Vestibulares

O que estudar para o vestibular? Por onde começar? Como estudar?

como estudar para o vestibularComo estudar para o vestibular?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Vamos responder o que estudar para o vestibular. As provas vão deixar de serem assustadoras. Ainda não sabe por onde começar a estudar? Nesse artigo reunimos algumas dicas para que você saiba como estudar para o vestibular escolhido!

Passar no vestibular é o sonho de muitas pessoas, não apenas de estudantes do ensino médio, mas de qualquer um que pretenda aprender mais sobre uma área e ter mais chances de ser bem-sucedido na sua vida profissional. Nesta hora surge a dúvida: como estudar para o vestibular? Calma, nós ensinaremos.

Neste artigo você verá

  • O que estudar para o vestibular
  • Como estudar para o vestibular

A verdade é que durante o período preparatório para as provas os nervos estão à flor da pele, porque existe uma pressão gigante em cima do você, seja dos pais, professores ou sua própria cobrança mesmo.

E não é para menos. Afinal, a concorrência é enorme.

Para você ter uma ideia: segundo o Jornal da USP, a Fuvest 2018 contou com 137.581 candidatos disputando 8.402 vagas em 182 cursos. Em certos cursos, como Medicina, a relação de candidatos por vaga foi maior do que 135!

Ou seja, está longe de ser fácil conseguir passar no vestibular em uma universidade de ponta. No entanto, também não é impossível.

Você não é menos inteligente ou menos capaz do que os que conseguiram antes. Mas, para isso, precisa estudar bastante e ter disciplina.

Temos aqui alguns materiais que podem ser úteis para você que busca como estudar para o vestibular. Veja algumas questões de vestibular sobre Platão e sobre a Semana de Arte Moderna.

Para te ajudar com esse objetivo de aprovação no curso escolhido, preparamos algumas dicas importantes sobre como estudar para o vestibular. Confira abaixo!

Se você ainda não descobriu a sua vocação ou não decidiu qual faculdade cursar, saiba aqui quais são as melhores universidades de São Paulo.

Como estudar para o vestibular? Isso é básico e geral para qualquer vestibular

Não tem atalho!

Quer saber como se preparar para qualquer vestibular? Veja o resumo:

  1. Defina quanto tempo por dia você vai estudar
  2. Priorize o que vai estudar primeiro (o que você não sabe ou acha difícil)
  3. Respeite seu ritmo, cuidado ao imitar quem já está habituado com horas de estudos
  4. Estude atualidades, pois elas contextualizam questões de intertextualidade.

1 – Organize seu tempo

Ter um calendário e uma agenda (no celular ou em papel) é essencial. Lá você coloca as datas mais importantes, os simulados, os horários, quais matérias estudar no dia, quais prioridades, etc. Veja aqui como montar o seu plano de estudos ou baixe o Plano de Estudos para estudar para o Enem.

Se você faz um cursinho preparatório, aproveite as matérias estudadas durante as aulas para revisá-las quando chegar em casa.

Lembre-se de que não adianta apenas estudar dentro da sala do cursinho: é importante fazer exercícios e rever a matéria em casa também.

Caso você não faça cursinho, monte um cronograma de estudos na sua agenda e vá selecionando horários e dias para cada matéria, de acordo com suas prioridades. Vale a pena estudar no final de semana também, mesmo que seja por um período de tempo menor.

2 – Priorize as matérias mais difíceis

Quando estiver organizando suas matérias, dê prioridade àquelas nas quais você tem mais dificuldade.

A ideia é que você comece o seu dia (ou noite) de estudo por elas porque assim aproveita toda a energia inicial para aprendê-las. Depois, quando estiver mais cansado, retorne às que compreende melhor.

Não deixe de fazer muitos exercícios e revisá-los bem. Se não estiver fazendo cursinho, você pode pagar um professor particular específico para a área em que tem mais dificuldade. Na internet você também encontra muito material gratuito, como videoaulas, por exemplo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

3 – Respeite seu ritmo

Não tente copiar a rotina de estudos de outras pessoas, pois cada um possui seu ritmo. Você precisa se organizar para estudar do jeito que te deixar mais confortável e for melhor para seus objetivos. Não existe um método universal de estudos, cada um aprende de forma diferente.

O importante é não desistir de estudar e respeitar sua saúde mental. Se puder fazer de 3 a 4 horas diárias de estudos, ótimo. Se conseguir mais, melhor ainda. Mas não exagere! Não tente estudar 8 horas por dia ou você pode perder a cabeça!

Lembre-se também de fazer intervalos de 10 ou 15 minutos entre algumas horas de estudo. É importante espairecer e se distrair um pouquinho.

4 – Esteja sempre atualizado

A nossa última dica de como estudar para o vestibular é: além das matérias estudadas, não se esqueça de ler sobre as atualidades. É sempre bom saber o que está acontecendo pelo país e pelo mundo, mas isso é mais importante ainda para o vestibulando.

Algumas provas discursivas e principalmente a de redação sempre pedem para que você argumente sobre algum tema atual, seja nacional ou mundial. É essencial que você tenha boas informações sobre o tema. Isso ajuda a garantir boas notas.

Você pode acompanhar o Guia do Estudante – Atualidades, uma revista encontrada em bancas de jornais, livrarias ou por meios virtuais, que é até considerada o livro sagrado de alguns vestibulandos.

Por fim, quando não estiver estudando, procure relaxar. Assista a filmes, leia livros de que goste, jogue, faça atividades físicas, enfim, gaste esse tempo com algo que te faça sentir bem.

O que estudar para o vestibular?

Bem, cada vestibular tem o seu próprio edital, logo nele está escrito o que você deve estudar.

Enem

Caso o vestibular seja o Enem, já temos um artigo com o que mais cai de cada matéria pra você estudar.

Outros vestibulares

  1. Cheque o Edital
  2. Cheque as provas anteriores
  3. Faça simulados

O que estudar para o vestibular, de uma forma geral? Veja o que estudar sozinho

Essa seleção de matérias é básica e pode servir de fundo para estudar para ingressar em qualquer faculdade:

Português

Matemática

Física

Química

Biologia

História

Geografia

Filosofia e Sociologia

Beduka – ajudando milhares de alunos

Você descobriu aqui quatro dicas de como estudar para o vestibular. Tem dúvidas sobre o curso ou sua vocação? Aprenda aqui como escolher a profissão certa.

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, temos conteúdos diversos que vão te auxiliar desde o processo de entender as diferenças entre bacharelado e licenciatura e como conquistar uma bolsa na faculdade, até dicas de como fazer uma boa redação.

Por meio de um cadastro simples e gratuito, você pode verificar as faculdades que oferecem bolsas de estudo e se inscrever para garantir a sua.

O que você achou das nossas dicas de como estudar para o vestibular? Compartilhe também com os seus colegas e estudem juntos. Veja também:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.