Química

Entenda o que é a Chuva Ácida, como ela se forma e os danos que ela traz para o planeta

O que é Chuva Ácida?O que é Chuva Ácida?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A chuva ácida é uma das principais consequências da poluição do ar e causa vários danos para o planeta Terra, como a poluição dos solos. Esses temas caem bastante na prova do Enem, por isso leia até o fim o nosso artigo para compreender este fenômeno e se preparar para o exame.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Acesse o Simulado Enem do Beduka e teste seus conhecimentos com questões de edições antigas do exame. É gratuito!

O que é a chuva ácida?

A chuva ácida é qualquer tipo de precipitação que contém altos níveis de ácido sulfúrico, nítrico e nitroso, resultantes de algumas atividades humanas que ocorrem na atmosfera.

Todas as chuvas são ácidas, mesmo em ambientes sem poluição. A combinação de gás carbônico e água presentes na atmosfera produzem ácido carbônico que, embora em pequena quantidade, já torna as chuvas normalmente ácidas.

Porém isso começa a se tornar um problema ambiental quando o seu pH está abaixo de 4,5.

A chuva ácida pode chegar ao solo em forma úmida ou seca, em formato de chuva, neve, neblina, granizo ou até mesmo poeira ácida.

O Beduka também possui outros conteúdos que podem te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Veja aqui qual a importância dos biomas brasileiros, saiba um pouco mais sobre os problemas ambientais causados pelo lixo e faça algumas questões sobre a origem da vida.

Como se forma a chuva ácida?

O dióxido de carbono (CO2) existente na atmosfera faz com que a chuva seja levemente ácida, mesmo em condições naturais. O pH natural da água é 7 e quando em equilíbrio com o CO2 atmosférico é 5,6, ou seja, pouco ácido.

Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida. Esses compostos são liberados na atmosfera através de algumas atividades humanas.

Ao reagirem com as gotas de água da atmosfera, formam o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). Juntos, esses dois ácidos provocam o aumento da acidez da água da chuva.

Aproveite e faça os exercícios sobre chuva ácida!

Quais são as causas da chuva ácida?

A chuva ácida tem como principal causa algumas atividades humanas. A liberação de gases em decorrência da queima de combustíveis fósseis é a principal responsável pela formação das chuvas ácidas.

Dessa forma, o resultado do uso de combustíveis fósseis nos transportes, nas termoelétricas, nas indústrias e outras formas de combustão são as principais fontes do problema.

Elas também podem ser formadas por causas naturais, como na liberação de gases durante a erupção de um vulcão.

Quais são as consequências da chuva ácida?

As chuvas ácidas podem ser transportadas a grandes distâncias na atmosfera, não apenas entre países, mas também de continente para continente. Sua deposição pode ser úmida, caindo no solo como chuva, neve, neblina ou granito, ou deposição seca, em forma de partículas ácidas.

Quando a chuva ácida cai da atmosfera, ou as partículas são lavadas de uma superfície pela chuva, essa água ácida flui através do solo e pode prejudicar plantas e animais selvagens.

Efeito em florestas e matas

a chuva acida afeta as arvores de diversas maneiras

As chuvas ácidas podem fazer com que árvores cresçam mais lentamente ou podem até mesmo matá-las. A mesma quantidade de chuva ácida pode ter mais efeito em algumas áreas do que em outras. Isso porque alguns tipos de solo podem ajudar a neutralizá-la.

Esse tipo de chuva pode afetar as árvores de diversas maneiras:

  • Dissolvendo os nutrientes e minerais do solo;
  • Causando a liberação de substâncias nocivas no solo;
  • Danificando as camadas protetoras das folhas, interrompendo o processo de fotossíntese e inibindo a capacidade da planta de absorver o dióxido de carbono.

A combinação desses efeitos faz com que as árvores fiquem mais frágeis. Isso significa que elas podem ser mais facilmente atacadas por doenças e insetos.

Efeito em rios e lagos

Nos ambientes aquáticos os efeitos da chuva ácida são mais notáveis, pois além da chuva cair diretamente sobre essas áreas, o ácido que passa pela terra também termina nos riachos, lagos e pântanos.

A medida que a acidez de um lago aumenta, a água se torna mais clara e o número de peixes e outros animais aquáticos diminui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Algumas espécies de plantas e animais são mais capazes de sobreviver em águas ácidas do que outras. Camarões de água doce, caracóis e mexilhões são os mais rapidamente afetados pela acidificação, seguidos pelos peixes. A acidez da água pode causar deformidade em peixes jovens e impedir a eclosão adequada dos ovos.

Efeito em edifícios e estátuas

A água, o vento, o gelo e a neve ajudam no processo de erosão, porém, a chuva ácida torna esse processo muito mais rápido. Estátuas, edifícios, veículos, canos e cabos podem ser danificados.

Soluções para a chuva ácida

A principal solução para o problema das chuvas ácidas é diminuir a quantidade de poluentes lançados na atmosfera. Para que isso ocorra, os governos devem se atentar em reduzir as emissões, buscando outras formas de combustível que não produzem tanta poluição.

Outra medida que deveria ser tomada é o investimento em pesquisas de diferentes maneiras de produzir energia, como a energia hidrelétrica, solar, eólica e nuclear, que são consideradas fontes limpas.

Também deve haver um controle maior da poluição gerada pelas empresas, e maiores subsídios do transporte público pelo governo para encorajar as pessoas a usar o transporte público em vez de carros particulares.

Os danos causados pela chuva ácida também podem ser amenizados em rios e lagos, adicionando calcário em pó para neutralizar a água. No entanto, esse processo é caro e seus efeitos são apenas temporários.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de explicar o que é a chuva ácida, já falamos aqui sobre outros assuntos que caem no ENEM e em outros vestibulares. Aprenda um pouco mais sobre química orgânica e inorgânica, veja algumas questões sobre genética e descubra qual a função do núcleo da célula.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Agora que você aprendeu o que é a chuva ácida você também pode acessar outros conteúdos que o Beduka preparou para você e que vão te ajudar a se preparar para o vestibular. Veja a definição de movimento uniforme, descubra como foi a colonização portuguesa no Brasil e veja quais são as funções da linguagem.

Você também pode se preparar com o plano de estudos do Beduka. O plano de estudos gratuito mais completo da internet.

Gostou do nosso texto sobre o que é a chuva ácida? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários