X

Meu boleto do Enem venceu, e agora? Saiba o que fazer

Meu boleto do Enem venceu, e agora?

O Enem é uma prova que mexe com muita gente, pois ele se tornou o maior vestibular do país. Para participar, aqueles que não tiveram a isenção, precisam pagar uma taxa. Mas meu boleto do Enem venceu, e agora? O que fazer? Vamos ver as opções de solução para isso. 

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? É só clicar em um dos tópicos abaixo:

Você está estudando para o Enem? Baixe o Plano de Estudos Beduka, descubra o poder da organização e melhore seus resultados.

O que é o boleto do Enem?

O Enem é uma prova realizada pelo Ministério da Educação com dois intuitos: avaliar o ensino brasileiro e ser um meio de conquistar vagas nas universidades do país. Para participar, os estudantes precisam pagar uma taxa, é assim que surge o boleto do Enem.

Na verdade, o nome mais adequado é Guia de Recuperação da União. E é com esse tipo de documento que o Estado faz cobranças de serviços.

A taxa atual do Enem é de R$ 85,00, mas ela só é paga por quem não consegue a isenção, destinada aos estudantes de escola pública e outros grupos.

Se você não se encaixa na categoria de isentos, vai precisar fazer o download do boleto e pagar até o dia de vencimento. Geralmente, a validade é até o quinto dia após o encerramento das inscrições.

A taxa não pode ser dividida e a data não será prorrogada. Portanto, é preciso correr. Se você precisar de uma segunda via, pode pedir uma pelo site do Inep.

Ainda não foi divulgada a data para pagar o boleto e evitar qualquer constrangimento, mas provavelmente será até o final de maio.

Outras datas, como o período de inscrição para o Enem 2023, já foram disponibilizadas pelo Inep, confira a seguir:

  • Período de inscrição: 08 a 19 de maio de 2023.
  • Isenção da taxa de inscrição: 17 a 28 de abril de 2023.
  • Pagamento das inscrições: 05 a 21 de junho de 2023.
  • Pedido de atendimento especializado: 05 a 16 de junho de 2023.
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 05 a 16 de junho de 2023.
  • Divulgação do local de prova: outubro (provável).
  • Realização das provas: 05 e 12 de novembro de 2023.
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023.
  • Resultado do Enem: 16 de janeiro de 2024.

Mas se eu não paguei o boleto do Enem na data prevista, o que faço? Descubra no próximo tópico.

Meu boleto do Enem venceu, e agora?

Para poder participar do Enem, é necessário concluir todo o processo de inscrição. Isso inclui pagar a taxa. Deste modo, se eu não paguei o boleto do Enem, significa que não poderei fazer as provas.

Isso é algo bem ruim, pois o Enem é a maior porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Ficar de fora disso é perder muitas oportunidades.

Porém, como diz o ditado, quando se fecha uma porta, abre-se uma janela. Portanto, sem desespero, existem outras possibilidades. Vamos ver quais são elas.

Como entrar na faculdade sem o Enem?

O Enem é utilizado pela maioria das universidades do país como forma de ingresso em seus cursos. Mas ele não é o único.

Existem universidades públicas e particulares que têm como meio principal de preenchimento de vagas os seus próprios vestibulares.

Esse é o caso, por exemplo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Universidade de Brasília. E também das Pontifícias Universidades Católicas presentes no Brasil.

Você pode pensar que não terá condições de se manter nos cursos, porque eles são caros, caso só possa estudar numa faculdade particular. Mas nós temos uma solução.

Entre na faculdade com a ajuda do Beduka!

Esperamos que esse texto sobre o que devo fazer quando não paguei o boleto do Enem no prazo tenha te ajudado.

Mas não para por aí.

A gente sabe que o Enem é a maior porta de entrada no ensino superior brasileiro, pois ele é utilizado nos programas governamentais do Sisu, do Prouni e do Fies.

Mas ele não é único. E além do governo você tem outro parceiro para te ajudar a conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos: Nós, o Beduka!

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.