com alternativas numéricas vindas de cálculos.

Se houver alternativas como “11,3 e 11,5” em meio a números como “10, 12 e 13”, é provável que uma das duas primeiras seja a correta, pois repetem o primeiro número inteiro e as suas casas decimais são bem próximas.

Isso porque o autor da questão quer saber se você realmente resolveu os cálculos corretos, visto que algumas pessoas ficam com preguiça e vão por aproximação e arredondamento. Lembre-se sempre que se trata apenas de uma possibilidade para você chutar.

4.Elimine o que é absurdo

Quando lemos certas alternativas, chegamos até a soltar uma risada ao nos deparar com opções que são super “sem noção”. Com certeza essas não são corretas. Se você não fizesse a análise e apenas chutasse correndo, teria chance de acerto 1 em 5. Fazendo o descarte, suas chances aumentam para 1 em 4 ou até 1 em 3. Veja um exemplo:

Os compostos são formados por ligações químicas de diversas naturezas, cujos tipos garantem propriedades distintas a cada um deles. Existem aquelas que são mais comuns e predominantes, essas ligações são de natureza: 

a) nuclear

b) magnética

c) elétrica

d) mecânica

e) centrífuga

Para quem prestou o mínimo de atenção nas aulas ou já deu uma lida básica em resumos, sabe que nunca ouviu falar em “ligações de natureza mecânica ou de natureza centrífuga”! Assim, podemos descartar “de cara” essas alternativas.

5.Identifique o que é diferente mas não é absurdo

Sabemos muito bem que no Enem só existe 1 opção correta. Portanto, se não tivermos muito tempo para ler o texto que acompanha a questão, podemos tentar identificar a alternativa que “não segue a mesma linha” que as outras, não sendo absurda, mas apresentando uma “natureza” diferente. Veja:

Com o avanço da industrialização, muitos efeitos colaterais foram sentidos pelo planeta. Diante disso, urge o apoio às formas de energias renováveis para que o meio ambiente seja menos agredido. Uma das fonte de energia a ser apoiada para cumprir esse objetivo é:

A) Carvão mineral

B) Carvão vegetal

C) Petróleo

D) Vento

E) Gasolina

Repare nas imagens que vêm a sua cabeça quando lemos as alternativas. Toda vez que lemos algo sobre petróleo, carvão e gasolina; pensamos em compostos escuros, que sujam e mancham. Portanto, a única alternativa que vai na contramão mas que não é absurda, é o vento! 

6.Cuidado com generalizações

Fique com a “pulga atrás da orelha” em qualquer questão que tiver palavras como “nunca”, “sempre”, “ninguém”, entre outras. 

Apenas uma pessoa que entende muito do assunto seria capaz de afirmar com tanta certeza, e se esse for seu caso, você não precisaria recorrer às dicas de chute.

Como o objetivo do artigo é auxiliar as pessoas que não tem certeza, ao chutar, evite esse tipo de alternativa.

7.Veja se “tem a ver” com o texto

Às vezes o autor da questão vem querendo nos nocautear: eles colocam afirmações que são verdadeiras nas alternativas, mas que não tem a ver com o que foi pedido na pergunta ou com o que o texto de apoio aponta!

Portanto, MUITO cuidado! Não se limite a identificar se uma afirmativa é “verdadeira” ou “falsa”, saiba interpretar a questão e identificar o contexto!

Se estiver sem tempo para resolver a questão, bata o olho no título do texto, na legenda, e na frase que contém a pergunta. Assim, você terá uma temática mais definida para saber onde chutar.

8.Atenção paras as informações misturadas

Outra artimanha dos autores das questões do Enem é colocar em uma mesma alternativa, informações verdadeiras misturadas com falsas. Portanto, não deixe de ler a frase inteira!

Quando você observar esse padrão, saiba que uma das duas será a provável alternativa correta e tenha um bom chute! Observe o exemplo:

Quando um incêndio ocorre em um local fechado, há o risco de não enxergar, desmaiar, ou até se queimar com a fumaça. Para evitar essa situação, recomenda-se que as pessoas se abaixem e tentem andar permanecendo mais próximas ao chão. Isso porque o ar quente tende a subir e o que está abaixo fica mais “frio”. Essa movimentação ocorre porque:

A)o calor não se propaga para baixo.

B) o calor não se propaga horizontalmente.

C) o ar quente sobe por ser menos denso do que o ar frio.

D) o ar quente sobe, por ser mais denso do que o ar frio.

E) o ar frio desce por ser menos denso do que o ar quente.

As alternativas C e D são o exemplo dessa pegadinha. Portanto, se você tinha dúvida entre 5 alternativas para chutar, agora você tem apenas em 2 !

9.De olho nas duplicações e redundâncias

Existem algumas questões que possuem alternativas que repetem informação. Portanto, mesmo que não tenha tempo de resolver a questão, sempre leia as alternativas com atenção para saber como dar um bom chute!

Já que o Enem só possui 1 resposta correta, com certeza nenhuma delas será a certa! Olhe este exemplo:

O módulo da força resultante necessária para manter um objeto em movimento retilíneo e uniforme é:

a) zero  

b) proporcional à sua massa.

c) inversamente proporcional à sua massa.

d) proporcional à sua velocidade.

e) inversamente proporcional à sua velocidade.

Por mais que você não não conheça o movimento retilíneo uniforme, é possível resolver essa questão.

Sabendo que existem dois tipos de proporcionalidade, direta e indireta, as alternativa “C” e “E” são anuladas pelas alternativas “B” e “D”. Isso porque se C for correta, B também deverá ser, visto que não especificaram a que tipo de proporcionalidade se refere na letra B. Logo, está abrangendo a inversa, que é a mesma da alternativa C.

Portanto, sem saber nada de física e utilizando somente o conceito de proporção, deduzimos que a resposta certa será letra “A”.

10.Teoria das letras

Existem teorias da conspiração que apontam que algumas alternativas têm mais chances de estarem certas e outras erradas. De fato, se contarmos as letras do gabarito, haverá aquela que apareceu mais vezes.

Contudo, existem 4 tipos de prova (amarela, branca, azul e rosa) e cada uma delas possuem as alternativas em diferentes ordens. Portanto, essa dica é a menos provável de dar certo.

De qualquer forma, na hora do desespero tudo vale! Vamos conhecer as teorias:

  • Suspeita-se que os idealizadores da prova buscam esconder as afirmativas certas. Portanto, dificilmente ela estará na letra “A” ou “E”. Se você tiver certeza da resposta, confie no seu estudo independente de onde a resposta esteja! Mas se precisar chutar mesmo, evite essas letras e busque marcar “C” ou “D”.
  • Depois que terminar a prova, se sobrou tempo e você realmente não consegue fazer aquela questão de jeito nenhum, conte qual letra apareceu menos no seu gabarito e, se a alternativa dessa letra não for absurda, aposte nela!
  • É comum que algumas letras apareçam repetidas e em sequência, é o famoso caso das “duas letras D seguidas”. Normalmente, observou-se que esse repetição costuma ocorrer até 3 vezes seguidas, mas se você estiver indo para a quarta repetição e for um chute, evite.

O chute e o método de correção TRI do Enem

Apesar das dicas que já demos sobre como chutar questões no Enem, é importante saber que o Enem possui um sistema “anti-chute” conhecido como o sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI). 

Esse método de correção leva em conta o peso das questões acertadas e erradas. Existem questões que são consideradas fáceis, médias e difíceis. Se um participante erra muitas fáceis e acerta as difíceis, o sistema TRI não pontua o acerto da difícil, pois entende que foi chute.

Por isso, é preciso que você foque em fazer e acertar as questões mais fáceis e deixe as outras para fazer depois de terminar as fáceis. Assim, se ainda não conseguir fazer ou não der tempo, parta para o chute com as nossas dicas!

  • Lembre-se de nunca marcar o chute direto no gabarito, pois pode ser que uma questão que vier lá na frente tire sua dúvida da questão anterior, e aí você não terá mais como consertar!

Gostou do nosso artigo sobre como chutar questões do Enem? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.