X

Como funciona o vestibular da UnB? Veja o guia completo

Como funciona o vestibular da UnB?

A UnB é uma das poucas universidades públicas que não adotou o Sisu como processo seletivo. Apesar de não descartar o Enem, ela utiliza sua nota num processo próprio, além de ter outras formas de ingresso, inclusive para cursos e grupos específicos. Neste texto você fica sabendo totalmente como funciona o vestibular da UnB e outras formas de ingresso nela.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quer fazer um curso de ensino superior, mas não sabe qual é o melhor para você? Faça o Raio-X Beduka e veja qual carreira é a sua! Corre, é de graça!

Sobre a Unb

A Universidade de Brasília (UnB) é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. Foi fundada em 1962, dois anos após a fundação da capital federal, onde está localizada.

Atualmente, a UnB tem quatro campi espalhados por Brasília e oferece 110 cursos de graduação. Destes cursos, 10 são na modalidade à distância. Também possui variedade de programas de pós-graduação.

Existem várias formas de ingressar nos cursos da UnB, sendo a principal o processo seletivo próprio que ela mantém.

Bateu a curiosidade para saber como ele acontece? Vamos ver a seguir como funciona o vestibular da UnB.

Como funciona o vestibular da Unb?

O vestibular da UnB é a porta de entrada para 25% das vagas na graduação desta instituição. Os que optam por essa forma de ingresso devem entender bem como ela funciona, caso contrário vão ficar perdidinhos.

A prova do vestibular da UnB só tem uma fase e é realizada em dois dias. Ela é composta de uma prova com questões objetivas e uma redação.

O órgão responsável pela elaboração da prova é o Centro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE). Já a avaliação é feita com o método Cespe.

Veja um pouco mais de cada prova para saber como funciona o vestibular da UnB por inteiro.

A Primeira prova contém questões de:

  • Língua estrangeira (espanhol, inglês ou francês);
  • Português e literatura de língua portuguesa;
  • Geografia;
  • História;
  • Artes;
  • Filosofia
  • Sociologia;
  • Uma redação

No segundo dia as questões são de:

  • Física;
  • Química;
  • Matemática;
  • Biologia.

Cada prova possui 4 tipos de itens/questões, que devem ser compreendidos caso queiramos saber como funciona o vestibular da UnB. Por isso, vamos ver quais são eles.

Como funciona a classificação de questões do vestibular da UnB?

As questões objetivas são classificadas em 4 tipos: A, B, C e D. A avaliação das questões de tipo A, B e C se dá por processamento eletrônico. Já as de tipo D são corrigidas por uma banca de especialistas.

  • Tipo A: Esse tipo de questão traz como possibilidades de resposta aos problemas as alternativas certo (C) ou errado (E). O acerto em questões deste tipo levam valor +X, o erro um valor -X. As questões deixadas em branco ou com dupla resposta recebem 0.
  • Tipo B: Esse tipo de questão tem como resposta aos problemas apresentados um número inteiro de 0 a 999. Os acertos são contados com +2x, respostas erradas ou em branco têm valor 0.
  • Tipo C: Tem quatro possibilidades de respostas designadas pelas letras A, B, C e D. Apenas uma é correta. O acerto garante um +2x, enquanto o erro tem valor negativo -0,667x. Questões deixadas em branco ou com mais de uma resposta recebem 0.
  • Tipo D: esse tipo de questão é aberta. Caso o candidato entregue o que foi solicitado, tem valor positivo +3x; respostas que atendam parcialmente, recebem valor positivo inferior a +3x; já o item em branco ou cuja resposta não atenda ao solicitado recebe 0.

Como funciona o vestibular da UnB quanto à redação?

A redação do vestibular da UnB não funciona como a da maioria dos vestibulares Brasil afora. Nestes, geralmente, o tipo textual pedido é o dissertativo-argumentativo.

Já a redação da UnB deixa o candidato livre para escolher o tipo que ele preferir, dentro das opções

  • texto descritivo,
  • narrativo,
  • expositivo-argumentativo ou
  • instrucional.

Podendo utilizar também os gêneros: carta, resumo, propaganda, informativo e argumentativo.

A única exigência é quanto ao uso da norma culta da língua portuguesa e que o texto ocupe no máximo 30 linhas. O tema é escolhido pela banca também.

  • Conheça todos os tipos textuais e fique preparado para o vestibular da UnB.

Datas do vestibular UnB 2024

Confira o cronograma do vestibular 2024 para ingresso na UnB

  • Inscrições e pedido de isenção: 22 de agosto a 19 de setembro de 2023
  • Provas de conhecimento I e II e redação: 25 de novembro de 2023
  • Prova de conhecimento III: 26 de novembro de 2023
  • Resultado: 16 de janeito de 2024

Quais são as outras formas de entrar na Unb?

Está gostando de saber como funciona o vestibular da UnB? Saiba que ele não é a única forma de ingresso que funciona na UnB. É possível até mesmo utilizar o Enem para conquistar uma vaga.

Como funciona o Acesso Enem UnB?

A UnB não utiliza o Sisu para preencher as vagas dos seus cursos. Porém, existe o Acesso Enem, mantido pela própria universidade e que oferta vagas aos moldes do Sisu: ampla concorrência, estudantes de escola pública e candidatos Pretos, Pardos e Indígenas.

Os candidatos devem cumprir dois pré-requisitos:

  • nota mínima de 350 em cada área das questões objetivas;
  • nota mínima de 400 na redação.

A última edição contou com mais de 2000 vagas disponibilizadas pelo Acesso Enem.

Como funcionam os outros vestibulares da UnB?

Já que você queria saber como funciona o vestibular da UnB, é bom saber que além do vestibular tradicional, a UnB possui outros tipos de processo seletivo. Eles são voltados para grupos específicos.

Como funciona o vestibular indígena da UnB?

O vestibular para indígenas da UnB é uma prova anual que seleciona indígenas para cursos de graduação. Possui três etapas: prova objetiva; prova de redação e português e entrevista. A primeira fase é classificatória, a segunda é classificatória e eliminatória e a terceira, apenas eliminatória.

Como funciona o vestibular para Libras da UnB?

O vestibular em Licenciatura em Línguas de Sinais Brasileira é voltado para os estudantes que queiram cursar licenciatura em Libras. Tem prova com 60 questões objetivas e uma redação em língua portuguesa.

Como funciona o vestibular do Programa de Avaliação Seriada da UnB?

O Programa de Avaliação Seriada (PAS) foi criado em 1995 e funciona como uma alternativa ao vestibular tradicional da UnB.

O objetivo é integrar ensino básico e superior. Por isso, acontece em 3 etapas distintas a cada ano do Ensino Médio. Ao final de cada ano, os alunos fazem uma prova sobre os conhecimentos obtidos durante o ano de estudo.

Após a terceira etapa é feita a avaliação do candidato por meio da média ponderada das três etapas. É a partir desta média que o estudante concorre à vaga na universidade.

Só podem participar deste processo os alunos de escolas cadastradas no programa. E eles disputam 50% das vagas da graduação da UnB.

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre como funciona o vestibular da UnB tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Categorias: Vestibulares
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.