Vestibulares

Entenda o que é a relação candidato vaga da USP

relação candidato vaga da USPRelação candidato vaga da USP

A Universidade de São Paulo é uma das melhores faculdades do país e da América Latina. A forma de ingresso da universidade se dá pelo vestibular da FUVEST. Veja como funciona a relação candidato vaga da faculdade.

Quase 128 mil pessoas participaram da FUVEST 2019, processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP). Eles competiram por uma das 8.362 vagas da instituição, distribuídas por seus 183 cursos de graduação. A formação em medicina continua sendo a mais concorrida, com 115 candidatos por vaga. Você sabe o que é a relação candidato vaga da USP?

Além da FUVEST, a outra forma de garantir uma vaga na USP é pela nota conquistada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A universidade também participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de acordo com a pontuação final do ENEM.

Relação candidato vaga da USP 2019

Para que você entenda o que é a relação candidato vaga da USP, apresentamos abaixo os cursos mais concorridos do vestibular 2019. De um lado, você confere o curso de graduação, aqueles que são aplicados no interior são destacados pela cidade, e o último dado é a quantidade de alunos que competem por cada vaga na universidade.

A conta é feita da seguinte forma: total de inscritos no vestibular para determinado curso, dividido pela quantidade de vagas disponíveis na universidade. Esta divisão terá uma média, a esta média chegamos a relação candidato vaga da USP 2019.

  • Medicina – 115,2
  • Medicina – Ribeirão Preto – 108,7
  • Medicina – Bauru – 86,9
  • Psicologia – 61, 8
  • Relações Internacionais – 51,5
  • Curso Superior do Audiovisual – 47,2
  • Medicina Veterinária – 41,8
  • Psicologia – Ribeirão Preto – 41,1
  • Design – 32,4
  • Ciências Biomédicas – 32,4
  • Publicidade e Propaganda – 29,6
  • Jornalismo – 28,5
  • Arquitetura – 27,6
  • Artes Visuais – 27,4
  • Direito – 25,8

Dá para perceber que o curso de medicina da Universidade de São Paulo é o mais concorrido do país, inclusive, mesmo aqueles que não são realizados na capital. Aqui no Beduka temos uma lista de universidades federais que oferecem a graduação em medicina, veja todas e avalie as suas chances de ingressar por meio da nota do ENEM.

Sobre a FUVEST

O processo seletivo da USP é organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) e aplicado em duas etapas. A primeira fase é disputada por todos os alunos e eles são submetidos a uma prova de conhecimentos gerais contendo 90 questões.

Os assuntos que aparecem nas questões da primeira fase da FUVEST são:

  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Inglês
  • Matemática
  • Português
  • Química

A segunda fase da FUVEST é disputada por estudantes que conquistaram uma pontuação dentro da nota de corte do vestibular. Essa nota mínima é diferente para cada graduação da instituição.

Por exemplo, medicina que é o curso com maior relação candidato vaga da USP teve 73 pontos como nota de corte na capital, de 90 possíveis. A concorrência para o mesmo curso em Ribeirão Preto teve 72 como nota de corte e para Bauru 68 pontos.

Perceba que, ao avaliar o nível de competição do curso de medicina da USP, existe uma possibilidade maior de ser chamado para a 2ª fase para os candidatos às vagas na cidade de Bauru.

Estude os dados dos últimos vestibulares

Depois de decidir qual graduação que você quer fazer e analisar as melhores universidades da área, é importante avaliar sempre a relação candidato vaga. Essa análise permitirá a você guiar o seu plano de estudos para conseguir a aprovação, independente do curso desejado.

Existem sempre boas opções de universidades federais espalhadas pelo país e, se encontrar a possibilidade de ingresso com uma menor relação candidato vaga, você deve tentar garantir a sua. Depois, caso queira transferir o seu curso para outra instituição, a concorrência sempre será menor do que o vestibular tradicional.

“Hum, entendi, quer dizer então que o caminho para ser aprovado no vestibular da FUVEST é entender a relação candidato vaga da USP?”

Bem, não é tão simples assim, mas é um dos caminhos. Você já sabe que a FUVEST é o vestibular mais concorrido do país, certo? Verifique se o seu curso é ministrado em mais de uma unidade ou horário dentro da universidade. Depois, analise a condição candidato vaga para cada um destes critérios, nos últimos três anos.

Após fazer esta investigação, será então possível determinar qual a unidade/ horário com maior possibilidade de ingresso na USP com nota mínima.

Agora que já sabe onde as chances são melhores vem a segunda etapa: dedicação exclusiva aos estudos!

Assim como você, milhares de outros brasileiros estão estudando, se preparando, fazendo cursinhos, simulados e outras atividades para adquirir conhecimento suficiente para garantir uma vaga no próximo vestibular da FUVEST. E você, o que está esperando?

É importante saber que o levantamento candidato vaga da USP 2019 é apenas uma probabilidade estatística e que você só conseguirá garantir a sua matrícula se atingir um percentual acima dos concorrentes e ficar classificado dentro das vagas abertas para aquele determinado curso.

Estude com as dicas do Beduka

Além de explicar o que é a relação candidato vaga USP 2019, nós também fizemos diversos resumos de obras literárias exigidas na FUVEST. Você tem a possibilidade de ver aqui no Beduka, por exemplo:

Você pode ainda treinar os seus conhecimentos por meio do nosso simulador de questões do ENEM. Temos uma relação completa das perguntas exigidas nas provas das últimas edições do exame É tudo de graça!

Além de explicar a relação candidato vaga da USP, temos aqui algumas dicas sobre o uso correto da crase, ensinamos como começar uma redação e um desafio com questões sobre a Primeira Guerra Mundial.

Descubra aqui quais são as melhores universidades de São Paulo, uma explicação sobre o que é um átomo neutro e também dicas de como fazer um mapa mental.

Gostou do nosso artigo sobre a relação candidato vaga da USP 2019? Já decidiu qual carreira que vai seguir? Conte para nós por meio dos comentários.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador