X

Melhores faculdades de Direito no Paraná

Melhores faculdades de Direito no Paraná

Direito é a ciência responsável pela aplicação e cumprimento das normas jurídicas de um país, como o objetivo de manter um bom relacionamento na sociedade.

O curso de Direito é um dos mais tradicionais e concorridos do país. Se você deseja seguir carreira nessa área, confira quais as melhores faculdades de Direito no Paraná e se destaque no mercado de trabalho. 

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o Simulado Enem do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Direito no Paraná?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Direito no Paraná, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Direito no Paraná

1. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

2. Universidade Estadual de Londrina (UEL)

3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

4. Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

5. Universidade Estadual de Maringá (UEM)

6. Universidade Positivo (UP)

7. Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)

8. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

9. Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

10. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Veja mais detalhes de cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a instituição com concepção de universidade mais antiga do Brasil. É uma instituição pública sediada na cidade de Curitiba e com campus nas cidades de Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

A faculdade de Direito da UFPR também foi fundada em 1912 e o curso é oferecido nos turnos da manhã e da noite. O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja como ganhar bolsas de estudos para estudar direito.

2ª – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior pública localizada em Londrina, há cerca de 390 km de Curitiba. A faculdade é famosa por sua qualidade de ensino, sendo uma das maiores e principais universidades estaduais do Brasil.

O curso de Direito da UEL visa formar um profissional com conhecimento sólido dos elementos e princípios que constituem a experiência jurídica, com instrumental para aplicação dos conhecimentos teóricos à realidade prática e dotado de uma visão lúcida e crítica, universal e científica, voltada para a realização do Direito.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu.

3ª – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Fundada em 1985, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Curitiba. Em 2017, o Times Higher Education (THE) Latin America classificou a PUCPR em 1º lugar entre instituições públicas e privadas do Paraná.

O curso de Direito da PUCPR tem como objetivo formar profissionais com senso crítico aguçado e potencial para transformar a sociedade. Para isso conta com corpo docente altamente qualificado e atuante nas mais diversas carreiras jurídicas e traz disciplinas alinhadas com as constantes mudanças da sociedade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Direito é oferecido em Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.

4ª – Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)

Fundada em 1950, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Curitiba. A faculdade oferta 6 cursos na modalidade bacharelado, além de cursos tecnólogos e especializações. 

O curso de Direito da faculdade recebeu o selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil, o OAB Recomenda e, atualmente, é o que mais aprova bacharéis nos Exames de Ordem no Paraná e um dos sete que mais aprova no Brasil.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja como conseguir bolsas de estudos em direito.

5ª – Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Fundada em 1969, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Maringá, há 425 km de Curitiba. Além disso, possui campus nas cidades de Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.

O curso de Direito da UEM forma profissionais com perfil que tem como eixo central uma consistente formação humanista direcionada para uma próspera carreira profissional. O curso formação generalista, habilitando o aluno a exercer várias profissões jurídicas, tanto a advocacia como a magistratura, o ministério público e o magistério.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Positivo (UP)

Fundada em 1988, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Curitiba. A faculdade oferece 57 cursos de graduação – nas modalidades de bacharelado e Licenciatura -, três doutorados, quatro programas de mestrado.

O curso de Direito da Universidade Positivo é reconhecido pela comunidade jurídica nacional por promover formação de alta qualidade. Alia ensino a intensa atividade de pesquisa, extensão e intercâmbio. Além de excelente infraestrutura, o uso de metodologias inovadoras de aprendizagem contribui para o ensino com ênfase na atuação profissional do futuro advogado.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja como conseguir bolsas de estudos em direito.

7ª – Centro Universitário de Maringá (Unicesumar)

Fundada em 1990, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Maringá, há cerca de 425 km de Curitiba. Além disso, possui campus nas cidades de Londrina, Curitiba e Ponta Grossa.

O curso de Direito da Unicesumar tem a preocupação em desenvolver a formação do seu aluno por meio de uma perspectiva interdisciplinar do Direito, possibilitando capacidade de análise crítica dos problemas sociais da atualidade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni.

8ª – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Fundada em 1998, a UNIOESTE é uma universidade regional multicampi, formada por 5 campi, localizados nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

O profissional formado em Direito pela Unioeste desenvolve competência técnico-científica jurídica, a partir de princípios éticos aplicados aos conhecimentos teóricos, associados à inserção na realidade prática, além de visão crítica e universal, voltada para a realização da Justiça.

A forma de ingresso ocorre através da própria faculdade. Confira!

9ª – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Fundada em 2006, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Jacarezinho, há cerca de 390 km de Curitiba. Além disso, possui campus nas cidades de Bandeirantes e Cornélio Procópio.

O curso de Direito da faculdade tem como princípio assegurar o perfil do graduando, através de uma sólida formação geral, de base humanística, que o levará a desenvolver capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, além de adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais.

O ingresso é feito através do Sisu. Veja como conseguir bolsas de estudos em direito.

10ª – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Fundada em 1969, a UEPG abrange cerca de 22 municípios no Paraná, além de oferecer mais de 40 cursos, entre tecnólogos, bacharéis, licenciaturas e EADs. O curso de Direito da UEPG conta com vários departamentos, como Direito do Estado, Direito das Relações Sociais e Direito Processual.

O ingresso é feito através da própria faculdade. Confira!

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Direito no Paraná? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Faculdades
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.