X

O que levar na FUVEST? Saiba o que pode levar no dia da prova e o que é proibido

O que levar na prova da FUVEST?

A FUVEST é o vestibular que possibilita o ingresso na melhor univeersidade do pais, a Universidade de São Paulo (USP). Por isso, ela é um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. E mesmo sabendo disso, tem gente que é elimanada na porta por não saber o que pode levar na Fuvest.

Para que isso não aconteça com você, a gente preparou um guia completo com os itens obrigatórios e tudo o que é possível ou proibido no exame.

Continue lendo e descubra o que levar para a FUVEST 2024 e evite ficar de fora dessa prova tão importante!

Como se preparar para a prova da FUVEST?

No processo preparatório para o vestibular, uma série de atividades precisam ser concluídas. E não estamos falando apenas dos estudos, que são pré-requisito.

O que os alunos esquecem é que antes da prova da Fuvest é preciso muita concentração e organização. Além do que você já aprendeu, também é necessário separar as coisas que terá que levar nos dias de realização do exame com ANTECEDÊNCIA.

Estamos falando de:

  • Documentos obrigatórios
  • Material para realização da prova da FUVEST (canetas)
  • Alimentos ideais
  • Água

Manual do candidato FUVEST 2024

Todos estes fatores, bem executados, vão te deixar focar exclusivamente nas questões, mas se algum deles falhar, com certeza você já chegará com um desequilíbrio emocional.

Já fizemos aqui no Beduka um texto que teve bastante sucesso em que explicamos o que levar para comer no ENEM.

É incrível como as pessoas não davam atenção a este aspecto durante a prova. Entre o trajeto de casa até a escola e a volta, cada estudante gasta em torno de 6 horas, tudo isso sem se preocupar com a alimentação.

Foi por causa disso que resolvemos produzir este artigo explicando o que levar na prova da Fuvest, o vestibular que seleciona alunos para a principal universidade do Brasil.

Alimentação

Os alimentos devem ser leves e energéticos. Sugerimos os seguintes alimentos:

  • Pequeno tablete de chocolate meio amargo ou amargo
  • Barra de cereal
  • Fruta
  • Isotônico ou água

Pronto! Não precisa mais do que isso, não é piquenique. Estes alimentos têm apenas a função de evitar que a fome te distraia e de te manter acordado e concentrado, não de barriga cheia e com sonolência.

Vale lembrar que não dá pra perder tempo comendo. Prefira sempre coisas leves e mantenha-se hidratado. 

O que levar na FUVEST 2024? O que é preciso para a prova?

Esquecer um documento ou uma caneta, por exemplo, pode representar a desclassificação direta para o estudante desatento, por isso fique de olho e não dê bobeira!

Lista do que pode levar

Esses são os itens permitidos no dia da prova. Tenha-os com você.

Documento de identificação original e com foto

Esse é o item mais importante! Sem o documento de identificação correto você não poderá realizar a prova da FUVEST.

Para participar da prova da USP, esses são os documentos aceitos:

  • RG tradicional
  • Documentos de identificação oficiais emitidos pelas Forças Armadas ou Polícia Militar
  • Carteira Nacional de Habilitação com foto (CNH)
  • Carteira de Trabalho e da Previdência Social
  • Documentos expedidos por Ordens ou Conselhos Profissionais (OAB, por exemplo).

É importante lembrar também que devem ser originais, as cópias não são aceitas e nem adianta você insistir. Mas você pode usar o documento digital também.

Caneta esferográfica azul ou preta (caneta azul, azul caneta)

Você se dedicou por mais de 8 meses aos estudos, fez cursinho pré-vestibular, participou de simulados e esqueceu de separar uma caneta azul ou preta. Já imaginou a situação? Pois é, mesmo contando que os vendedores ambulantes estarão na frente do local da prova da FUVEST, é muito arriscado e também tenso.

Você não precisa passar esse sufoco. Uma semana antes é bom separar um tempo para preparar o seu kit FUVEST com documentos, material de uso, fazer uma lista do que levar para comer e, é claro, colocar duas opções de canetas.

Aquela mesma, tradicional. Fique atento com as cores, somente azul ou preta são permitidas. Não se preocupe em levar canetas de outras cores, pois elas não poderão ser utilizadas e ainda podem prejudicar a sua prova.

É recomendável levar pelo menos 2 ou 3 canetas, que devem ser testadas antes, em casa, para garantir que estão funcionando e você não passar apuros na hora da prova da FUVEST.

Uma foto

Antes, este item era obrigatório somente para os participantes que passarem para a segunda fase da FUVEST. Contudo, no vestibular de 2024 fotos serão feitas pelos organizadores para garantir a segurança do evento e a lisura.

Se você não sabe como funciona segunda fase da FUVEST, veja explicações aqui.

Esses são os itens obrigatórios que você precisa levar na prova da FUVEST, que cada participante não pode esquecer!

Mas, além dos itens acima, existem outras coisas que você pode levar e que vão te ajudar na elaboração da prova, vão manter a sua mente focada e evitar distrações no decorrer do exame.

Como a prova da FUVEST é longa e pode durar muitas horas, vamos dar umas dicas para quem não quer passar aperto.

Itens opcionais no dia da prova, você escolhe se leva ou não

  • Lápis ou lapiseira, borracha, apontador, régua transparente e compasso. Servem para fazer os rascunhos e os cálculos necessários
  • Para hidratação, prefira água. Leve uma garrafinha básica, servirá para te deixar hidratado e, caso acabe, a maioria das escolas conta com bebedouros, e você poderá encher novamente
  • Para comer, escolha lanches leves e que não precise ter trabalho para descascar ou abrir. Frutas já picadas e banana são bons exemplos
  • Leve uma carga de açúcar. Parece besteira, mas nosso organismo é movido por energia e, ao perdê-la, ele faz com que percamos a concentração. Por isso, leve uma barrinha de cereal ou chocolate para comer no decorrer da prova e mantenha sua concentração exclusiva no exame
  • Evite levar refrigerantes, salgados fritos ou mesmo esses industriais que deixam o ambiente com forte odor e ainda fazem barulho para abrir

O que não pode levar na prova da FUVEST 2024?

Já explicamos acima o que levar na prova da FUVEST e também algumas dicas sobre os cuidados com a alimentação nos dias de exame.

Mas também é bom lembrar dos itens que são proibidos no local da avaliação. É aconselhável que você deixe essas coisas em casa ou com um amigo, do lado de fora do prédio onde irá realizar o processo seletivo, para evitar problemas. Essa regra é válida para todas as etapas do exame. Fique atento!

Não leve:

  • Celular
  • Notebook ou tablet, tocadores de mp3 ou similares
  • Chapéu, boné, gorro e similares
  • Relógio
  • Calculadora
  • Canetas hidrográficas ou marca-texto
  • Óculos eletrônicos
  • Fones de ouvido
  • Qualquer tipo de material impresso ou anotações

Algumas atitudes como tirar selfies no local da prova da FUVEST, conversar com o colega do lado no momento do exame ou causar qualquer tipo de tumulto podem ser consideradas más condutas e levar a punições, como a exclusão do participante.

Também é aconselhável aos candidatos utilizarem roupas e sapatos confortáveis no momento da avaliação. Em caso de necessidades especiais, como tomar algum medicamento, o aluno deve perguntar ao fiscal da sala antes do início da prova como proceder.

Olha só, agora que você já sabe o que levar na prova da FUVEST, pode dedicar-se ainda mais aos estudos e ficar concentrado no dia do exame. Não esqueça os itens obrigatórios e boa sorte!

Acompanhe nossas dicas e não perca as novidades sobre provas e vestibulares do Brasil inteiro.

Descubra aqui como é prova do ENEM e aprenda os segredos da redação perfeita.

Estude com as dicas do Beduka

Ao longo dos últimos meses, já apresentamos aqui o que é crônica, uma lista com as principais teorias sobre origem da vida e mostramos exemplos de questões de vestibular sobre ética e moral. Aproveite e também e estude para FUVEST com o nosso simulador gratuito com questões de português que caíram no ENEM. Ideal para você avaliar os seus conhecimentos.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos criado em 2017 e que apresenta uma lista completa de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Descubra aqui qual melhor faculdade para o seu curso.

Depois de saber o que levar na prova da FUVEST 2024, agora é hora de revisar o que é uma preposição, quais são os pronomes possessivos e também entender quais são as três leis de Newton.

Você acabou de descobrir o que levar na prova da FUVEST, aprenda também o que é um átomo neutro, as principais funções da química orgânica e as maiores obras de Machado de Assis.

Agora que já sabe o que levar na prova da FUVEST 2024, faça uma lista e deixe em local visível no seu cantinho de estudos. São várias as histórias de candidatos que não deram atenção a este item e tiveram problemas na realização do exame. Isso não vai acontecer contigo!

Categorias: Vestibulares
Tags: Fuvest
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.