Sisu

Simulador de nota de corte para o SISU 2019

O Beduka preparou um simulador de nota de corte para que você saiba se a sua nota é suficiente para passar no curso escolhido, ou não. Veja como o simulador funciona abaixo!

O que fazer quando já souber sua nota no ENEM 2018? Use o simulador de nota de corte para o SISU 2019 do Beduka. Por ele você tem uma prévia da sua aprovação ou não nas faculdades.

Com sua nota em mãos será possível descobrir em qual faculdade pública você pode ingressar. Isso se dá por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada), que é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

Aqui no Beduka, comparamos a sua nota do ENEM com as notas de corte do SISU do primeiro semestre de 2018. Nosso simulador irá considerar as últimas notas de corte que as universidades utilizaram no SISU, assim você poderá antecipar várias situações e já conhecer quais faculdades conseguiria ingressar.

Continue lendo para entender um pouco mais sobre as notas de corte, sobre o SISU e sobre o simulador de nota de corte para o SISU 2019 do Beduka.

Entendendo melhor o que é o SISU e o que são notas de corte

Você sabe o que é o SISU? Se fez o ENEM 2018 você poderá usar sua nota para se inscrever no SISU 2019.1 (primeiro semestre de 2019). Esta mesma nota também poderá ser usada no SISU 2019.2.

O que é o SISU?

O Sisu é um programa do Governo Federal. Por ele são selecionados estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior. Não é isto o que você mais quer? Estudar em uma universidade pública?

Essa seleção por meio do SISU acontece duas vezes por ano: no primeiro (SISU 2019.1) e no segundo semestres (SISU 2019.2).

Para se candidatar às vagas, você precisa acessar o site do Sisu, informar o seu número de inscrição no Enem e escolher até dois cursos em universidades públicas. Escolha por ordem de preferência.

Sobre as notas de corte para o SISU 2019

Você sabe o que é a nota de corte? É a menor nota tirada por alguém e que ainda assim conseguiu entrar no curso desejado. Logo, se sua nota for maior que a nota de corte, muitíssimo provavelmente você também será aprovado.

O que faz uma nota de corte ser alta ou baixa é o desempenho dos candidatos disputando a mesma vaga. Por isso ela varia de acordo com o curso, turno, universidade, campus e ainda com a modalidade de concorrência, que engloba cotas ou geral.

Se a pontuação dos concorrentes for maior, a nota de corte também será.

Aumentando suas chances

Durante o período de inscrição, o Sisu fará o cálculo da nota de corte para cada curso uma vez por dia, ou seja, o MEC faz uma atualização com as notas de corte de cada curso. Esse cálculo é baseado no número de vagas disponíveis e também nas notas dos candidatos inscritos.

Essa é a forma de aumentar(e muito!) suas chances de conseguir uma vaga no Sisu:

Enquanto durar a inscrição você tem liberdade para modificar suas opções de curso, quantas vezes quiser. Monitore as notas de corte enquanto o processo seletivo ainda está acontecendo.

Se você perceber que não terá nota suficientemente alta para o curso que escolheu, poderá mudar para um outro curso com menor nota de corte. O Sisu considera somente a última inscrição concluída.

Use o Simulador de nota de corte para o SISU 2019

Por tudo o que foi dito é muito importante você consultar suas possibilidades por meio do nosso simulador de nota de corte para o SISU 2019 e não perder a possibilidade de estudar em alguma Universidade Federal ou Estadual.

Para conseguir entrar em alguma instituição pública por meio do SISU é ideal ter uma nota aproximada de 700 pontos. É possível conseguir com menos do que isso, mas trata-se de cursos menos disputados e ainda assim, contando com a nota baixa dos concorrentes.

Por outro lado, uma pontuação acima de 800 garante entrada na maioria das vagas – inclusive em algumas de Medicina.

Em 2019, o Sisu distribuirá mais de 300 mil vagas em cursos em todas as áreas do conhecimento. O número parece grande, mas não é suficiente para atender aos milhões de inscritos todos os anos.

As notas de corte somente são divulgadas depois que o processo seletivo termina. Mas com o nosso simulador de nota de corte, você já poderá antecipar o que te aguarda baseando-se nas notas de corte do primeiro semestre de 2018.

Preencha o simulador de nota de corte para o SISU 2019 com a sua nota média do ENEM e descubra em quais cursos você teria sido aprovado caso estivesse tentando ingressar na faculdade no primeiro semestre de 2018.

As notas de corte não se repetem, mas por meio delas você tem um indicativo muito próximo do real daquilo que te espera em 2019. Por elas também fica claro qual é o nível de conhecimento necessário para entrar em determinados cursos.

Lista de espera SISU 2019

Não foi chamado ainda? Calma! Se você ficou com uma boa classificação, bem próximo de ser selecionado, basta ter paciência. Ainda existem grandes chances de você ser chamado.

Isto acontece porque muitos candidatos se inscrevem no programa, mas acabam desistindo ou optando por outro curso. Sendo assim, os candidatos que se encontram em lista de espera SISU 2019 para primeira classificação do programa são convocados até que as vagas sejam preenchidas.

O Beduka é um buscador gratuito de universidades e cursos, privados e públicos, que exibe uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo MEC.

Gostou do nosso conteúdo sobre as melhores faculdades de administração do Brasil? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Veja também:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador