Faculdades

Como é o curso de Gestão Pública? [Guia completo]

como é o curso de gestão públicaComo é o curso de Gestão Pública?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Estado ganhou atribuições desde que surgiu da forma como o conhecemos hoje. Ele cuida da saúde, dos esportes, da educação e de muitas outras áreas. Para que tudo saia bem, foi preciso profissionalizar servidores que organizam os órgãos responsáveis por cada área. Isso se fez pela Gestão Pública. Veja como é o curso de Gestão Pública e as formas de trabalhar na área.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quer saber qual profissão combina mais com você? Faça o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil e conheça as áreas que mais se encaixam com seu perfil. É gratuito!

O que é Gestão Pública?

A Gestão Pública é a carreira específica dedicada à administração dos órgãos estatais e projetos políticos. O intuito por trás dela é atender necessidades sociais e garantir o bom funcionamento das ações do Estado.

Desde que o Estado moderno surgiu no século XVI, as suas atribuições têm crescido. Ele passou a cuidar da saúde, da educação, da segurança e de muitas outras áreas da vida pública.

Para que isso tudo funcione da melhor maneira possível, foi preciso ter mais gente trabalhando para organizar as ações do Estado. Inclusive garantindo a continuidade de políticas que podem mudar na medida em que os governos mudam.

Como é o curso de Gestão Pública?

O curso de Gestão Pública pode ser feito em duas modalidades: tecnológico ou bacharelado. Sendo que a maioria das instituições de ensino oferecem no grau de tecnólogo.

As modalidades não são tão diferentes entre si. O que muda de fato é a quantidade de anos e o direcionamento. Enquanto o tecnológico tem duração média de 2 anos, os bacharéis precisam estudar pelo menos 4.

A formação de tecnólogo tem um currículo voltado para disciplinas mais técnicas e práticas, enquanto o bacharelado é mais abrangente. Vamos ver com mais detalhes.

Como é o curso de Gestão Pública no Bacharelado?

No bacharelado, o curso de Gestão Pública é muito parecido com um curso de Administração e possui matérias afins. Por exemplo, Matemática, Estatística, Economia etc.

Além disso, existem matérias específicas como as de Finanças para Administradores Públicos e Gestão de Pessoas no Setor Público. Podem existir também matérias mais amplas, como Sociologia e Ciência Política.

Ao longo do curso será preciso fazer diversas atividades e as universidades pedem um trabalho de conclusão de curso.

Como é o curso de Gestão Pública no grau Tecnológico?

A formação do tecnólogo é mais prática voltada para as legislações que organizam os poderes públicos. São elas que determinam o que cabe a cada órgão e como ele deve atuar.

O tecnólogo aprende também técnicas de gestão e contabilidade.

A formação em Gestão Pública visa capacitar os alunos a identificar problemas e oferecer soluções no âmbito público. Isso na competência do órgão em que eles trabalham.

O que faz um gestor público?

A função do gestor público é garantir a profissionalização dos serviços prestados pelos órgãos do Estado. Como dissemos acima, os governos mudam, mas existem profissionais de carreira que garantem o funcionamento e a continuidade das políticas de Estado.

As atividades principais realizadas pelo gestor público são:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • conservar bens, patrimônios e recursos públicos;
  • planejar os projetos das empresas e instituições públicas;
  • elaborar políticas públicas;
  • administrar os recursos humanos;
  • fazer análise de contratos;
  • assessorar políticos nas esferas municipal, estadual e federal;
  • administrar orçamentos;
  • analisar o desempenho dos órgãos públicos;
  • desenvolver atividades publicitárias;
  • utilizar a tecnologia para soluções da gestão pública.

É possível também prestar serviços a empresas privadas, como consultorias e gestão de projetos que se relacionem com a coisa pública.

Quanto ganha um gestor público?

Em geral, o Estado paga bons salários com carga horária reduzida, o que é um atrativo para muitas pessoas. O salário de um gestor público depende do setor em que ele atua e de sua área de formação. 

Em média, um gestor público ganha R$4.198,80 para jornadas de 42 horas semanais. Diferente do setor privado, os cargos públicos têm um teto salarial, um valor máximo que os profissionais podem receber. No caso do gestor o valor é R$9.976,40.

Como é o mercado de trabalho para o gestor público?

O gestor público trabalha no funcionalismo público. Por isso, ele precisa prestar concurso para poder chegar a um posto de trabalho.

Assim, o mercado está sempre aquecido, visto que todos os anos editais são abertos para empregar mais gente. Isso acontece em todas as esferas do poder, seja municipal, estadual ou federal.

Como os salários são bons e os concursados têm estabilidade, as vagas são muito cobiçadas. Por isso, a concorrência tende a ser grande. Mas nada que a constância nos estudos não seja capaz de resolver.

Ah, por falar nisso, temos uma dica.

O Beduka te conecta à faculdade!

Pronto! Agora já estamos por dentro de como é o curso de Gestão Pública. Mas ainda não acabou, queremos te ajudar a se tornar um!

O meio para chegar à Gestão Pública é o concurso público, como vimos.

A maior parte dos alunos procuram as universidades públicas para ingressar em um curso, mas elas são muito concorridas, pois as vagas são poucas e tem muita gente querendo.

Mas isso não é motivo para desânimo. As faculdades particulares têm muitas vagas e não deixam a desejar em nada para as públicas e nós queremos te ajudar a entrar em uma delas.

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 70% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

E já que falamos de gestão, saiba que comprando uma bolsa, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.