Enem

Como ver a nota do ENEM 2018?

Como ver a nota do ENEM 2018?Como ver a nota do ENEM 2018?

O INEP divulgou a nota do ENEM 2018, mas você ainda não sabe como vê-la? Nesse artigo, além de te ensinar como ter acesso à sua nota, explicaremos como usar a nota do exame para ingressar em uma boa faculdade.

Ao longo de todo o ano fizemos diversos conteúdos para te ajudar a ir bem na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram dicas para redação, conteúdos de história, filosofia, geografia, física, química e matemática. Agora, você vai entender como ver a nota do ENEM 2018 e também explicaremos como usá-la para o Sisu, ProUni e FIES. Está preparado?

O ENEM é atualmente o mais importante meio de ingresso ao ensino superior do país e vem ganhando destaque no cenário da educação, com tendência a se modernizar e continuar crescendo.

É normal ficar ansioso para ver a sua nota no ENEM. Afinal, quanto melhor a sua pontuação, maiores serão as chances de entrar na universidade e curso desejados.

Isso sem contar a possibilidade de conseguir bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiamento estudantil por meio do FIES. Quem sabe até arrumar as malas e ir estudar no exterior? Sim, existem faculdades em Portugal que selecionam por meio da nota do ENEM, mas isso é assunto para outro texto.

Vamos te explicar como ver a nota do ENEM 2018, mas antes aproveite para ver aqui a correção da prova deste ano e também entender como é calculada a nota do ENEM, além de saber como entrar em uma faculdade pelo FIES.

Desde o dia 18 de janeiro de 2019 você já pode ver as notas do ENEM 2018. A pontuação final está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Vamos te mostrar o passo a passo de como ver a nota do ENEM 2018.

Quer saber qual o site para ver a nota do ENEM? É simples, acesse este link aqui e veja na página do Inep.

Acesso à nota do ENEM 2018

A nota de cada um dos mais de 5 milhões de participantes do ENEM 2018 é exibida unicamente no site do Inep (www.inep.gov.br). Logo, a única maneira de ver a sua nota no ENEM 2018 é por meio da internet. Você deverá ir ao Inep, na página do participante, para saber a sua pontuação final.

Você pode ainda baixar o aplicativo oficial do ENEM 2018 em seu celular ou tablet. Após o download, será necessário inserir seu CPF e senha. Se tiver esquecido sua senha, poderá solicitar uma provisória através da opção “esqueci minha senha”.

O aplicativo é uma outra forma que você tem para ver a nota do ENEM 2018.

Como ver a nota do ENEM 2018? Resultado oficial

Após entrar no site do Inep e acessar o seu cadastro com CPF e senha, o seu resultado do ENEM 2018 estará na página principal. Você encontrará uma tabela com as notas separadas por áreas do conhecimento, assim como nas provas:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias
  • Ciências humanas e suas tecnologias
  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Redação

Onde usar as notas do ENEM 2018?

Com o resultado do ENEM 2018 em mãos, você poderá se inscrever para ingressar em uma universidade pública no Sisu. Algumas universidades particulares também aceitam essa nota de forma integral ou como parte do vestibular.

Após o término da seleção do Sisu 2019.1 em suas diversas etapas, serão abertas as inscrições para bolsas de estudo integral ou parcial no ProUni 2019.1. Na sequência, você terá a possibilidade de tentar um financiamento estudantil no FIES 2019.1.

Como já citamos acima, a nota do ENEM também é usada por algumas instituições portuguesas, como a Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro, e o diploma será válido em toda comunidade europeia.

O que fazer se a nota do ENEM 2018 não foi boa?

A nota oficial do ENEM 2018 serve como base para avaliar o desempenho do ensino médio no país. Além disso, ela permite participar de diversos processos seletivos. Se a sua pontuação não foi satisfatória, não se desespere. Aproveite este tempo para amadurecer sua escolha em relação à universidade e ao curso desejados e também para se preparar para a próxima edição.

Aqui no Beduka temos um guia de cursos com diversas áreas:

Alguns estudantes aproveitam o tempo entre a prova e a divulgação da nota do ENEM para participar de outros processos seletivos, tais como FATEC, Unicamp e FUVEST, por exemplo.

Vale destacar que, de acordo com a universidade escolhida, cada área pode ganhar mais ou menos importância, recebendo pesos diferentes. É muito importante que você se informe a respeito do uso da nota do ENEM na instituição escolhida.

Além disso, algumas universidades contam com programas sociais que dão bônus na nota do ENEM obtida para estudantes carentes ou que morem na região da instituição, dentre outros. Esta é uma medida que deve constar no edital de ingresso daquela determinada universidade.

Você pode testar o simulador de nota de corte desenvolvido pelo Beduka para analisar as suas possibilidades de ingresso nas instituições federais de acordo com a seleção do Sisu do último ano.

Como você viu, existem diversas informações que deverá buscar a respeito da instituição escolhida, documentos para matrícula e muitos outros fatores. Pesquise cada vez mais detalhes para não ser pego de surpresa se você conquistar uma vaga por meio da nota do ENEM 2018.

Além de te mostrar como ver a nota do ENEM 2018 no site do Inep e como usá-la para ingressar em uma instituição superior, nós também explicamos aqui o que é o Enade, o que faz um bacharel em direito, como fazer uma redação nota mil e também como estudar interpretação de texto.

Caso você que esteja pesquisando como ver a nota do ENEM 2018 não tenha conquistado pontuação ideal para entrar no curso desejado, não se desespere. Não é o fim dos mundos. Existem algumas áreas, como medicina, medicina veterinária e engenharia civil, que possuem alta nota de corte, o que eleva a pontuação mínima para conquistar uma vaga.

Alunos destas graduações costumam prestar vestibular mais de uma vez. Fizemos aqui um texto que explica como estudar para passar em medicina e também temos estes guias de estudo:

Além de descobrir como ver a nota do ENEM 2018, aproveite para seguir nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades do setor de educação.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador