EnemVestibulares

Como entrar na USP pelo Enem? Descubra como usar sua nota no Sisu para ingressar na maior universidade do país

Como entrar na USP pelo ENEM?Como entrar na USP pelo ENEM?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Como você deve estar cansado de saber, a USP usa como forma de ingresso o vestibular da FUVEST, um dos mais concorridos do Brasil. Mas sabia que tem como entrar na USP com o Enem também?

Pois é, desde 2016 a Universidade de São Paulo destina parte de suas vagas para ingresso utilizando a nota do Enem.

Continue lendo e descubra como entrar na USP pelo Sisu usando sua nota do Enem.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka. Baixe o Plano de Estudos 2023 e conheça a magia da aprovação!

Como ingressar na USP?

Hoje vamos ensinar como entrar na USP pelo Enem. A forma principal de entrar na USP é o vestibular da Fuvest, que é um dos mais concorridos do país. Porém, esta não é a única forma de garantir uma vaga na instituição. Conheça o processo seletivo para o seu ingresso na USP pelo Enem.

O mês de novembro costuma ser bem agitado na vida de estudantes de norte a sul do país. Mais de 5 milhões de pessoas participam no Enem e muitos não sabem que a nota do Exame pode ser usada para conseguir uma vaga em uma das melhores universidades do mundo.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), várias instituições elegem os estudantes para as aulas do próximo ano letivo.

Ao responder as questões do Enem e alcançar uma boa nota também na redação, o estudante consegue uma pontuação necessária para competir pelas melhores vagas. Aqui, vale destacar que, cada ponto a mais é muito valioso. Por isso, sempre que for fazer a prova, dê valor a todas as matérias.

Além disso, vale destacar que, caso você não consiga uma nota direta para entrar na USP, pode ainda tentar uma das vagas do ProUni e depois tentar a transferência de curso para a Universidade de São Paulo.

Por que escolher a USP?

É muito comum ouvir estudantes sonhando com a sua entrada na USP. Mas, afinal, o que ela representa? A Universidade de São Paulo (USP) é a maior universidade pública e a mais importante de todo o Brasil.

Ela está no ranking das instituições mais prestigiadas do mundo. Com os conceitos 6 e 7 atribuídos pela Capes em todos os cursos de graduação e pós-graduação, a USP conta com 42 unidades, distribuídas em todo o estado de São Paulo.

Atualmente, a instituição oferece cerca de 246 cursos de graduação em todas as áreas de conhecimento e 229 cursos de pós-graduação.

Grande parte dos estudantes do país procuram a USP como sua primeira opção para instituição de ensino superior exatamente pelo seu reconhecimento acadêmico e também pelo conceito que recebe do mercado de trabalho.

Como entrar na USP pelo Enem?

Tem jeito, sim, de passar na USP pelo Enem. Em 2016 a Universidade de São Paulo aceitou a inclusão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como uma das formas de ingresso por parte dos estudantes.

Ela destina anualmente 10%  de suas vagas para participantes do Sisu. Então, se você quer saber como entrar na USP pelo Enem, o melhor caminho é se dedicar bastante para conquistar a melhor nota possível. Para se inscrever, existem algumas exigências:

  • Para os cursos de Sistemas da Informação e Gestão de Políticas Públicas, a pontuação mínima no Enem precisa ser de 450 pontos ou mais
  • Para os cursos de Engenharia Florestal ou Engenharia Agronômica, a pontuação mínima no Enem é de 700 pontos

Para conseguir a nota que falamos acima ou ainda superior para competir nos cursos mais concorridos, basta você ficar atento ao período de inscrição para o Enem, montar um plano de estudos para todas as matérias do conhecimento e equilibrar o seu tempo entre estudo, revisão e descanso.

Você pode ainda fazer o simulado com questões de edições antigas do ENEM e também testar seus conhecimentos com perguntas sobre temas recorrentes nos vestibulares:

Algumas instituições aboliram os vestibulares e passaram a aceitar somente o Sisu como forma de ingresso à universidade. A USP optou por manter seu vestibular, mas destinou parte de suas vagas para os inscritos pelo Sisu.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Como essa mudança é recente, a cada ano a USP faz algumas modificações no processo de admissão pelo Sisu para melhor abranger os candidatos de todas as regiões do país.

Então é importante ficar de olho no edital da Fuvest, quando ele sair. Sempre surgem algumas modificações que podem auxiliar o seu processo de como entrar na USP pelo Enem.

Entendeu como entrar na USP pelo Enem? Aproveite para ver uma oportunidade que o Beduka tem para você também:

O Beduka te conecta à faculdade!

Você tem interesse em se aprofundar no estudo da Economia? O melhor caminho é ingressar em uma faculdade com um curso na área.

Com a ajuda do Beduka tudo se torna mais fácil.

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Obrigada por ler nosso artigo sobre quais as principais características do sistema capitalista até o final!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.