X

Veja os assuntos que mais caem na FUVEST! Artigo COMPLETO e dicas para gabaritar a prova de 2024!

Assuntos que mais caem na Fuvest

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) organiza uma das provas mais temidas para ingressar em uma das melhores universidades do país: a Universidade de São Paulo (USP). Mas fique tranquilo! Em nosso artigo sobre os assuntos que mais caem na prova da FUVEST, você é quem será temido!

Porque uma das principais diferenças entre quem se classifica e quem fica de fora é dominar o conteúdo, de maneira otimizada. Isso significa dar atenção aos assuntos que mais se repetem nas edições, conhecendo o padrão de cobrança.

Então vamos desvendar quais são os temas de cada matéria que mais caem na FUVEST para turbinar os seus estudos.

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

O que mais cai na Fuvest?

Estes são os 9 assuntos que mais caem na Fuvest:

  1. Obras de literatura obrigatórias*
  2. Interpretação de textos
  3. Geometria plana, analítica, sólida e Trigonometria
  4. Geografia do Brasil e Mundial, principalmente questões ambientais
  5. História do Brasil, foco em contemporânea
  6. Química geral
  7. Física mecânica, óptica e eletricidade
  8. Biologia do corpo humano e reinos dos seres vivos
  9. Interpretação de Língua Estrangeira

Ao longo deste artigo, vamos detalhar o que mais cai de cada matéria.

*Poemas Escolhidos de Gregório de Matos, Quincas Borba, Claro Enigma, Angústia, A Relíquia, Mayombe, Campo Geral, Romanceiro da Inconfidência, Nove Noites.

Informações gerais sobre a prova da Fuvest

A famosa prova da Fuvest é composta por duas etapas: uma de conhecimentos gerais, que serve como um funil para separar os potenciais alunos; e outra de matérias específicas de acordo com o curso escolhido pelo vestibulando, para ver se ele tem afinidade com a área e o seu nível de profundidade acadêmica. Confira:

Primeira Etapa da Fuvest

Diferentemente do Enem, que apresenta uma matriz mais restrita de competências, habilidades e conteúdos que podem ser cobrados, a da Fuvest é bastante extensa. Grosso modo, podemos dizer que a Fuvest se propõe a cobrar praticamente tudo o que é estudado no ensino médio”, ressalta a professora Ana Paula Dibbern, do cursinho Maximize.

  • Quantidade de questões: 90
  • Tipo de questão: múltipla escolha (fechada)
  • Duração da prova: 5 horas
  • Matérias cobradas: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Literatura e Química
  • Caráter: Eliminatório e classificatório

Para não ser eliminado é preciso obter no mínimo 30% dos acertos, ou seja, 27 questões corretas.

Segunda Etapa da Fuvest

Quantidade de questões e matérias cobradas: 

  • 1° dia: 10 questões de português, redação (50 pontos para português e 50 pontos para redação, totalizando 100)
  • 2° dia: 12 questões de duas, três ou quatro disciplinas, de acordo com a carreira escolhida (100 pontos)
  • Para algumas carreiras, há prova de Habilidades Específicas. (100 pontos e mínimo de 50% para qualificação)
  • Tipo de questão: dissertativa (aberta)
  • Duração da prova: 2 dias de prova, 4 horas por dia
  • Caráter: Eliminatório e classificatório

Provas de Habilidades Específicas

  • Artes Visuais (Carreira 125): 04/01/2024 (quinta-feira)
  • Música – ECA São Paulo (Carreira 205): 11/12 a 14/12/2023 (segunda a quinta)
  • Música – Ribeirão Preto (Carreira 206): 03/01 a 06/01/2024 (quarta a sábado)
  • Artes Cênicas (Carreira 115): 08/01 a 11/01/2024 (segunda a quinta)

Calendário Fuvest 2024

  • Período de solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição: entre 12h de 15 de maio até as 12h do dia 14 de julho de 2023
  • Divulgação do Manual do Candidato (Guias do vestibular 2024): 16 de agosto de 2023
  • Período de inscrição: 17 de agosto a 06 de outubro de 2023
  • Divulgação dos locais de prova da 1ª fase: 03 de novembro de 2023
  • Prova da 1ª fase: 19 de novembro de 2023
  • Divulgação da lista de convocados e locais de prova da 2ª fase: 01 de dezembro de 2023
  • Provas da 2ª fase: 17 e 18 de dezembro de 2023
  • Divulgação do resultado: 22 de janeiro de 2024

Para saber quais disciplinas serão cobradas na prova da segunda fase, de acordo com o curso escolhido, você deve acessar o Manual do Candidato, que é lançado a cada ano.

Quais são os assuntos que mais caem na Fuvest por disciplina?

Matemática

Em geral, funções e geometria são os destaques, contando também com gráficos e tabelas. Também é essencial dominar os tópicos básicos, como potenciação e frações, pois são ferramentas que aparecem no meio da resolução de muitas questões.

Listamos os assuntos que mais caem na Fuvest em matemática:

Reforce os seguintes temas de Geometria e Trigonometria:

  • Semelhança de triângulos
  • Teorema de Pitágoras
  • Teorema dos senos e cossenos
  • Geometria plana
  • Equações de reta e de circunferência
  • Geometria analítica
  • Geometria espacial

Língua portuguesa

Segundo o professor César Ceneme, a Fuvest costuma dividir as questões de português em literatura (predominante), gramática e interpretação de texto.

“Observamos que essas três áreas mesclam-se nas questões, ou seja, solicita-se análise sintática de um ou mais períodos da narrativa de um livro obrigatório, ou cobra-se o conhecimento de uma figura de linguagem em um enunciado do mesmo livro”, explica.

Na segunda fase, a gramática ganha um pouco mais de destaque, principalmente pela redação; enquanto na primeira, há poucas questões.

Confira nossos exercícios de Portugûes para se dar bem na hora da prova e veja os assuntos que mais caem na Fuvest em Língua Portuguesa:

Literatura

Os professores, de qualquer cursinho, são unânimes em aconselhar: não deixe de ler todos os livros obrigatórios! E não é para fingir que leu, não mesmo

São cobrados detalhes cruciais relacionados com o contexto histórico, econômico e social da época. Também é importante buscar uma correlação entre eles, pois alguns são do mesmo movimento literário.

Os movimentos literários aos quais os livros pertencem são: Romantismo, Realismo, Naturalismo e Modernismo. Aproveite e confira os livros que caem no Enem e não fique por fora.

Livros obrigatórios da Fuvest:

  1. Poemas EscolhidosGregório de Matos
  2. Quincas BorbaMachado de Assis
  3. Claro enigma – Carlos Drummond de Andrade
  4. Angústia Graciliano Ramos
  5. A Relíquia – Eça de Queirós
  6. Mayombe – Pepetela
  7. Campo Geral – Guimarães Rosa
  8. Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
  9. Nove Noites – Bernardo Carvalho

Língua Inglesa

Para se dar bem é preciso ter um bom conhecimento vocabular da língua. O segredo é ficar atento às palavras-chave do enunciado, pois elas guiarão o caminho até a resposta. As questões que abordam gramática são mais difíceis de se encontrar; embora possam, sim, aparecer.

Os especialistas dos cursinhos também concordam em afirmar: na prova de inglês há questões que usam muitos textos jornalísticos atuais e que exigem boa capacidade de leitura e interpretação. Os temas recorrentes costumam girar em torno de:

  • Meio ambiente
  • Tecnologia
  • Saúde
  • Economia

Descubra como estudar inglês com músicas e filmes ou quais são os melhores apps!

Física

A Fuvest tem apostado em equilíbrio quando se trata de Física. Na primeira fase costumam ser de cálculo; e, na segunda, são de dificuldade média, com conceitos teóricos e um pouco de interdisciplinaridade.

A prova de física é bastante tradicional. As questões, em ambas as fases, não costumam ser temáticas, portanto, não é bom apostar em  assuntos ligados à atualidade. Listamos os assuntos que mais caem na Fuvest em Física:

Química

Sobre a prova de química, não é necessário se estressar com pegadinhas, pois o enunciado costuma ter um comando claro. Além disso, tudo o que é apresentado na questão será utilizado.

Conhecimentos técnicos e interpretação de dados químicos são a peça chave para resolver as questões! Se esses dados não forem apresentados, provavelmente  a questão trabalhará conceitos cotidianos, seja na cozinha de uma casa ou lá fora na natureza.

É importante, se não houver muito tempo para estudar, focar em entalpia, estequiometria, equilíbrio químico, pilha, eletrólise e radioatividade. Além de nunca deixar as funções orgânicas de lado! Listamos os assuntos que mais caem na Fuvest em química:

Biologia

O mais importante, na prova de biologia, é saber conectar os temas e relacioná-los com assuntos atuais, como vacina, doping, etc. Vale, também, estudar os grupos animais e vegetais, analisando suas novidades evolutivas,e interpretação de árvores filogenéticas. 

A parte de bioenergética, também deve ter uma atenção especial: fotossíntese, respiração celular e fermentação sempre aparecem. Esses assuntos são versáteis, podem ser abordados na citologia, na botânica, na ecologia e na fisiologia humana. Listamos os assuntos que mais caem na Fuvest em biologia:

História

Diferentemente do Enem, a prova da Fuvest traz mais questões sobre assuntos mundiais do que brasileiros. Além disso, são menos interpretativas e cobram mais conteúdos. É preciso ficar atento aos temas da atualidade e ser capaz de relacionar os acontecimentos do passado e do presente.

O professor Alexandre Takata destaca a recorrência de questões sobre a Revolução Francesa e os períodos da Era Vargas. “Costumamos ver também questões exigindo comparações entre as constituições brasileiras ou entre as noções de Estado”, completa.

Listamos os assuntos que mais caem na Fuvest em história:

Geografia

A prova de Geografia é bastante detalhista e costuma tocar em temas mais técnicos do que de senso crítico. Mas não custa dar uma passada pelos assuntos mais polêmicos do momento, porque podem cair de outra forma.

É importante dar uma atenção especial à parte de leitura e interpretação de textos. As questões da Fuvest normalmente têm um enunciado claro, mas vão exigir uma boa base para reflexão e até interdisciplinaridade. Listamos os assuntos que mais caem na Fuvest em geografia:

FUVEST GABARITADA – Dicas para os vestibulandos

Neste ponto, separamos dicas incríveis para você, cada uma delas direcionada para uma habilidade específica! Não perca!

Dicas gerais para a prova da Fuvest

  1. Estude com as provas das edições anteriores. Isso é importante para sentir o grau de dificuldade, familiarizar com a linguagem e o modelo de pergunta, cronometrar o tempo e fazer fielmente a ele.
  2. Refaça as questões que você errar. No YouTube existem vídeos de professores explicando a resolução de cada questão. Isso ajuda a entender onde você está errando.
  3. Leve sempre em conta o contexto histórico, econômico, político e cultural do que você estudar em Humanas. Isso ajuda a ampliar sua percepção, e pode ajudar a se safar quando esquecer a matéria.
  4. Nunca deixe de estudar questões que envolvam gráficos e tabelas. Sempre cai uma delas e é de grande valor!
  5. Priorize o estudo das disciplinas em que você tem mais dificuldade e, conforme a data do exame for se aproximando, vá mudando para os assuntos em que tem média dificuldade. Deixe os últimos dias para revisão.
  6. Tenha um plano B caso não passe na Fuvest. Não precisa se sentir mal por não ter passado nesta faculdade, existem milhares de outras esperando por você! Lembre-se: um bom aluno é quem torna boa a faculdade.

Dicas para as questões dissertativas (abertas) da prova da Fuvest

Uma boa resposta se construirá em 3 passos:

  1. Identificar o tema da pergunta: falar apenas o que é pertinente a ele
  2. Identificar o comando da questão: pode ser “cite”, “explique”, “analise” etc. (Cada um deles requer um grau de especificidade diferente)
  3. Organizar a resposta, sendo o mais direto possível: coloque as coisas mais importantes no começo da resposta e, se der tempo, as menos relevantes no final

Não é aconselhável rechear a resposta, desnecessariamente, para “mostrar que sabe mais”. Os corretores têm um gabarito com os tópicos básicos esperados e, assim que os identificam, terminam de validar a questão.

Dicas para a redação da Fuvest

A prova de redação da Fuvest é uma dissertação argumentativa, por isso, é preciso apresentar um posicionamento claro sobre o tema. O candidato deve ter um raciocínio completo e bem fundamentado, pois é necessário que o texto seja autoral.

Nesse caso, não há posicionamento correto ou errado. A escolha fica a critério do candidato, desde que saiba desenvolver argumentos coerentes.

Confira algumas palavras que enriquecem redação e fique atento nessas 9 dicas específicas:

  1. Geralmente são cobradas redações com títulos. Fique atento: se não estiver indicando sobre a obrigatoriedade do título, será opcional.
  2. É indicado começar a prova com a dissertação. Escrever uma boa redação requer muito raciocínio e, para isso, é bom estar descansado.
  3. Comece montando um rascunho de estrutura que hierarquize os seus argumentos..
  4. Depois, faça as questões dissertativas. Após isso, volte para revisar o que já foi escrito. Esse “tempo” é uma boa dica para conseguir enxergar erros. Quando estamos o tempo todo lendo a mesma redação, é mais difícil de identificar.
  5. A Fuvest ama redações que fogem de opiniões do senso comum. Mas isto não é uma obrigatoriedade.
  6. Usar citações – sejam elas de músicas, livros, ou uma pessoa icônica – são uma boa forma de validar seu posicionamento e demonstrar repertório.
  7. Comece a redação indo direto ao ponto. Apresenta uma introdução que já fale sobre o problema em questão e a perspectiva que será abordada.
  8. Adote sua posição e deixe-a clara o mais cedo possível, seja no primeiro ou segundo parágrafo.
  9. Uma estratégia comum é finalizar a redação com conclusão + proposta de intervenção. Porém, não é obrigatório. É possível finalizar, também, com uma conclusão sucinta que promova uma reflexão ou um panorama final sobre o tema.

Gostou do nosso artigo sobre os assuntos que mais caem na Fuvest? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode testar seus conhecimentos com nosso Simulado, o mais completo da internet.

Categorias: Vestibulares
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)

  • Um erro crucial que esta neste artigo, são os livros obrigatórios que já mudaram desde 2018 os únicos livros que ainda continuam são: Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade, Angústia – Graciliano Ramos, A Relíquia – Eça de Queirós, Mayombe – Pepetela, Poemas Escolhidos -Gregório de Matos e Quincas Borba – Machado de Assis.

    • Oi, Karoline! O artigo já foi atualizado e lista as 9 leituras obrigatórias para o vestibular Fuvest 2021.