X

Faculdades que dão bolsa de 100% : conheça as 10 melhores

Seu sonho é possível veja 10 faculdades que dão bolsa de estudos

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso fazer uma graduação pode ser um diferencial. Sabendo disso, selecionamos para você: 10 faculdades que dão bolsa de 100%. E, não é só isso, também vamos te explicar todos os meios de conseguir um bom desconto. 

Neste texto,você vai descobrir quais faculdades dão bolsa de 100%. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Como funciona o ingresso em faculdades que dão bolsa de 100%?
  2. O que é o ingresso direto em faculdades que dão bolsa de 100%?
  3. Como estudar em faculdades que dão bolsa de 100% por meio do Prouni?
  4. Descubra 10 faculdades que dão bolsa de 100% de estudos
  5. Conheça outros meios de estudar em faculdades que dão bolsa de 100%

Se você chegou esse artigo querendo saber sobre faculdades que dão bolsa de 100%, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

Como estudar em faculdades que dão bolsa de 100%?

Existem muitas formas de ingressar em faculdades particulares pagando parte da mensalidade ou até mesmo sem precisar pagá-la, entre elas estão: Prouni, ingresso direto e vestibulares das próprias instituições.

Só que muitos desses meios, que proporcionam essa importante vantagem, exigem que você tenha feito o Enem. Logo, ele representa uma das principais oportunidades de acesso à universidade

A pontuação que você tirou nele será usada em diversos tipos de inscrições para concorrer a uma vaga em faculdades que dão bolsa. 

Outro meio, são os vestibulares organizados pelas próprias instituições de ensino.  Elas reservam bolsa com os mais variados descontos, inclusive o total. Vamos te contar como funciona e indicar a você 10 dessas faculdades que dão bolsa.

Preparamos esse artigo com muito cuidado, pois sabemos que um diploma de nível superior pode ser seu diferencial. Veja todas as informações detalhadas sobre cada forma estudar em faculdades que dão bolsa de 100%! Elas estão separadas por tópicos.

Como estudar em faculdades que dão bolsa de 100% por ingresso direto?

Basta ir à instituição! Algumas faculdades que dão bolsa utilizam o ingresso direto. Ele é bem mais simples e o melhor é que não tem burocracia (aquele monte de critérios e formulários). Vou te explicar como funciona.

Nesse caso, não será necessário fazer um outro vestibular e nem se inscrever no Prouni, por exemplo. Basta escolher a faculdade que você deseja e verificar se ela tem o curso dos seus sonhos.

Para facilitar, aconselho que faça uma lista dessas faculdades que se enquadram no perfil desejado. Depois, é só entrar em contato e descobrir se elas disponibilizam esse ingresso direto!

No mais, você deve ter em mente que para não precisar realizar o vestibular dessas faculdades que dão bolsa é preciso ter feito o Enem.

Como estudar em faculdades que dão bolsa de 100% por meio do Prouni?

Primeiro, é obrigatório que você tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois, deve se enquadrar nos pré-requisitos para conseguir uma vaga em faculdades que dão bolsa. 

Antes de continuarmos, vamos entender a relação do Prouni com o Enem.

O que é o Prouni (Programa Universidade para Todos)?

Você deve ter notado que é quase impossível falar do Prouni sem citar o Enem. Isso acontece porque você precisará da nota de corte do Enem para concorrer a uma vaga em faculdades que dão bolsa através do Prouni.

Esse programa abre inscrições duas vezes por ano com cerca de 200 mil bolsas em diversos cursos, inclusive Medicina e Odontologia. Lembrando que quanto mais disputado é o curso, mais elevada deve ser sua nota.

Caso você queira mais detalhes, temos vários artigos exclusivos sobre isso. É só acessar:

Sabendo disso, é hora de descobrir os pré-requisitos para conseguir um bom desconto nas suas mensalidades.

Pré-requisitos para conseguir bolsa pelo Prouni

Seu perfil precisa estar de acordo com as exigências do Ministério da Educação, que são:

  • Ter pelo menos 450 pontos como média em seu último Enem e não ter zerado a redação;
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Não ter nenhum tipo de graduação;

Ainda têm os pré-requisitos abaixo para conseguir uma vaga em faculdades que dão bolsa de 100%, nos quais os candidatos devem se encaixar em pelo menos um. São eles:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico, concorrendo a bolsa em curso de licenciatura.

No final de 2021, você deve ter ouvido falar que o atual presidente sancionou uma medida provisória em relação aos pré-requisitos do Prouni. É o seguinte:

Essa medida determina que os alunos que fizeram o ensino médio em escolas particulares, sem bolsa, agora poderão se inscrever no Prouni.

Por ser algo provisório, a medida ainda irá para votação na Câmara e no Senado. Isso significa que ela pode sofrer algumas alterações. O manteremos informado sobre como conseguir uma vaga em faculdades que dão bolsa de 100%.

Atualizaremos assim que possível, mas você já pode conferir alguns detalhes aqui.

Quais são os tipos de bolsa que o Prouni oferece?

O Prouni oferece dois tipos de bolsas, uma arca parcialmente com o valor da sua mensalidade, a outra cobre o valor total. Isto é, são bolsas de 50% e 100%.

A bolsa parcial (de 50%) é voltada para alunos com renda de até 3 salários mínimos. Já a bruta (de 100%) o estudante deve ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Todos que querem concorrer a uma vaga no Prouni devem ficar atentos às épocas que abrem as inscrições. 

Elas abrem duas vezes por ano, sendo que o maior número de vagas ofertadas é no primeiro semestre, logo depois da divulgação do resultado do Enem. Portanto, fique ligado!

Você pode ter acesso a mais informações que vão ser bastante úteis para conseguir uma bolsa em faculdade particular pelo enem. Basta acessar o link abaixo:

Descubra 10 faculdades que dão bolsa de 100%

Há muitas faculdades que dão bolsa de 100%, independente do Enem ou de programas governamentais. Porém, você deve estar atento se elas são reconhecidas pelo Mec.

Caso você queira tentar uma vaga pelo Prouni ou ingresso direto, também é possível. 

Para te ajudar, selecionamos 10 faculdades devidamente regularizadas e que disponibilizam diversos tipos de bolsas, são elas:

1 – Centro Universitário Maurício de Nassau  (UNINASSAU)

2 – Centro Universitário do Norte  (UniNorte)

3 – PUC – Campinas

4 – Mackenzie

5 – Universidade Paulista (UNIP)

6 – UNIVERITAS

7 – Cruzeiro do Sul (Ead e presencial)

8 – Centro Universitário Anhanguera 

9 – UNINABUCO

10 – Universidade Estácio de Sá (UNESA)

O Beduka te conecta a faculdade (bolsas de até 65%)

Você não precisa depender de faculdades que dão bolsa para realizar seu sonho, há uma forma muito mais fácil de se tornar um universitário!

  • Sem precisar fazer provas;
  • Sem precisar se enquadrar em uma série de exigências;
  • Sem precisar ficar correndo atrás de faculdades que oferecem algum tipo de desconto.

O Beduka já resolveu tudo isso para você! Através do Beduka Bolsas você ganha uma bolsa de 65% para estudar em uma excelente faculdade do país.

Basta selecionar a cidade, o curso e a modalidade. Prontinho! O melhor de tudo é que o início é imediato. Estudar nunca foi tão fácil! 

Qualquer dúvida, mande um direct pra gente no Instagram. Por lá, nós atualizamos os estudantes sobre o Enem e outros vestibulares. Além disso, estamos sempre preparando alguma oportunidade imperdível, fique de olho para não perder!

Sucesso e bons estudos!

Categorias: Dicas Faculdades
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)

  • quero saber por favor como eu posso consegui uma bolsa de estudo de psicologia dada pelo beduka 21 2029-3255 e 21 98063-3639 de 100% me liga por favor Carmen Lucia Bendia Coimbra