Enem

Foi mal no ENEM? Descubra o que fazer

Foi mal no ENEM no primeiro diaFoi mal no ENEM no primeiro dia

Já fez o Exame Nacional do Ensino Médio e acha que não foi tão bem? Calma, nem tudo está perdido. Preparamos algumas dicas para que você saiba como lidar com essa situação.

Já sei o resultado e eu fui mal no Enem

Você tem certeza de que foi mal assim na prova? Que não estudará em nenhuma faculdade? Pode ser que você ainda tenha chance utilizando a sua nota do ENEM. Se não der para passar pelo Sisu, pode ser que dê pelo ProUni.

O Beduka possui as notas de corte do Sisu e do ProUni de faculdades em todo o Brasil. Acesse beduka.com e veja onde você passaria.

Pensemos agora nas estratégias a serem adotadas para lidar com o resultado final oficial. Você viu sua nota e e constatou que foi mal no ENEM e ela está abaixo de todas as notas de corte base dos cursos que você faria. O que fazer? Acabou o sonho da faculdade?

Claro que não!

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito! Clique no banner abaixo para acessá-lo.

Antes de mais nada, você faz parte do grupo que teve a coragem de ir fazer a prova. Em 2017, aproximadamente 2 milhões de estudantes inscritos não saíram de casa para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Só por ter tentado, nós da equipe do Beduka, te damos os parabéns.

Não parece muito consolador, então recorra aos amigos e familiares, é hora de um chamego, de um carinho, de consolo. Não é fácil lidar com as perdas, mas faz parte da vida. Além do mais, não é porque você foi mal no ENEM que sua vida perdeu o sentido, há muito o que fazer.

Não fique se comparando aos outros, você tem o seu tempo. O mundo não é todo pintado com o brilho que vemos nas propagandas. O sucesso é conquistado com esforço, muitas vezes várias tentativas são necessárias.

Quanto às mídias te mostram exemplos de pessoas que tiveram grandes conquistas na vida, normalmente eles não mostram que antes a história delas também é repleta de fracassos temporários. A diferença foi que elas não desistiram.

Por isso, mesmo você que foi mal no ENEM 2018, não pode desistir. Ainda há muito o que tentar.

Não existe idade para iniciar a faculdade

Não aceite a pressão de que você deve começar a faculdade logo. Calma! Pode ser que você a inicie este ano, ano que vem ou daqui há vários anos. Só porque foi mal no ENEM deste ano, não significa que será de novo. Aprenda com estes erros.

Aproveite para mudar hábitos. Se você sabe que enrolou, que não estudou como deveria, que ignorou listas de exercícios e etc, mude.

Normalmente os jovens são imediatistas, acham que tudo está perdido só porque o que queriam não aconteceu no tempo que desejavam da forma como esperavam. Claro que as coisas não funcionam assim.

Treine sua paciência diante das dificuldades. Normalmente a excelência demanda tempo, não se consegue num estalar de dedos, assim como os craques no esporte não se tornaram gênios de um dia para o outro.

Hora de quem foi mal no ENEM repensar as estratégias

Se você foi mal no ENEM, tem que redefinir como agirá no próximo exame e colocar no horizonte as próximas metas.

Antes de qualquer coisa, aprenda com os erros e refaça sua prova e as provas anteriores. Entenda porque errou as questões, anote a matéria que ela envolve e as estude mais.

Faça a seguinte distinção: Fui mal no ENEM, nestas questões, por falta de atenção ou eu realmente não sabia a matéria? Assim você já terá um bom ponto de partida.

É muito importante usar mais este ano de preparação para repensar o curso escolhido. É isso mesmo o que você quer para a sua vida? Saiba como descobrir sua vocação e como descobrir o curso certo aqui.

Aproveite este momento de reflexão para pensar sobre o que você realmente quer para o seu futuro, até mesmo para além de um resultado numérico que diz que você foi mal no ENEM. Seja sincero consigo mesmo e trace novas rotas.

Não vale a pena pensar somente em salário ou status social. O mercado muda constantemente, por isso você também deve pensar se a área escolhida ainda estará em alta quando você se formar.

Esforce-se pelo que realmente vale a pena, por aquilo que te ajuda a se realizar desde o interior, te aproximando da felicidade e do bem comum.

Como dizer para a família que foi mal no ENEM?

Outro pesadelo que pode assolar muitos estudantes é o medo de se aproximar dos familiares e amigos e ter que dar a notícia: “Fui mal no ENEM”.

Seja sincero, confie na sua família e nos amigos. Com certeza, a maior parte deles vai entender e te apoiar nas novas decisões e na nova jornada. É importante não esconder, isso pode ser pior e trazer mais descontentamentos.

É possível que alguns pais muito exigentes deem uma bronca, mas antes de deixar isso aumentar sua tristeza, perceba que essa reação é melhor que a indiferença. Ela é sinal de que eles se importam e querem o melhor para você, ainda que não demonstrem isso muito bem.

Se você é de uma família mais humilde e não dá para continuar com estudos pagos, use a internet a seu favor. O blog do Beduka, por exemplo, é repleto de dicas muito valiosas para os estudantes e ainda oferece um simulado do ENEM totalmente online e gratuito. Você pode fazê-lo quantas vezes quiser.

Por fim, as coisa para quem foi mal no ENEM não são tão terríveis como parecem. Mesmo a nota parecendo baixa pode ser que esteja acima da nota média de corte de algum curso. E caso você não tenha condições de pagar mensalidades de alguma universidade, tente o Fies.

Saiba como entrar na faculdade pelo FIES aqui.

Gostou de aprender que mesmo para quem foi mal no ENEM as coisas não estão perdidas? Então siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

O Beduka é um buscador de faculdades. Você encontra a melhor faculdade que oferece o seu curso na rua região e em todo o Brasil. Lá estão os valores das mensalidades, dos salários dos profissionais da área, a nota da faculdade segundo o Ministério da Educação (MEC) e muito mais.

Confira também:

Quem pode participar do ProUni?

Livros que podem cair no ENEM

Aprenda a fazer mapa mental – Resumo de conteúdos

Clique no banner abaixo para baixar o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador