Faculdades

Como usar a nota do Enem para entrar na UnB? Veja todas as regras

Como usar a nota do Enem para entrar na UnBComo usar a nota do Enem para entrar na UnB
Sala do Saber - melhor cursinho online

A nota do Enem pode ser usada para entrar em muitas universidades, a UnB é uma delas. Porém há algumas regras que você precisa entender se não, acabará não conseguindo ingressar. Nesse artigo, você vai descobrir tudo sobre como usar a nota do Enem para entrar na UnB.

Neste texto, vamos te informar como usar a nota do enem para entrar na UnB. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é UnB?
  2. Como usar a nota do Enem para entrar na UnB?
  3. Quais são as notas de cortes necessárias para ingressar na UnB?
  4. Conheça outros meios de entrar na faculdade com uma bolsa de até 100% 

Se você chegou a esse artigo sobre como usar a nota do Enem para entrar na UnB, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

O que é a UnB?

Antes de entender como usar a nota do Enem para entrar na UnB, é importante conhecer um pouquinho da história da Universidade de Brasília. Ela foi inaugurada dois anos após a entrega da capital federal à nação brasileira. 

O mais incrível é que a estrutura física de todos os campi foram projetadas por Oscar Niemeyer, sendo umas das universidades federais mais relevantes do país.

No site da instituição é possível ler um trecho do Plano Orientador, definido pelo mesmo como uma espécie de carta magna. Veja a seguir o que diz esse trecho:

“Só uma universidade nova, inteiramente planificada, estruturada em bases mais flexíveis, poderá abrir perspectivas de pronta renovação do nosso ensino superior”.

Como usar a nota do Enem para entrar na UnB?

Para utilizar a nota do Enem para entrar na UNB é preciso ficar atento à abertura de inscrições que ocorre no site do Cebraspe, mais especificamente no Acesso Enem UnB. Isso ocorre no primeiro semestre de cada ano.

Geralmente, são ofertadas 2.112 vagas para cursos distribuídos nos quatro campi da instituição. Já o período de inscrição acontece sempre antes do primeiro semestre letivo de cada ano.

Também não é preciso se preocupar com a parte financeira, pois não há taxa de inscrição. Nesse caso, o principal é a sua pontuação do Enem, que deve ser sempre referente à edição anterior ao ano que se pretende estudar. 

Um dos aspectos mais relevantes em relação a  como usar a nota do Enem para entrar na UnB, é que alguns aspectos de ingresso foram alterados. Desde 2021, a universidade não utiliza mais o SiSU, Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.

Sendo assim, se você deseja uma vaga na UnB, ao invés de usar a sua nota por meio do portal do Sisu como acontece com as outras instituições públicas de ensino, deverá resolver diretamente com a universidade. Basta acessar o site do Cebraspe, como já citado.

No mais, também é possível esclarecer dúvidas nos canais de atendimento da instituição. 

Quais são as notas de corte necessárias para ingressar na UnB?

Parte de entender sobre como usar a nota do Enem para entrar na UnB, precisa saber as maiores e menores notas de corte para ingresso na instituição. Afinal, a pontuação do Enem pode te deixar perto ou longe dos seus sonhos.

Tenha acesso as maiores e menores notas exigidas, veja a seguir:

Como usar a nota do Enem para entrar na UnB? Maiores notas de corte

As notas de corte são baseadas nos anos anteriores de seleção. Porém, dão uma base fundamental de como usar a nota do Enem para entrar na UnB.

Medicina, com 829 pontos;

Engenharia Civil, com 790 pontos;

Engenharia Mecânica, com 784 pontos;

Engenharia Elétrica, com 778 pontos;

Engenharia Mecatrônica, com 776 pontos;

Engenharia de Computação, com 769 pontos;

Odontologia, com 769 pontos;

Direito, com 761 pontos;

Engenharia Química, com 761 pontos;

Direito (noturno), com 757.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Como usar a nota do Enem para entrar na UnB? Menores notas de corte

Alguns cursos são um pouco menos disputados e te dão uma vantagem em relação a pontuação que não precisa ser muito elevada. De qualquer forma, ir bem na prova do Enem pode ser sua única chance de não deixar escapar seu sonho.

Veja a seguir uma base das menores notas de corte para ingresso na UnB por meio do Enem:

Ciências da Natureza (noturno), com 649 pontos;

Agronegócio (integral), com 652 pontos;

Ciências da Natureza (integral), com 652 pontos;

Gestão Ambiental, com 662 pontos;

Gestão de Saúde, com 667 pontos;

Letras (espanhol), com 668 pontos;

Agronegócio (noturno), com 670 pontos;

Pedagogia, com 670 pontos;

Terapia Ocupacional, com 670 pontos;

Serviço Social (noturno), com 672.

Conheça outros meios de estudar com desconto

Como usar a nota do Enem para entrar na UnB não é mais um problema para você., porém é preciso ter tirado uma pontuação significativa no Exame Nacional do Ensino Médio. Se esse não for seu caso, sem problemas. Eu vou te contar um método muito mais fácil e que qualquer pessoa pode participar.

É uma oportunidade imperdível!

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de comprar bolsas de estudos de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta entrar no site, encontrar sua bolsa, gerar sua carta matrícula e pronto! Já pode estudar com desconto.

Temos ainda um canal no Telegram para quem quer receber conteúdo diário!

Quer saber de algum conteúdo estudantil? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Espero que nosso artigo sobre como usar a nota do Enem para entrar na UNB, tenha ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.