Enem

Como montar um plano de estudos para o ENEM?

plano de estudos para o ENEMPlano de estudos para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais importantes na vida de um estudante. Além de avaliar o desempenho dos alunos que concluem o ensino médio, é ela que dá oportunidade a eles de ingressar em uma série de instituições de ensino, públicas e particulares.

Uma das formas de se preparar para alcançar uma boa nota é estruturar um plano de estudos para o ENEM.

É necessário estudar muito para conquistar uma boa nota no ENEM. Além das questões de múltipla escolha, o participante terá que produzir uma redação dissertativa-argumentativa sobre um tema pré-determinado. Ou seja, são muitas informações para assimilar e, se este é o seu caso, precisa estar muito bem preparado para garantir a aprovação neste exame.
Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como montar um plano de estudo para o ENEM e arrasar na prova.

Plano de estudos para o ENEM – Aprenda a montar o seu

passos para montar seu plano de estudos para o enem

Antes de mais nada, por que ter um plano de estudos para o ENEM? Como destacado no artigo o que estudar para o ENEM, os conteúdos da prova são amplos. Vai desde história das Grandes Guerras, passa por biologia, normas gramaticais, envolvem equações e muito mais. É muita informação para assimilar.

Diante desta grande quantidade de informação, como não ficar louco? Criando um plano de estudos. É através dele que você definirá a ordem das matérias para estudar. Estabelecerá também as pausas, os momentos de revisão e ainda poderá avaliar a sua evolução nos assuntos analisados.

Selecionamos abaixo quatro dicas que vão te ajudar a criar seu plano de estudos e alcançar um bom resultado no ENEM. Confira!

Crie um cronograma – A primeira coisa que você precisa fazer é estabelecer um cronograma, ou seja, determinar quais dias e horários serão destinados aos estudos.

Tenha em mente que essa organização potencializará o seu aprendizado. Para elaborar esse roteiro, é preciso se atentar aos seguintes fatores:

  • Quantidade de horas diárias de estudo
  • Matérias que serão estudadas em cada dia
  • Horário em que o estudo será realizado
  • Tempo destinado ao descanso

Por exemplo, às segundas-feiras serão destinadas ao estudo das obras literárias recomendadas. Durante uma hora você vai se aprofundar em um dos livros e fazer anotações que achar importante. Faça uma pausa de 15 minutos ao final deste período.

Na volta, redija um resumo daquilo que leu até o momento. Após isso, volte sua atenção ao livro por mais uma hora para concluir a sua leitura.

Faça sempre intervalos de 15 minutos a cada hora de leitura, seguido de resumo do conteúdo.

Selecione o material a ser estudado – Nada de deixar para buscar as fontes de estudo em cima da hora. É necessário fazer uma pesquisa prévia, onde você irá elencar materiais didáticos que te auxiliarão no seu plano de estudos para o ENEM.

Um exemplo é, se você sabe que na prova de história é exigido conteúdo sobre época da escravidão e do descobrimento do Brasil, que tal elaborar uma lista de livros e filmes que tratam sobre estes temas? Quais suas principais dúvidas sobre esses assuntos?

Uma boa dica é consultar a plataforma de aprendizado disponibilizada pelo MEC. Por meio dela, é possível obter ótimas referências.

Adapte a sua rotina – A terceira dica de como montar um plano de estudos para o ENEM é conhecer e adaptar a sua rotina. Uma boa alternativa é baixar apps que contabilizam quanto tempo você gasta em cada atividade.

Por exemplo, suponha que você gaste, em média, duas horas acessando as redes sociais. Para melhorar o seu aprendizado, o ideal é diminuir a carga horária dessa atividade pela metade, e acrescentar o tempo restante aos estudos.

Um aplicativo bem interessante para definir tarefas é o Trello. Esta é uma ferramenta online que te permite organizar bem suas atividades. E o melhor de tudo, o uso é gratuito.

Escolha um método que combine com você – Cada pessoa se identifica com uma forma de estudo. Encontrar aquele que atende suas necessidades será importante para que você consiga estudar, memorizar e aprender aquilo que foi lido.

Com uma rápida pesquisa na web, você encontrará várias técnicas de estudo e rendimento. Você é daquele tipo de aluno que consegue esquecer o mundo lá fora e focar nos estudos ou tem aquele perfil que se distrai facilmente?

Os métodos existentes são vastos e é possível encontrar um que seja mais adequado para o seu perfil.

Dentre os vários modelos, selecionamos duas metodologias que você pode usar no seu plano de estudos para o ENEM:

Pomodoro – Ela funciona de maneira simples. Você estudará focado por 25 minutos (um Pomodoro). Após esse período, descanse por 5 minutos e depois inicie um novo ciclo de estudos dentro do mesmo conteúdo.

Ao final de quatro períodos seguidos (quatro pomodoros/2h), faça um descanso maior, entre 15 e 30 minutos. Esse método é excelente pois ensina como direcionar sua atenção de forma exclusiva aos estudos.

Lembre-se de deixar o celular no silencioso e, se possível, longe de você.tecnica-pomodoro

Curva do esquecimento – Essa é uma técnica muito indicada para quem acaba esquecendo o conteúdo com frequência. Basicamente, você irá criar um cronograma de revisões de matérias.

Durante os estudos, anote coisas importantes, datas, personagens. Estes dados serão importantes para as revisões.

As revisões vão acontecer em três momentos distintos. A primeira após 24 horas do estudo, uma novamente depois de uma semana e uma após 30 dias. Isso fará com que a matéria sempre fique fresca na sua mente. Use estas revisões para fazer um resumo sobre o conteúdo que lembrar.

Aproveite nossas sugestões acima para montar seu próprio plano de estudos para o ENEM. Separamos aqui uma relação de livros para o ENEM e dicas de como elaborar uma boa redação.

Vale destacar que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio agrega conteúdo que já deve ter sido apresentado em sala de aula. Logo, são temas que você já teve algum contato. Assim, procure separar matérias que você tem mais facilidade e busque soluções para eliminar suas fraquezas.

Montar um plano de estudos de acordo com suas necessidades é o primeiro passo para alcançar um bom resultado. Lembre-se, com dedicação você terá uma boa nota no ENEM.

Sobre o Beduka

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, você encontra a relação de instituições privadas e públicas, reconhecidas pelo Ministério da Educação, com informações detalhadas sobre cada curso oferecido, endereços e valores de mensalidades.

Agora que você já sabe como montar um plano de estudos para o ENEM, veja outros conteúdos que separamos:

Treine para o ENEM fazendo simulados.

O simulado do Beduka é online e gratuito. Você o monta da forma que preferir, escolhendo quantas questões quer fazer e de quais áreas. O resultado sai na hora.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador