X

7 passos para arrasar no Enem 2024

Dicas para os dias da prova do Enem

Nos últimos anos, o Enem se tornou uma das principais formas de entrar na universidade, seja ela pública ou particular. Afinal, tanto os programas do Governo (Sisu, Prouni e Fies) quanto as próprias instituições adotam a pontuação final que o estudante tirou no Exame em seus processos de seleção.

Esses fatores fizeram com que participar do Exame Nacional do Ensino Médio passasse a fazer parte da vida da maioria dos estudantes brasileiros. Mas responder a prova e fazer uma redação não garante uma vaga, é preciso ter um bom desempenho.

E, por incrível que pareça, a parte mais difícil não é passar o ano estudando, perder passeio com os amigos, ficar horas em cursinho… O momento mais complicado é justamente os dias de prova. Por isso, vamos te dar 7 dicas para o Enem 2024 que vão te ajudar a deixar a ansiedade de lado e arrasar na prova.

Quais os dias da prova do Enem 2024?

As datas do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 ainda não foram divulgadas pelo Inep. Geralmente, o período de inscrição ocorre em maio e fica aberto durante 15 dias. Já as provas costumam ocorrer em novembro, por dois domingos consecutivos.

  • Fixe este post e não perca as atualizações da próxima edição do Enem.

Não esqueça também de se preparar com antecedência para as provas, isso fará uma grande diferença. Para te ajudar, lançamos um super Cronograma de Estudos, com ele você tem:

  • Matérias que mais caem na prova;
  • Calendário organizado por ordem de aprendizagem;
  • Fórmulas de Matemática, Física e Química;
  • Temas, citações e alusões para usar na Redação;
  • Linha de fatos históricos importantes;
  • Filmes e Livros para criar repertório;
  • E muito mais!

Não perca tempo! Tenha um guia nesta jornada de preparação: garanta agorinha mesmo seu Cronograma de Estudos para o Enem 2024.

7 dicas para o Enem 2024

É importante manter a tranquilidade nos dias da prova do Enem, pois a ansiedade só vai te atrapalhar na hora de fazer as questões da prova. Para te ajudar, o Beduka preparou 7 dicas muito importantes para você seguir e conseguir se organizar nos dias da prova do Exame. Confira!

1. Durma bem na véspera dos dias da prova do Enem

Essa é uma dica muito importante e pode acabar te prejudicando caso você não a siga. O Enem é uma prova que exige muito do aluno, tanto mentalmente, quanto fisicamente. 90 questões em cada um dos dias de prova e a redação cansam muito, afinal a prova tem 5h de duração. 

Por esses motivos, a prova do Enem é também uma prova de resistência e se você quer se sair bem, é melhor dormir bem na véspera dos dias da prova e chegar descansado. Além disso, evite festas, viagens e qualquer outra situação estressante ou cansativa. 

2. Relaxe e não estude na véspera

Você provavelmente já passou meses estudando para a prova do Enem, então dê uma pausa e não estude na véspera do dia da prova. Isso pode acabar te deixando mais ansioso e atrapalhar o seu sono, o que é pior.

Além disso, é importante que você faça atividades que te relaxem e que controlem a sua ansiedade, como escutar músicas, ler ou assistir algum filme. Use o seu tempo para fazer atividades prazerosas e dar uma folguinha dos estudos. 

3. Alimente-se bem

É importante que você não coma nada pesado. Muitos estudantes acabam se prejudicando nesse quesito, pois ou comem alimentos muito pesados que podem fazer passar mal, ou não comem absolutamente nada e acabam ficando fracos e não conseguem aguentar todo o tempo de prova. 

Para que você não se sinta mal durante o Exame, alimente-se de forma saudável e balanceada. Nada de pizza, feijoada ou coisas gordurosas em geral. Mas também nada de ir fazer a prova em jejum. Uma alimentação leve fará com que você aguente fazer toda a prova e você não se sentirá mal durante as 5 horas em que ficará em sala. 

4. Use roupas confortáveis

Quando for escolher sua roupa para ir fazer a prova, lembre-se que você ficará sentado durante 5h em uma sala de aula. Por isso, use roupas e sapatos confortáveis e que não te incomodem.

Além disso, é importante levar um casaco, pois caso a sala de aula em que você fará a prova tenha ar-condicionado, você não se sentirá incomodado com a temperatura do ambiente. 

5. Leve mais de uma caneta preta e não esqueça seus documentos

O único material aceito ao fazer a prova do Enem são as canetas esferográficas de tinta preta, fabricadas com material transparente. Por isso, leve mais de uma caneta e confira antes se elas estão funcionando perfeitamente.

Além disso, não se esqueça de levar um documento de identificação original com foto. Lembre-se que o Enem não aceita documentos em mal estado ou sem foto. Separe tudo antes e deixe-os em um lugar visível para que você não se esqueça.

6. Leve água e lanches leves

Beba bastante água nos dias que antecedem a prova do Enem para que você não fique desidratado na hora da prova. Além disso, é importante levar uma garrafa de água – transparente e sem rótulos. 

Leve também alguns lanches leves, nada que te atrapalhe ou te faça passar mal. Como são 5h de prova, pode ser que você sinta fome ou sono e comer poderá te ajudar. Frutas ou castanhas são uma excelente opção.

7. Chegue ao local de prova com antecedência

O INEP geralmente divulga os locais de prova em outubro. Portanto, se possível, visite o lugar em que você fará o Exame antes e calcule quanto tempo você gasta até chegar nele.

No dia da prova, saia de casa com antecedência para que você não corra riscos de chegar atrasado e acabe não conseguindo fazer o exame. É importante lembrar que os portões dos locais de prova abrem às 12h e são fechados às 13h – horário de Brasília – e não há a menor possibilidade de conseguir entrar para fazer a prova depois disso.

Você tem pressa? Conheça o Beduka Bolsas e garanta 70% de desconto nas mensalidades

As próximas provas do Enem serão apenas em novembro de 2024, mas nem todo mundo pode esperar tudo isso. Afinal, muitas vezes a necessidade de mudar de vida é uma urgência.

E uma faculdade realmente proporciona muitas melhorias, como fazer networking (uma rede de contatos que pode resultar em uma vaga de emprego ou estágio).

O Beduka Bolsas torna tudo isso possível para você! Ele oferece várias bolsas de estudo com descontos imperdíveis em excelentes faculdades.

O melhor é que não exige pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio, nem fiador ou renda mínima.

Obrigado por ler até o fim nosso texto sobre dicas para o Enem. Sucesso e bons estudos!

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.