Profissões

5 profissões mais perigosas do Brasil

5 profissões mais perigosas do Brasil5 profissões mais perigosas do Brasil

Se você tem dúvidas em relação à carreira que deseja seguir, leia nosso artigo sobre as profissões mais perigosas do Brasil. Se você gosta de perigo e de sentir adrenalina quem sabe não escolhe uma delas? Mas se não gosta, é bom evitá-las.

Já explicamos aqui as atividades profissionais de diversos setores, mas desta vez o nosso objetivo é trazer uma lista bastante curiosa e, que pode te ajudar a definir qual carreira seguir. Confira a seguir uma relação das cinco profissões mais perigosas do Brasil.

Ainda não se decidiu sobre qual carreira seguir ou está pretendendo mudar de profissão? Leia este texto antes de tomar qualquer decisão! É sempre essencial buscar a maior quantidade de informações que puder antes de decidir o futuro.

Às vezes, temos idealizações em nossas mentes de que tudo será lindo e perfeito. Isso até nos depararmos com algumas verdades nuas e cruas. Será que você sabe tudo que engloba a profissão que escolheu?

As pessoas que costumam optar pelas profissões mais perigosas do Brasil podem ser classificadas em três grupos:

  • as que entendem os riscos, mas amam a profissão mesmo assim
  • as que não têm escolha e precisam do emprego
  • as que não tinham noção de que havia perigos

Você sabia que, de acordo com um estudo feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), ao menos 2,3 milhões de pessoas morrem todos os anos e outras 300 milhões acabam feridas devido aos acidentes de trabalho?

É uma situação mais séria do que parece. Por isso decidimos organizar a lista abaixo com as profissões mais perigosas do Brasil. O critério utilizado foi a sua menção contínua em diversas listas de profissões perigosas no país.

As profissões listadas a seguir estão presentes devido aos riscos relacionados a acidentes, contaminações ou outras condições que possam colocar a vida humana em perigo.

Você sabe quais são as profissões mais valorizadas atualmente? Veja também a lista dos melhores salários do Brasil.

Cinco profissões mais perigosas do Brasil

Profissional na área da saúde – Sim, uma das áreas mais disputadas em vestibulares tem algumas das profissões mais perigosa do Brasil! Se você pretende cursar radiologia, medicina, odontologia ou enfermagem, considere bem todos os possíveis obstáculos.

Os riscos das profissões na área da saúde estão relacionados à contaminação por doenças, vírus ou bactérias, exposição à radiação e até a fadiga excessiva devido a longos períodos de trabalho.

Minerador – Tanto o minerador em si quanto os profissionais de geologia e engenharia de minas podem sofrer riscos no trabalho. Isso porque, em alguns casos, eles ficam expostos a ambientes extremamente suscetíveis a acidentes, além do ar carregado de metais pesados que pode resultar em contaminação.

O minerador é o que sofre mais riscos, pois, geralmente, ele não recebe os equipamentos de segurança necessários, assim como as condições de trabalho são bem melindrosas e instáveis.

Eletricista – Se você tem interesse em algum curso técnico em elétrica ou graduação em engenharia de energia e engenharia elétrica, é melhor considerar todas as variáveis antes, pois essas são profissões com grandes riscos de acidente no trabalho.

Os perigos são ainda maiores se o profissional trabalha em locais distantes, de difícil acesso ou em alturas elevadas. A ação direta com cabeamento e fios de alta tensão também aumenta ainda mais as ameaças.

Profissional da construção civil – Os engenheiros civis, pedreiros, arquitetos, técnicos de segurança do trabalho, entre outros, devem ficar sempre atentos aos seus arredores, pois podem estar diante de condições perigosas envolvendo grandes alturas, poeira, ruídos excessivos, desabamentos, choques, etc.

A utilização de equipamentos é essencial para a segurança do trabalhador. Saber como cada ferramenta funciona também deveria ser obrigatório, para que elas não sejam utilizadas de maneira errada.

Agricultor – É verdade que agronomia, engenharia de alimentos e engenharia agronômica são cursos que cresceram muito nos últimos anos, devido à demanda e ao salário. No entanto, os profissionais dessa área devem tomar um cuidado especial.

Trabalhadores destas áreas podem ser expostos a agrotóxicos e outras substâncias químicas, assim como estão sujeitos a sofrerem algum acidente relacionado aos grandes maquinários utilizados na terra.

Estas hoje são as profissões mais perigosas do Brasil. Aqui no Beduka já ensinamos como descobrir a sua vocação para escolher o curso certo.

Além disso, também detalhamos as atividades de algumas profissões:

Está querendo seguir alguma das carreiras presentes na lista das profissões mais perigosas do Brasil? Não se assuste. Você não precisa desistir, apenas seguir todas as regras de segurança e ser um profissional responsável.

O Beduka é um buscador gratuito de faculdades e cursos, públicos e privados. Em nosso site você encontra uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de entender quais são as profissões mais perigosas do Brasil, você pode aproveitar para ver algumas listas que separamos aqui:

Conheça o canal Beduka Profissões no Youtube e veja os vídeos especiais que preparamos para você!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador