X

Quando acaba a inscrição do Enem? Não perca a chance da sua vida

Quando acaba a inscrição do Enem

Todo mundo sabe a importância do Enem: ele é usado em quase todas as faculdades e programas de acesso à universidade! Logo, ficar de olho no calendário completo é essencial para não adiar seu sonho. Sabendo disso, separamos para você todas as informações necessárias sobre quando acaba a inscrição do Enem e muito mais.

Neste texto, você vai descobrir quando acaba a inscrição do Enem. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é o Enem?
  2. Quando acaba inscrição do Enem?
  3. Calendário completo do Enem 2023
  4. Como usar nota do Enem para entrar na faculdade?
  5. Passo passo de como se inscrever no Enem
  6. Faça faculdade com Beduka (Descontos de até 65%)

Temos uma ótima novidade para você! Acabamos de lançar o Plano de Estudo Beduka. Ele está maravilhoso e vai te ajudar demais na preparação para o Enem! 

O que é e como funciona o Enem?

O Enem é uma prova que possuía, inicialmente, o objetivo de identificar a qualidade do ensino médio no Brasil.  Porém, veio a se tornar uma das principais portas de acesso à universidade.

É composta por questões de múltipla-escolha nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências exatas e redação.  As provas são aplicadas em dois dias, as últimas ocorreram em dois domingos consecutivos.

A primeira é referente ao conhecimento da área de linguagens mais redação e a segunda às demais áreas do conhecimento. Os assuntos cobrados no Enem são os mesmos que compõem a grade curricular do ensino médio do país.

Se você deseja se inscrever no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Sisu ( Sistema de Seleção Unificada), saiba que todos eles exigem a pontuação do Enem.

Temos outros artigos para que você possa entender melhor sobre esses programas:

Quando acaba a inscrição do Enem?

De acordo com a informação divulgada na Página do Participante, as inscrições para o Enem 2023 começam no dia 08/05 e vão até às 23h59 do dia 19/05 (horário de Brasília).

Portanto, fique atento a essas datas e não perca a oportunidade da sua vida! Para saber mais informações sobre o Enem, acompanhe o Beduka no Instagram.

Quais as datas das provas do Enem 2023?

As provas serão realizadas nos dias 05 e 12 de novembro.  No próximo tópico, tenha acesso a todas as datas do Enem 2023 que já foram divulgadas pelo Inep.

Essa informação consta no Diário Oficial da União (DOU), desde o dia 21 de janeiro. Também é possível verificá-la por meio da documentação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Calendário completo do Enem 2023

Se você chegou aqui querendo saber quando acaba a inscrição do Enem, com certeza vai te interessar muito em ter acesso ao calendário completo da edição de 2023!

Confira o período de inscrição e as demais datas que já foram divulgadas. Confira abaixo:

  • Inscrições: 08 a 19 de maio de 2023.
  • Pagamento das inscrições: ainda não teve data divulgada pelo Inep.
  • Pedido de atendimento especializado: ainda não teve data divulgada pelo Inep.
  • Pedido de tratamento pelo nome social: ainda não teve data divulgada pelo Inep.
  • Divulgação do local de prova: outubro (provável).
  • Realização das provas: 05 a 12 de novembro de 2023.
  • Resultado do Enem: 16 de janeiro de 2024.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

O Enem se tornou a melhor chance do estudante brasileiro de entrar na universidade. Pode ser por meio do ingresso direto ( utilizando sua nota e tratando a respeito de tudo diretamente com alguma instituição particular) ou por meio de programas governamentais: o Sisu, o Prouni e o Fies

Logo, saber quando acaba a inscrição do Enem e ter acesso ao calendário completo é fundamental. Mas também é muito importante você se programar para quando já estiver com sua nota em mãos.

Por esse motivo, além de te informar quando acaba a inscrição do Enem, vamos te contar sobre os detalhes dessas formas de ingresso.

O Sisu e o Prouni aceitarão a nota da edição do Enem 2022. Já para se inscrever no Fies, é possível utilizar as notas a partir da edição realizada em 2010.

Veja as datas que já foram divulgadas oficialmente:

Sisu

Inscrições: de 16 de fevereiro a 24 de fevereiro de 2023

Resultado: 28 de fevereiro de 2023.

Lista de espera: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Prouni

Inscrição: 28 de fevereiro a 3 de março de 2023.

1ª chamada: 7 de março/2023

Comprovação das informações (1ª chamada): ainda não teve data divulgada pelo Inep

2ª chamada: 21 de março/2023

Comprovação das informações (2ª chamada): ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Inscrição na lista de espera: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Resultado da lista de espera: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Comprovação das informações (lista de espera): ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Fies

Inscrição: 07 a 10 de março

Resultado: ainda não teve data divulgada pelo Inep

Complementação das informações: ainda não teve data divulgada pelo Inep

Divulgação dos aprovados nas vagas remanescentes: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Todas as informações acima podem ser comprovadas no site do Inep. E, não esqueça! Assim que for divulgado quando acaba a inscrição do Enem, vamos te contar imediatamente. Acompanhe por aqui e através das nossas outras redes sociais.

Passo a passo de como se inscrever no Enem

Como ainda estamos no início do ano, não temos o calendário completo e a informação sobre quando acaba a inscrição do Enem. Porém, vamos manter você informado à medida que essas datas forem sendo divulgadas oficialmente.

Quando isso acontecer, é importante você saber o passo a passo sobre como realizar a inscrição no Enem. Confira a seguir:

1 – Antes de mais nada, você deverá acessar o site. Para isso, basta clicar no link a abaixo:

2 – Informe os dados solicitados: CPF e data de nascimento. Após isso, aparecerá a solicitação de diversos dados cadastrais, como endereço e identidade. Basta preencher.

3 – Crie uma senha com no mínimo seis e no máximo dez caracteres. Ela é importante! Anote em um lugar seguro, envie para o seu próprio email ou algo do tipo. Você irá precisar dela depois. 

4. Informe se você precisará de atendimento especial no dia de realizar a prova.

5. Escolha o idioma que deseja que conste na sua prova. Há duas opções, inglês e espanhol, basta selecionar a opção escolhida. Nessa parte, também será necessário escolher a cidade onde fará as provas;

6. Responda as informações solicitadas a respeito do seu Ensino Médio.

7. Responda o formulário socioeconômico.

8. Por fim, finalize a inscrição e imprima o boleto referente a cobrança da taxa.

Deseja saber sobre a solicitação de Isenção de taxa do Enem? É só acessar o artigo com conteúdo exclusivo sobre isso. Nele, você encontra o passo a passo desse processo.

Faça faculdade com o Beduka

Se você está aqui é porque está ligado em quando acaba a inscrição do Enem. Eu entendo que esse processo de preparação é uma loucura, muita ansiedade e cansaço, né? Mas vou te dizer uma coisa:

Não é preciso se preocupar tanto! 

O Beduka tem um jeito muito mais fácil de entrar em uma universidade, sem provas e totalmente desvinculado do Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui! Espero que nosso artigo, sobre quando acaba a inscrição do Enem, tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.