X

Como ser um professor de Educação Física? 4 passos que vão te ajudar

Como ser um professor de Educação Física

O profissional de Educação Física pode atuar em diversas vertentes: escolas, universidades, academias e por aí vai. Mas não basta ter experiência ou praticar um esporte. É preciso ter formação acadêmica. Por isso, vamos te contar como ser um professor de Educação Física.

Neste texto, para você que quer descobrir  como ser professor de educação física, vamos te informar tudo que é preciso saber. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Por que ser um professor de Educação Física?
  2. Selecione e conheça as melhores faculdades
  3. Entenda diferença entre licenciatura e bacharelado
  4. Prepare-se para fazer o Enem ou outro vestibular
  5. Durante faculdade, faça estágio, monitoria e conheça profissionais da área
  6. Consiga uma vaga com o Beduka Bolsas

Você já tem certeza de qual profissão deseja seguir pelo resto da sua vida? O Raio X do Beduka pode te ajudar nisso! Ele utiliza um método reconhecido internacionalmente para te auxiliar nessa descoberta profissional.

Para que saber como ser professor de Educação Física?

Para ser professor é preciso, primeiramente, entrar em uma universidade. 

Sabemos que há um longo caminho para que isso aconteça, mas há formas de torná-lo mais rápido e fácil. Conheça os passos de como ser professor de educação física.

Muita gente ainda tem uma ideia equivocada em relação ao profissional formado nessa área. Acha-se que o mercado de trabalho é pequeno e oferece poucas oportunidades. Mas isso é um engano!

A importância da atividade física vem ganhando cada vez mais destaque na mídia. E não é à toa, o mundo enfrenta um crescimento significativo de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Somado a isso, doenças psicológicas, como ansiedade e depressão, têm atingido um número cada vez maior de pessoas. Certo, mas o que o profissional de Educação Física tem a ver com isso?

Tem a ver porque as atividades físicas são capazes de liberar uma série de substâncias no nosso organismo, como a serotonina (muito conhecida como hormônio da felicidade). Se você souber como ser professor de educação física, poderá ajudar as pessoas que sofrem dos problemas que citamos. 

Saber disso aumentou muito a procura por profissionais formados, ou seja, aqueles que concluíram uma graduação. 

Sendo assim, há uma infinidade de campos de atuação. Veja algum deles:

  • Concursos para a área da educação e da saúde (Secretarias de Saúde e de Educação dos Estados e Municípios);
  • Setor privado (escolas, academias, clínicas e hospitais particulares);
  • Serviço individual e personalizado (personal trainer);
  • Técnico ( treinamento de atletas profissionais e amadores);
  • Empreendedorismo (abrir a própria academia ou escola esportiva);
  • Recreação ( de cruzeiros, hotéis e clubes).

Aprender como ser professor de educação física pode abrir suas portas para todos esses cargos. Agora, vamos ao passo a passo para ser um grande profissional dessa área.

1- Selecione as melhores faculdades

A crescente procura por atividades físicas e a conscientização a respeito de sua importância tem aumentado a sua procura e, consequentemente, sua oferta. Logo, há cada vez mais faculdades que oferecem o curso de Educação Física. 

À medida que aumenta essa oferta, o aluno deve ser mais criterioso e ficar atento à faculdade na qual pretende entrar. Para isso, é bom fazer uma pequena lista com vantagens e desvantagens: localidade, custo-benefício, qualidade, etc.

É muito longe da minha casa? O que as pessoas dizem sobre ela? Aceita a nota do Enem? O valor da mensalidade cabe no meu bolso? São algumas das perguntas que devem ser respondidas. 

Com a lista em mãos e as perguntas (de acordo com sua necessidade individual) respondidas, é hora de se ater ao mais importante: se a faculdade é reconhecida pelo MEC.

É bastante simples fazer essa verificação, basta acessar o site do Ministério da Educação. Assim, você não vai perder tempo e dinheiro em uma faculdade não reconhecida!

Você também pode ver a nota da instituição no site do MEC. De três em três, os alunos de cada curso são submetidos a uma prova (Enade) que avalia a qualidade do ensino superior no Brasil. 

Dessa forma, será possível ter uma noção da qualidade de ensino em cada instituição, o que vai te ajudar muito na hora da decisão. 

2- Entenda a diferença entre licenciatura e bacharelado

Quando você for escolher uma faculdade, vai perceber que há dois termos que precedem as palavras Educação Física: Bacharelado e Licenciatura. E, se você fizer a escolha sem saber diferenciá-los, vai correr o risco de não poder atuar na área de interesse.

Optando pelo bacharelado, o profissional vai estar apto a trabalhar em academias e outros setores privados (como recreação de clubes e cruzeiros), ser personal trainer, empreender e quase tudo que listamos no primeiro tópico. 

Então, qual é o problema? O problema é que essa opção é péssima para você que quer saber como ser professor de educação física, pois o bacharel não pode dar aula em uma escola particular ou prestar concurso para a Educação. Para isso, é preciso ser formado em Licenciatura.

A Licenciatura prepara os profissionais para atuarem como docentes (professores) e também representam uma licença para que façam isso. Então, é bom refletir sobre seus interesses a curto e longo prazo antes de tomar essa decisão. 

3- Prepare-se para fazer o Enem ou outro vestibular

Não basta ter uma lista de boas faculdades e saber como ser professor de educação física, se você não estiver preparado para as provas de vestibular. O Enem é uma delas, e é ele que te dá um número maior de opções: em universidades públicas e particulares.

Por esse motivo, tornou-se uma das principais formas de ingresso no ensino superior. Através dele, você pode se inscrever em diversos programas, como: Prouni, Sisu e Fies.

Sabendo da importância do Enem, fizemos artigos exclusivos para que você entenda melhor e tenha informações mais detalhadas:

Caso você não queira ou não consiga fazer o Enem, é possível fazer os vestibulares das próprias universidades, sejam elas públicas ou particulares. Alguns costumam ser bem mais difíceis que o Enem, é o caso da FUVEST e da UNICAMP.

4- Durante a faculdade, conheça pessoas da área, faça estágio e monitoria

Para se formar, é preciso fazer um estágio obrigatório. Logo, querendo ou não, você vai passar por esse processo. O importante é a forma como você vai agir diante disso.

Muitos fazem apenas por fazer, para cumprir tabela mesmo. Mas esses estão jogando uma boa oportunidade fora. Pois, o estágio obrigatório é a chance perfeita para você praticar todo o conhecimento teórico adquirido na faculdade e iniciar seu networking.

O networking nada mais é que uma rede de contatos, todos ligados ao lado profissional. São pessoas que podem te ajudar bastante futuramente, enviando propostas de emprego, editais e por aí vai.

Além do estágio, é possível tentar uma vaga de monitoria. Cada instituição tem suas particularidades relacionadas ao processo de seleção, mas alguns dos requisitos são: fazer uma prova, já ter cursado a disciplina escolhida para monitoria e ter tido nela uma nota razoavelmente boa.

Sendo aprovado, você vai auxiliar o professor da universidade em todas as atividades relacionadas a sala de aula. E o melhor, vai poder colocar isso no seu currículo!

Fique atento aos anos que você passar na faculdade, eles podem te ajudar em diversos sentidos, não só com um diploma. E como ser professor de educação física está diretamente ligado a enxergar as oportunidades que surgem durante  esse período.

Consiga uma vaga com o Beduka Bolsas

Eu sei que você chegou até aqui querendo saber como ser professor de educação física e, agora, já tem todos os passos. Porém, também sabemos o quanto é penoso fazer provas de vestibulares, fora a ansiedade.

Por isso, o Beduka preparou uma oportunidade imperdível para você! Sem provas e totalmente desvinculada do Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você pode comprar bolsas de 70% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Espero que nosso artigo, sobre como ser professor de educação física, tenha te ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Profissões
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.