X

O que priorizar em Matemática para o Enem? Veja os top 8 assuntos para estudar na reta final!

De fato o Enem é uma prova gigantesca e diversa, mas é super comum que certos assuntos apareçam com maior frequência e quantidade. Saber o que priorizar em Matemática para o Enem te permite focar com tudo na preparação, principalmente na reta final onde temos menos tempo!

Além disso, é uma forma de sair na frente dos outros candidatos, porque você estará com esses assuntos mais frescos na cabeça e terá mais chances de acertá-los. Concorda?

Então vem comigo que vou te mostrar não apenas o que você quer, mas todas as coisas que você precisa para se dar bem:

Você pode clicar em um dos tópicos acima para ir direto ao conteúdo. Mas eu sugiro que você acompanhe toda a leitura que preparamos para você, assim terá todas as informações essenciais!

Como é a prova de Matemática do Enem?

A prova de Matemática do Enem, que corresponde à Área de Exatas, contém 45 questões objetivas (múltipla escolha). 

Tem noção do que é isso? Estamos dizendo que ¼ de toda a prova é só Matemática e isso faz com que ela tenha um peso gigante na hora de definir a nota final!

Só que não se trata só de fazer uns cálculos e pronto. Na verdade essa prova cobra tanto as fórmulas quanto a interpretação delas no enunciado da questão.

Por isso, mais pra frente deste artigo eu também deixarei algumas dicas para a hora da prova.

Agora vamos voltar para o que interessa: saber o que priorizar em Matemática para o Enem.

O que priorizar em Matemática para o Enem? Descubra!

Nos últimos anos, há um top 3 assuntos que apareceram em absolutamente todas as provas de Matemática do Enem. São eles: Estatística (Média, moda e mediana), Funções (com gráficos) e Geometria (especialmente plana e espacial). 

Por isso, é importante priorizar esses assuntos se você quiser aumentar suas chances de se dar bem na reta final para o Enem de Matemática!

Além desses três temas que citei, você pode conferir os outros no próximo tópico logo abaixo:

Top 8 assuntos para priorizar em Matemática para o Enem + Resumos e Exercícios!

Pensando no pouco tempo para estudar e na relevância de certos conteúdos na hora de tirar uma boa nota, fizemos o top 8 assuntos de Matemática para priorizar no Enem:

  1. Interpretação de Gráficos
  2. Geometria Plana (Circunferências, Triângulos, Hexágonos, Área, Volume)
  3. Função do Primeiro e do Segundo grau (fórmulas, sistemas e gráficos)
  4. Razão, Proporção e Regra de Três
  5. Estatística (Média, Moda, Mediana)
  6. Porcentagem
  7. Geometria Espacial (Prismas, Cones, Cilindros)
  8. Trigonometria no triângulo retângulo

Todos os assuntos em azul são artigos do blog que você pode clicar para ler o resumo da matéria!

E se você quiser treinar com exercícios, é só acessar a aba de exercícios do nosso blog, digitar o assunto e pesquisar na lupa. Já vou até deixar alguns aqui:

Mas ainda não acabamos. 

E se eu já tiver estudado e só quiser fazer uma revisão?

Agora você já sabe o que priorizar em Matemática para o Enem. Mas se você foi um bom aluno durante o ano, com certeza já estudou tudo isso! Aí só vai querer uma dica para direcionar a revisão, né?

Nesse caso, vou entender que você já conseguiu desenvolver todo o raciocínio lógico das matérias e só precisa refrescar na memória aqueles detalhes que sempre se embaralham.

Por isso, nossa sugestão é que você revise:

  • Fórmulas da Geometria plana e espacial;
  • Pegadinhas que podem aparecer em Porcentagem e Regra de Três;
  • Os conceitos e cálculos da Estatística;
  • As fórmulas da Análise Combinatória;
  • E os Teoremas que nos ajudam a dar continuidade às equações.

Se estiver muito difícil organizar todos os conteúdos para estudar e revisar, é só você baixar o nosso Plano de Estudos. Ele já vem com tudo esquematizado para você poupar tempo, mantendo a qualidade!

Por fim, tem outro detalhe muito importante que vai potencializar o seu conhecimento sobre o que priorizar em matemática do Enem. Acompanhe!

A nota de matemática é uma das que mais pesam no Sisu e no Prouni. Saiba como calcular nota média do Enem com pesos e entenda isso melhor.

Outras habilidades para ir bem na prova de Matemática do Enem

Talvez você nunca tenha lido a Matriz de Referência da prova, mas vou te contar o que é que tem de tão importante nisso: lá vem escrito quais são os conteúdos e como eles são avaliados. 

No caso de quem tem pouco tempo para estudar, além de saber o que priorizar em Matemática para o Enem, o importante é saber as habilidades e competências para ir bem nas questões de exatas.

São elas:

  • Dominar as linguagens do enunciado;
  • Compreender os fenômenos que são descritos;
  • Saber enfrentar as situações-problema;
  • Construir uma argumentação com bom raciocínio;
  • Elaborar propostas ou soluções.

Além disso, não dá para ficar só na parte teórica porque estamos falando de cálculos. Então a segunda dica mais essencial é treinar fazendo exercícios. Nós até temos um Simulado Gratuito Enem que pode ser personalizado só com Exatas!

Depois de tudo isso, eu não poderia deixar de te dar algumas dicas para estudar melhor. Olha só!

Dicas para estudar Matemática melhor!

Você já deve ter lido uma infinidade de dicas por aí, né? Eu também, por isso juntei essas dicas em dois artigos específicos, assim você pode ir direto ao ponto:

E eu não posso deixar de falar que o primeiro passo é estabelecer uma boa matemática básica. Depois é que você passa para o top 8 assuntos que te contei sobre o que priorizar em Matemática para o Enem.

Realmente, é preciso estudar muito para ter os pontos e entrar no curso dos seus sonhos! Caso você ainda tenha dúvida sobre qual curso seguir, sugiro fazer o Raio-x do Beduka.

E se eu não for bem no Enem? Saiba o que fazer!

Eu realmente quero que você consiga conquistar seus objetivos, mas não podemos ignorar a realidade.

Mesmo que você saiba o que priorizar em Matemática para o Enem e estude, sempre existe a chance de não conseguir uma nota alta o suficiente para passar no Sisu, no Prouni ou no Fies se os concorrentes forem melhores.

Nesse caso, não desanime! Há uma solução:

O Beduka te dá a chance de entrar na faculdade com bolsa sem fazer prova

Incrível né? Mas isso só é possível se você acessar o Beduka Bolsas. Você escolhe curso, cidade e mostraremos todos os descontos disponíveis. 

Dá para entrar na faculdade ainda hoje! E se estiver um pouco desconfiado, escrevi um texto explicando como o Beduka Bolsas funciona. 

E não se esqueça de nos seguir no instagram para ter conteúdos novos todos os dias!

Categorias: Como estudar Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.