ProUni

Quem pode participar do ProUni?

Quem pode participar do ProUni?Quem pode participar do ProUni?

O Programa Universidade Para Todos concede bolsas integrais e parciais em instituições privadas. Ficou interessado? Leia nosso artigo e saiba quais os requisitos para participar do Prouni.

O ProUni (Programa Universidade Para Todos) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004 e tem como objetivo oferecer bolsas de estudos parciais ou integrais em instituições de ensino superior particulares para pessoas de baixa renda. Quem pode participar do ProUni? Detalharemos aqui todas as exigências.

Em uma entrevista ao site Terra, Sólon Caldas, diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), afirmou que o objetivo do ProUni foi conquistado, pois há uma entrada maior de jovens de baixa renda nas faculdades e universidades do Brasil.

Estude com o Simulado para o Enem do Beduka. É gratuito! Confira também o Plano de Estudos.

Como é o processo do ProUni?

No texto Como funciona o ProUni explicamos que existem dois processos de seleção: regular e remanescente. Eles ocorrem duas vezes ao ano, normalmente no início dos semestres letivos universitários. Os critérios de seleção são baseados de acordo com a concorrência nos cursos escolhidos, a renda familiar per capita e a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os estudantes selecionados podem receber bolsas de estudo de até 100% durante o curso inteiro.

A inscrição no ProUni é totalmente gratuita e online. Ao longo do processo de seleção, o candidato escolhe até duas opções de curso e acompanha diariamente a evolução da nota de corte.

Se, ao longo do processo de seleção do ProUni, o estudante perceber que a nota obtida no ENEM não o classifica para o curso escolhido, ele poderá alterar as suas escolhas para uma outra área ou faculdade que esteja dentro da sua pontuação. Ao final do processo seletivo, se a nota não for suficiente para conquistar uma bolsa, o estudante ficará na lista de espera.

A lista de espera do ProUni serve para classificar os candidatos que não entraram na nota de corte do curso escolhido e aguardam pela efetivação ou não daqueles que foram selecionados. A cada desistência ou falha de comprovação dos documentos, um novo candidato é chamado.

Quais as exigências para participar do ProUni?

Para participar do ProUni, uma série de passos precisa ser seguida. O primeiro critério é ter participado do ENEM e obtido nota superior a 450 pontos e não ter zerado na prova de redação. Feito isso, o estudante precisa se encaixar no critério socioeconômico requerido. Ou seja, tem que comprovar a baixa renda por meio da renda familiar bruta por cabeça.

Para calcular a renda familiar, você primeiro soma a renda de todos os moradores da mesma casa e depois divide esse valor total pela quantidade dessas pessoas.

Se o valor resultante for menor do que 1,5 salário mínimo, você consegue se candidatar para bolsas integrais (100% de desconto). Se o valor ficar entre 1,5 e 3 salários mínimos, você somente concorrerá às bolsas parciais (50% de desconto).

Lembre-se que o critério socioeconômico é eliminatório. Se você não se encaixar nesse critério, não estará apto a se candidatar às bolsas de estudo do ProUni.

Agora, se a sua renda familiar estiver dentro do perfil exigido e você conseguiu uma boa nota no ENEM, fique atento aos requisitos abaixo para poder participar do ProUni.

Quem pode participar do ProUni?

quem pode participar do prouni

Ensino Médio completo em Escola Pública – Você precisa ter realizado todo o Ensino Médio em uma escola pública ou ter cursado uma escola particular com bolsa de estudos integral.

Se você passou parte deste período em escola pública e parte como bolsista integral em escola privada, também se encaixa nesta categoria.

Professor(a) da rede pública – Apenas neste caso em específico você não precisa comprovar a renda per capita familiar. A inscrição nesta categoria só poderá ser feita para cursos de licenciatura como História, Geografia, Letras, Matemática, Química, Pedagogia etc.

Você precisa ser um professor efetivo da rede pública e seu nome tem de constar no quadro atual de funcionários da escola.

Necessidades especiais – Pessoas que possuem alguma necessidade especial precisam levar os laudos médicos que comprovam a condição física ou mental quando forem realizar a matrícula.

Além de terem que atender aos critérios socioeconômicos e estarem encaixados em uma das categorias acima, os candidatos também precisarão ter, no mínimo, 450 pontos na prova do Enem. Além disso, a redação não poderá ser zerada.

Já sabe quem pode participar do ProUni? Aproveite e veja nosso especial sobre o que estudar para o ENEM, livros recomendados e palavras que enriquecem uma redação. Estes materiais que preparamos vão te ajudar a passar no ENEM e conquistar uma boa nota para alcançar a bolsa de estudo no curso desejado.

Quais documentos preciso para participar do ProUni?

No ato da inscrição, o estudante só precisará do CPF, nome completo, data de nascimento e endereço. Depois, caso seja selecionado, uma série de documentos pode ser exigida pela instituição de ensino. Tais como:

  • CPF
  • RG/ CNH
  • Certidão de nascimento
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de rendimento (candidato e familiares)
  • Comprovante de conclusão do Ensino Médio

Outros documentos podem ser exigidos para os casos específicos de deficientes e professores.

Posso usar ProUni e FIES juntos?

O estudante que conquistar uma bolsa de estudo de 50% no ProUni pode avaliar as condições de contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Este programa do Governo Federal concede uma série de benefícios para financiamento das mensalidades.

As regras do FIES mudaram em 2018 e estão detalhadas neste artigo que preparamos para você.

Encontre aqui no Beduka uma relação completa de todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC) e informações como endereços, avaliações e valores das mensalidades.

Você está dentro do perfil de quem pode participar do ProUni? Vai fazer o ENEM 2018? Como estão os estudos para o exame deste ano? Conta pra gente através dos comentários.

Siga nossa página no Facebook, lá temos diversas dicas e novidades para você.

Você acabou de ler nosso artigo explicativo sobre quem pode participar do ProUni, veja também:

Aproveite e curta nossa página no Facebook e receba novas atualizações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador