Fies

Quando sai o resultado do FIES 2019.1?

Quando sai o resultado do FIES 2019Quando sai o resultado do FIES 2019?

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Governo Federal que fornece financiamentos em instituições de ensino superior privadas cadastradas no sistema do programa.

Se você fez a sua inscrição para obter o financiamento estudantil do governo federal, entre os dias 05 e 12 de fevereiro, terá que ter paciência. Alguns dias serão necessários até que o Ministério da Educação (MEC) processe as informações para divulgar os selecionados na edição do primeiro semestre. Mas calma, não terá que esperar muito. Revelaremos aqui quando sai o resultado do FIES 2019.

A previsão é de que sejam oferecidas 100 mil vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) na edição 2019.1 do programa.

Cronograma oficial do FIES 2019.1

  • As inscrições para o FIES 2019.1 abrem em 07 de fevereiro e encerram às 23h59 do dia 14 de fevereiro (horário de Brasília)
  • O resultado do FIES 2019.1 será divulgado em 25 de fevereiro

Quer saber quem pode se inscrever no FIES 2019.1? Descubra aqui.

Como se inscrever no FIES 2019.1?

O estudante interessado em conseguir um financiamento estudantil do governo federal deverá acessar o site do FIES, entre os dias 07 e 14 de fevereiro e informar:

  • CPF
  • Data de nascimento
  • Endereço de e-mail válido
  • CPF dos membros familiares com mais de 14 anos, data de nascimento e renda bruta

Ao inscrever-se no FIES 2019.1 o estudante concorda em conceder o acesso e divulgação das notas obtidas no ENEM e também os dados socioeconômicos informados no cadastro para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Após a conclusão do cadastro, o candidato terá que indicar a primeira opção de curso ou pesquisar por estado/ cidade para descobrir quais os cursos oferecidos e quais são as faculdades que aceitam o FIES 2019.1.

O estudante terá a possibilidade de indicar até três opções de cursos durante o período de inscrições do FIES no primeiro semestre e aguardar até o dia 25 de fevereiro, data que sairá o resultado do FIES 2019.1.

Sobre a seleção do FIES 2019.1

Os estudantes que se inscreverem para obter o financiamento estudantil em 2019 serão classificados em uma ordem decrescente de acordo com a nota obtida no ENEM, dentro do grupo de preferência para o qual eles tenham se cadastrado.

O financiamento estudantil vai ser concedido atendendo a seguinte lista de prioridades:

  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil
  • candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil
  • candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado

Quando sai o resultado do FIES 2019.1?

Os estudantes vão ter acesso ao resultado da seleção no dia 25 de fevereiro. O MEC divulgará a lista dos estudantes pré-selecionados para o financiamento.

No mesmo dia será divulgada a lista de espera e, caso você não tenha sido pré-selecionado no FIES 2019.1, poderá então consultar a sua posição na lista ou ainda se inscrever no P-FIES.

O que fazer depois de ser pré-selecionado no FIES 2019.1?

Os estudantes pré-selecionados terão que complementar sua inscrição no site FIES entre os dias 26 de fevereiro e 07 de março, sob o risco de perder a sua vaga, caso não o faça.

Depois desse prazo, o estudante deverá comparecer à universidade escolhida em no máximo cinco (05) dias úteis para comprovar as informações.

Na sequência, o estudante deverá comparecer no agente financeiro (banco) do contrato em no máximo 10 dias úteis para entregar documentos exigidos e formalizar a contratação do financiamento estudantil.

Principais mudanças no FIES para 2019

  • O edital do programa foi divulgado pelo MEC com algumas alterações para os novos contratos. Dentre as mudanças estão:
  • Fim do prazo de 18 meses de carência, o estudante passa a pagar o financiamento no primeiro mês subsequente ao encerramento dos estudos
  • Ampliação do valor das mensalidades financiadas, agora cursos com valor mensal de até R$ 7 mil podem fazer parte do FIES 2019.1
  • Prazo máximo de 14 anos para o financiamento pelo programa

Temos aqui no Beduka um artigo que explica mais detalhadamente como entrar na faculdade pelo FIES e também algumas dicas de como descobrir a sua vocação.

Sobre o Beduka

Aqui no nosso site você encontra uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de saber endereço, cursos oferecidos e valores de mensalidades em universidades privadas, você também tem a possibilidade de saber a nota de corte da última edição do ProUni.

Além de explicar quando sai o resultado do FIES 2019.1, nós apresentamos os detalhes de diversos programas do governo federal. Saiba mais detalhes sobre quem pode participar do ProUni, descubra a lista de cursos oferecidos pelo Pronatec e também o que é o Enade.

Sempre produzimos alguns conteúdos aqui para ajudar aos estudantes que estão se preparando para o mercado de trabalho e para os diversos processos seletivos, além do ENEM. Com isso, fizemos aqui no nosso blog diversos textos explicando:

Para você que está buscando saber quando sai o resultado do FIES 2019.1 e quiser descobrir novos meios de enriquecer o seu currículo, aproveite para ver também:

Você acabou de conferir todas as informações de quando sai o resultado do FIES 2019 e os detalhes necessários para confirmar o seu financiamento. Aproveite também para revisar algumas regras sobre o uso da crase e da vírgula, ver uma relação com as melhores universidades de Pernambuco, descobrir quem foi John Locke, explicações sobre a primeira lei de Newton e entender o que foi o iluminismo.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador