X

Quantas linhas são necessárias na redação do Enem? Dicas nota 1000

Parece uma questão boba, mas muita gente acaba esquecendo quantas linhas são necessárias na redação do Enem! O pior é que ultrapassar a quantidade máxima ou não alcançar a quantidade mínima é motivo de eliminação.

Além disso, a produção textual do Exame Nacional do Ensino Médio é a única parte discursiva da prova. Significa que você precisará escrever um texto acerca de algum tema, ou seja, elaborar um discurso. Mas ele não pode ser produzido de qualquer jeito. Há a exigência de uma estrutura com elementos próprios, entres os quais está o tamanho.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com todas as informações necessárias para escrever uma boa dissertação e ficar perto dos 1000 pontos. Leia até o final e elimine dúvidas comuns que podem acabar te deixando mais longe do seu sonho.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Está com dificuldades para descobrir qual profissão se encaixa melhor na sua personalidade? Resolva isso com o Raio-x do Beduka: o melhor teste vocacional do Brasil!

Qual é a importância da redação no Enem?

Se você já pegou os cadernos de questões do Enem, deve ter reparado na divisão peculiar que eles têm.

São 180 questões agrupadas por áreas, em vez de disciplinas como acontece nos vestibulares tradicionais. Elas são divididas em dois cadernos, um para cada dia de prova: Ciências Humanas e Linguagens no primeiro, Matemática e Ciências da Natureza no segundo.

No meio do caderno do primeiro dia, estão as orientações para a redação. Ir bem nela é de extrema importância, pois ela representa 20% da nota do candidato.

Devido a isso, a redação acaba se tornando um bicho papão para os estudantes. Falhar nela é praticamente perder a vaga no curso dos sonhos.

Inclusive, tirar zero na redação fecha todas as portas, uma vez que isso leva à desclassificação do candidato. Se isso acontecer, não se pode mais concorrer a vagas nas universidades pelo Sisu e Prouni, nem firmar contrato de financiamento pelo Fies.

Mas calma! Isso não é tão fácil de acontecer. Basta você saber quantas linhas são necessárias na redação do Enem e outros critérios de avaliação para cumprir o mínimo para não tirar nota zero.

Vamos ver quais são eles?

Principais dúvidas: quantas linhas são necessárias na redação do Enem?

Existem muitas dúvidas sobre como fazer a redação do Enem. Além dos motivos para a anulação, há também preocupações com o estilo de escrita, como usar referências, dentre outras. Vamos responder às principais aqui.

Quantas linhas são necessárias na redação do Enem?

A quantidade mínima de linhas necessárias para você não zerar a redação do Enem é 7 e o máximo é de 30. Mas os especialistas afirmam que uma boa quantidade de linhas é acima de 20.

Nossa recomendação é que você escreva entre 23 e 27 linhas. Desse modo, seu texto não ficará cansativo e terá um tamanho bom para o desenvolvimento de suas ideias.

A redação do Enem precisa de título?

Não, não precisa! Aliás, pôr título na redação vai tomar uma linha que poderia ser usada na sua argumentação. Além disso, um título mal feito pode diminuir sua nota. Por isso, pense bem na hora de escolher!

Se você escolher colocar, procure elaborar um título que contribua efetivamente para o texto. Aguce a criatividade para que ele seja claro, objetivo e conciso.

Quais são as competências exigidas na redação do Enem?

Como dito acima, a redação tem um peso muito grande na nota do Enem. Por isso, atenção às competências que os corretores buscam no seu texto.

  • 1) Domínio da norma culta da língua: avalia-se nesta competência o conhecimento gramatical do candidato. A atenção é para como ele utiliza a norma padrão, como usa a pontuação, a ortografia e a concordância entre os termos das orações.
  • 2) Compreensão do tema: avalia-se o nível de entendimento acerca da proposta sugerida na prova, ou seja, do tema que será trabalhado.
  • 3) Seleção e organização das informações: avalia-se a argumentação sobre o tema e a forma com que ela é feita. No caso, se ela está clara e objetiva o suficiente e se utiliza fatos e fundamentos.
  • 4) Conhecimento dos mecanismos linguísticos para construir a argumentação:   avalia-se a estruturação lógica e formal entre as partes da redação. No caso, o avaliador atenta-se à relação entre as frases e os parágrafos, analisando a coerência entre eles.
  • 5) Respeito aos direitos humanos: Nesta competência o olhar do corretor estará sobre a sua proposta de intervenção. Ele irá analisar se ela fere os direitos humanos e se sugere uma iniciativa que enfrente o problema discutido.

Quais são os possíveis temas da redação?

É impossível dizer qual será o tema da redação, pois ele é revelado somente no dia da prova, após o fechamento dos portões. Mas podemos ver alguns temas gerais que podem nortear o tema central, com base nas edições anteriores.

  • Inclusão social;
  • educação a distância e domiciliar;
  • saúde pública;
  • perigo da crise hídrica no Brasil;
  • evasão escolar durante a pandemia.

O Beduka separou 7 possíveis temas para você testar sua escrita até a data da prova. Aproveite!

Quais são os motivos para zerar a redação no Enem?

Além de saber quantas linhas mínimas são necessárias para não zerar a redação do Enem, vai ser preciso entender outros critérios de avaliação.

Para uma redação ser anulada, o candidato terá de:

  • Fugir completamente do tema;
  • Escrever um tipo de texto que não seja dissertativo-argumentativo;
  • Ter menos de 7 linhas;
  • Possuir cópia integral dos textos de orientação;
  • Possuir ofensas e desenhos na folha de redação;
  • Ter números ou sinais fora do texto e/ou sem função clara;
  • Ter parte desconectada propositalmente do tema;
  • Assinatura fora do local designado;
  • Texto com predominância ou integralmente em língua estrangeira;
  • Entregar folha de redação em branco, mesmo que o rascunho tenha sido utilizado.

Se você seguir à risca cada orientação dessas, terá sua redação validada pela banca. Assim, poderá concorrer à vaga no curso que tanto deseja! Não é legal e fácil?

Que tipo de texto o Enem pede para a redação?

Você já ouviu falar em tipologia textual?

Bom, os textos podem ser escritos de diversas formas. Isso vai depender do fim a que eles servem.

Temos cinco tipos de texto:

No caso da redação do enem, o tipo textual exigido é o dissertativo-argumentativo. É preciso ter atenção nisso, já que a escrita em outro tipo acarreta em anulação do texto!

O texto dissertativo-argumentativo consiste na defesa de uma ideia e na construção de argumentos que procuram convencer o leitor acerca da análise, opinião e proposta de intervenção feita pelo redator.

Como é a estrutura da redação do Enem?

Como a redação do Enem segue o padrão dos textos dissertativos-argumentativos, a sua estrutura é composta de: introdução, desenvolvimento e conclusão. Em geral, este tipo de texto contém entre quatro e cinco parágrafos.

A estrutura de um texto dissertativo-argumentativo é:

  • Introdução: Na introdução o problema a ser discutido é apresentado. Essa parte deve compreender cerca de 25% da dimensão total do texto.
  • Desenvolvimento: No desenvolvimento todas as ideias mencionadas na introdução devem ser desenvolvidas de forma opinativa e argumentativa.  Essa parte deve compreender 50% da dimensão total do texto.
  • Conclusão: A conclusão deve ser uma síntese do problema abordado, mas com considerações que expressam o resultado do que foi pensado ao longo do texto e a proposição de uma solução. Essa parte deve compreender cerca de 25% da dimensão total do texto.

Pronto! Agora você já sabe quantas linhas são necessárias na redação do Enem, alguns possíveis temas para esta edição, as competências avaliadas e a estrutura exigida para tirar uma boa nota.

Mas é importante continuar estudando. Por isso, disponibilizamos mais materiais gratuitos e exclusivos. Confira:

Treine com um Simulado Enem 2023 100% gratuito

A redação é uma parte importantíssima, mas ela sozinha não é tudo. É preciso se preparar para as demais disciplinas também, e a melhor forma de fazer isso é através da prática.

Exatamente o que o Simulado Enem do Beduka te oferece! Fazendo ele, você tem:

  • Prova com questões do próprio Enem;
  • Correção TRI (a utilizada pelo Exame);
  • Possibilidade de descobrir qual seria sua nota na prova;
  • Uma visão das áreas nas quais precisa melhorar mais;
  • Como os conteúdos são abordados nas questões.

Por isso, não perca tempo e aproveite essa oportunidade para melhorar seu desempenho no Exame.

Sucesso e bons estudos!

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.