Sisu

Mudança na lista de espera do SISU 2019 – Confira os detalhes

mudança na lista de espera do SISU 2019Mudança na lista de espera do SISU 2019

A lista de espera do Sistema de Seleção Unificada passou por algumas mudanças. Confira quais são elas abaixo para que não tenha dúvidas na hora de concorrer a uma vaga na faculdade desejada.

Confira abaixo a mudança na lista de espera do SISU 2019, pois algumas novidades foram divulgadas. Houve mudanças em relação ao ano anterior.

Você está interessado(a) em concorrer a uma vaga nas universidades? Então se inscreva entre os dias 22 a 25 de janeiro de 2019. Essa inscrição acontece pela internet mesmo, caso você tenha realizado o ENEM 2018 e tenha obtido nota acima de zero na redação.

Como ver a nota do ENEM 2018?

Como já se sabe, cada candidato pode escolher até duas opções de vaga, havendo ordem de preferência das instituições de educação superior participantes do SISU 2019, como também do local de oferta, curso, turno e a modalidade de concorrência, envolvendo ou não as cotas.

O divulgação do resultado do SISU 2019 será no dia 28 de janeiro.

Contudo, as matrículas ou registros acadêmicos de cada candidato selecionado deverão ser feitas nas próprias instituições onde se inscreveram e nas quais foram selecionados. Isso se dará na chamada regular que será entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 2019.

Os que forem escolhidos devem observar, também, os dias, horários e locais de atendimento definidos em cada instituição que possui seu próprio edital.

Simulador de nota de corte do SISU 2019 – Saiba onde você tem maiores chances!

Mudança na lista de espera do SISU 2019

Como era em 2018 e como será em 2019?

Até 2018, aquele que quisesse uma vaga no ensino superior tinha a possibilidade de escolher duas opções de curso. Isso permanece. Também contava com a desistência da segunda opção de curso para ficar na lista de espera somente da primeira opção, mas neste caso houve mudanças.

Agora NÃO é mais desse jeito.

Com a mudança na lista de espera do SISU 2019, haverá uma chamada regular e se o candidato for selecionado em alguma das duas opções do curso, seja a primeira ou a segunda, não poderá participar da lista de espera.

Por exemplo, de acordo com essa mudança na lista de espera do SISU 2019, se você marcou como primeira opção o curso de Medicina e como segunda opção o de Enfermagem. Caso passe em Enfermagem, não poderá ficar na lista de espera de Medicina.

Caso você não seja selecionado(a), poderá ficar na lista de espera, porém apenas em uma das suas opções de curso escolhidas.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), essa mudança na lista de espera tem o intuito de permitir “maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu.”

Entrando em vigor essa mudança na lista de espera do SISU 2019, espera-se o tempo de convocação das listas de espera seja reduzido. Assim, todos os estudantes estarão matriculados antes do período letivo.

De acordo com a pasta, essas mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Consulte mais informações na página do MEC. Lá você encontra o edital com essas mudanças na lista de espera do SISU 2019, com o cronograma e com as regras: http://sisu.mec.gov.br/

Serão 130 instituições públicas de ensino superior com vagas disponíveis para os alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Saiba mais informações sobre cursos, faculdades e vestibulares no blog do Beduka! Deixe o seu feedback, gostou de saber sobre a mudança na lista de espera do SISU 2019?

Ah, e siga o Beduka também no Facebook e no Instagram.

Ele é um buscador de faculdades. Nunca foi tão fácil saber onde fazer o curso dos sonhos. Saiba qual é a melhor faculdade para você em Beduka.com

Veja também:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

3 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador