Dicas

Qual a melhor maneira de estudar História? 8 dicas para aprender!

Qual a melhor maneira de estudar História? 8 dicas para aprender!Qual a melhor maneira de estudar História? 8 dicas para aprender!
Sala do Saber - melhor cursinho online

A História é um tanto interessante, porque aconteceu antes de nós, continuará acontecendo e hoje nós estamos no meio dela. Ela está presente em todos os lugares e tempos, e isso inclui a sua prova de vestibular! Então, vamos te mostrar 8 dicas sobre qual a melhor maneira de estudar História!

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Por que é importante estudar História?
  2. As 8 dicas imperdíveis para estudar História da melhor forma!
  3. As 5 dicas teóricas para organização.
  4. As 3 dicas práticas para pôr a mão na massa.
  5. Afinal, qual é a melhor maneira de estudar História?

Por que é importante estudar História?

Como nós dissemos na introdução, a história é um fenômeno que existe desde a origem do ser humano. Nós criamos e organizamos essa disciplina para estudar até mesmo as coisas que vieram antes de nós (e da própria história)!

Ficou confuso? Calma, nós só estamos querendo te mostrar que ela sempre esteve presente na formação dos seres humanos.

É ela quem analisa como chegamos até aqui, o que houve com os povos ao redor do mundo, nos relembra acontecimentos bons e maus…

Enfim, conhecer bem a história é uma maneira de nós nos aperfeiçoarmos enquanto gente! Alimentar-se desse conhecimento nos ajuda a tomar boas decisões e entender o contexto da nossa realidade.

É verdade que há o lado mais prático da coisa: a História é uma disciplina chave para os vestibulares, porque se relaciona com todas as outras. Então, também é preciso conhecê-la se queremos alcançar o sonho de entrar em uma universidade!

8 Dicas de como estudar História da melhor maneira!

Estudar história é para qualquer pessoa: os de humanas, os de exatas, os de biológicas e até quem não é vestibulando! Você já entendeu a importância dela, então só precisa saber como estudá-la da melhor forma.

Os 3 pontos de partida para começar a pesquisar qualquer assunto são:

  • Entender do que se trata o seu objeto de estudo;
  • Refletir sobre como é o seu processo de aprendizagem;
  • Ter interesse, objetivo, prazo, organização e dedicação.

Uma vez que você tem todos esses elementos, podemos usar algumas dicas para facilitar a aprendizagem e fazê-la acontecer da melhor maneira possível!

Por isso, veja 8 dicas para estudar História do melhor modo. 

Elas estão dividas em 3 dicas práticas e 5 de organização!

Dicas Teóricas: para organização e entendimento

#1 Saiba por onde começar a estudar… e continue!

A história é uma das primeiras matérias da educação básica. Desde os nossos 6 anos de idade, a gente aprende a ler, contar e …. ouvir histórias! É tanta coisa que a gente aprende, desde fatos nacionais até internacionais. 

Diante disso, umas das primeiras dúvidas dos estudantes é: por onde começo a estudar história?

Pensando nisso, nós já escrevemos um artigo contando os assuntos de História que mais caem no Enem.

Depois você acessa esse artigo e confere tópico por tópico. Agora, nós já vamos te adiantar alguns tópicos. Eles estão escritos na ordem que sugerimos estudar. Assim, você já sabe por onde começar e como seguir:

É claro que você também precisa ficar de olho no Edital do Enem. Assim, pode checar todas as habilidades que ele cobra nessa disciplina!

#2 Pé no passado, olhos no presente!

Mesmo sem ter estudado todos os conteúdos, você já deve ter notado que os acontecimentos históricos são cíclicos. 

É sempre assim: surge uma ordem social, o povo se revolta, há um período de caos e depois uma nova ordem. Depois, tudo se repete. (Mas não se engane, cada uma dessas ordens e revoluções têm motivos, características e consequências próprias).

O importante é conseguir fazer associações, porque elas nos ajudam a lembrar melhor do passado e analisar o presente. Claro, cada um dentro das suas particularidades.

Veja só: atualmente, temos tido uma onda de governos mais totalitários. Isso já aconteceu várias vezes na época do bloco socialista e do nazismo! Uma coisa nos ajuda a lembrar da outra, além de nos dar pistas de como podemos nos posicionar diante disso.

#3 Estilo militar: organização e disciplina

Calma, não é pra sair batendo continência por aí! 

É só uma brincadeira para você se lembrar de que, diante de tanto conteúdo, é preciso ser um verdadeiro guerreiro ao manter o foco e dedicação!

Nós só conseguimos isso se vier acompanhado de organização e disciplina. 

Por isso, o Beduka elaborou um Plano de Estudos totalmente gratuito! Agora você tem um guia que te ajuda a estudar todas as matérias e se organizar com um cronograma ao longo do tempo.

#4 O clássico não falha!

Você já deve estar cansado de ouvir falar em interdisciplinaridade e interpretação de texto. Mas a dica clássica não falha!

As provas de Humanas têm muitos textos que ajudam na resposta. Isso não significa que você pode parar de estudar… significa que algumas palavras do texto podem ser um gatilho mental para te ajudar a lembrar da resposta!

Além disso, o Enem é uma prova que avalia competências. Isso significa que ele não quer só informações soltas, mas que o aluno saiba refletir sobre quando usar cada conhecimento.

Então, muitas questões podem parecer que são de Sociologia ou Filosofia misturadas com História. Isso porque a história é a base das ciências humanas, é por meio dela que aprendemos o contexto que as correntes sociológicas e filosóficas estudam.

#5 Nunca tenha vergonha de errar, sempre busque consertar!

É comum que os estudantes errem algumas coisas por falta de atenção e até mesmo por não ter uma boa base. O problema é que alguns alunos se sentem envergonhados em pedir uma explicação, dizer que não entendeu, pedir para repetir, etc.

Não faça isso! É melhor enfrentar a vergonha do que deixar a explicação passar. Ela pode custar a sua aprovação…

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Muitos acontecimentos históricos são causados pelas consequências de outros fatos anteriores. E as provas de história adoram pedir que relacionamos esses eventos!

Imagine só: você sabe tudo sobre o Renascimento, mas deixou de tirar sua dúvida sobre a revolução francesa. Aí a questão pede justamente para explicar como foi que uma coisa levou a outra. 

E agora?…

Ainda bem que essa situação foi apenas inventada e, agora, você pode evitar que ela aconteça no futuro!

Dicas práticas: para pôr a mão na massa!

#6 Aprenda mesmo no lazer, e tome cuidado!

Quem é que nunca ouviu um amigo comentar, durante a aula de história, que já viu um filme sobre “isso”?

A história sempre foi inspiração para os clássicos do cinema e da netflix. Mas é muito importante você saber diferenciar o que é ficção, drama, ideologia e entretenimento do que é a verdadeira história!

Não faz mal algum você assistir um filme e se lembrar de uma matéria, pelo contrário! É ótimo estudar o assunto e assistir um curta, porque você pode ir fazendo as correções mentalmente e ajudar a fixar o conteúdo!

Além disso, é sempre bom visitar museus, praças, exposições, e assistir documentários acadêmicos. Eles são uma forma de absorver conhecimento de uma jeito mais leve!

Alguns dos filmes mais indicados são:

  • 10.000 a.C. (sobre a pré-história);
  • 300 (Sobre a Grécia Antiga);
  • O Patriota (sobre a independência dos EUA);
  • Arquitetura da destruição (sobre o nazismo);
  • Pearl Harbor (sobre o fim da 2° Guerra);
  • First They Killed My Father (Sobre o regime Comunista).

#7 Malhar o cérebro: exercício e treino!

Diante de tanta informação, o que fazer para lembrar?

A solução é uma só: treinar, treinar, treinar…

O cérebro é um músculo e, como qualquer outro, ele só “cresce” se houver um estímulo contínuo!

Se você fizer as provas antigas do Enem ou do vestibular escolhido, poderá simular seu desempenho e saber quais conteúdos já caíram. 

É claro que as próximas provas não serão exatamente iguais, mas fazer exercícios te ajuda a memorizar, ver o estilo, a profundidade e identificar possíveis dúvidas!

  • Aqui no site do Beduka temos uma aba sobre exercícios de várias matérias! Além disso, é só fazer o nosso Simulado ENEM gratuito! Ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser.

#8 Faça mapas mentais e resumos do jeito certo!

Estudar história não é decorar datas e acontecimentos. É criar uma narrativa organizada na cabeça, como se fosse o enredo de um livro. 

Ela é um fio que conduz a vida humana por diferentes épocas, como um filme que mostra o crescimento de alguém, da infância aos dias atuais.

E isso tem tudo a ver com os resumos!

Às vezes, por causa do tempo ou da memória, é bom ter um resumo à mão para dar aquela conferidinha.

O segredo está aqui: quando nós mesmos escrevemos um mapa mental, o cérebro tende a guardar melhor a informação. Além disso, precisamos ter um bom entendimento e noção do assunto para conseguir passar o turbilhão de pensamentos para o papel!

Assim, fazer resumos nos ajuda a sermos precisos e a criar esse fio condutor que falamos acima. 

Afinal, qual é a melhor maneira de estudar História?

A melhor maneira de estudar História é aquela que se adequa ao seu processo de aprendizagem!

Existem métodos e dicas que realmente facilitam a aprendizagem, e nós te mostraremos quais são… Porém, é preciso que o estudante entenda qual dessas técnicas tem mais a ver com o seu tipo de aprendizagem, que é único.

Depois que você entende como é que o seu cérebro funciona e absorve conhecimento, fica mais fácil escolher qual dica de estudo priorizar!

Faça você mesmo um exercício de autoconhecimento e se pergunte:

  • Eu tenho mais facilidade em memorizar quando falo ou escrevo?
  • Eu absorvo melhor o conteúdo quando leio, assisto ou ouço?
  • Pensando nas matérias de exatas que eu já aprendi e ainda lembro, qual foi o método que usei?

Agora que você já leu as dicas que trouxemos sobre as melhores maneiras de estudar História, já consegue escolher as mais adequadas para aplicar!

Gostou do nosso artigo sobre qual a melhor maneira de estudar História? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • Obrigada pela ajuda, meu ensino foi defasado e hj com 28 anos me sinto perdida em todas as matérias, com seu material com certeza irei me nortear!