Vestibulares

Resultado do vestibular da UERJ 2024: cronograma completo

resultado do vestibular da uerjResultado do vestibular da UERJ
Cronograma do que estudar

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro é a única do estado a não utilizar o Sisu como forma principal de preencher as vagas na sua graduação e adotar processo próprio. Fique por dentro do cronograma com as datas de inscrição, aplicação das provas e resultado do vestibular da UERJ 2024.

Se desejar ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está se preparando para o vestibular, mas ainda tem dúvidas de qual curso fazer? Faça o Raio-X Beduka e veja qual carreira combina mais com você. Corre, é de graça!

Quando sai o resultado do vestibular da UERJ 2024? Cronograma completo

A UERJ é a única universidade carioca que não adotou o Sisu como forma principal de ingresso nos seus cursos. Ela manteve seu vestibular tradicional e usa o Enem apenas para preencher vagas remanescentes.

O cronograma para o ano de 2024 é o seguinte:

  • Inscrições para o vestibular da Uerj 2024: 10/07/2023 a 24/07/2023
  • Divulgação do local de prova e cartão de confirmação: 12/08/2023
  • Aplicação da prova: 03/09/2023
  • Divulgação dos resultados: 14/09/2023
  • Período de matrículas: ainda não sem data definida.

O resultado do vestibular da UERJ e as demais informações sobre a prova, como o local e o gabarito serão divulgadas no site que coordena o processo.

Saiba mais sobre a UERJ

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) é uma das mais importantes instituições de ensino do país. Ela foi considerada a 11ª melhor universidade pelo Ranking da Folha e tem um dos 10 melhores cursos de Direito do Brasil.

Sua história remonta à década de 1930, quando a instituição que serviu de base para ela foi fundada: a Universidade do Distrito Federal. Ao longo da história e por transformações políticas, a UDF foi mudando de nome, até que adotasse o atual em 1975.

Atualmente, a UERJ possui campi em sete municípios do Rio de Janeiro e conta com cerca de 20 mil alunos distribuídos pelos seus 50 cursos de graduação.

Como é o vestibular da UERJ?

Agora você já sabe quando sai o resultado do vestibular da UERJ, mas é preciso entender como ele funciona para se sair bem nele. 

Tradicionalmente, o vestibular da UERJ é feito em duas fases. Na primeira, uma prova de 60 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais é aplicada. A segunda fase possui questões discursivas de Língua Portuguesa e redação, além de provas com questões específicas do curso escolhido pelo participante.

Cronograma de estudos

Contudo, no ano de 2024 haverá apenas um exame com 60 questões e uma redação. Por isso, atenção. Cada questão objetiva tem valor 1,5 ponto e a redação vale 10 pontos.

Quatro questões são interdisciplinares e cada disciplina terá 7 questões específicas. As disciplinas são:

  • Biologia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Língua Estrangeira – Espanhol, Francês e Inglês;
  • Língua Portuguesa/Literatura;
  • Matemática;
  • Química.

Receba o resultado do vestibular da UERJ no seu celular. Entre no canal do Beduka no Telegram e fique atualizado sobre tudo dos processos seletivos das universidades brasileiras.

Estude de graça com o Beduka!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é te fazer chegar à universidade. Além dos artigos que te ajudam nos estudos, temos também um programa importante para você conquistar a vaga no curso dos seus sonhos.

A gente sabe que a concorrência nas faculdades públicas é muito forte. E as faculdades particulares têm mensalidades que nem sempre cabem no nosso bolso.

Por isso, te convidamos a participar do Vale-Bolsa Beduka.

Ele é uma prova de 100 questões de múltipla-escolha, que abre a possibilidade de entrar numa faculdade com um desconto nas mensalidades de 75% a 100%!

O melhor de tudo: você não paga nada para participar!

É mais uma chance de conquistar uma bolsa na universidade, caso você esteja com receio de não ter um bom resultado do vestibular da UERJ e mesmo assim estudar de graça!

Lembre-se que estamos sempre criando conteúdos para te ajudar a ir bem nos estudos. Caso queira saber qualquer coisa, procure por nós!

Se não encontrar o assunto que deseja, acesse o perfil do Beduka no Instagram para nos informar que vamos produzir artigos sobre ele.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.