X

Que dia sai o resultado do Enem treineiro e como consultar? Descubra aqui!

Que dia sai o resultado do Enem treineiro

O Exame Nacional do Ensino Médio é o maior vestibular do Brasil, utilizado por quase todos estudantes para ingressar em uma faculdade. Mas existem alguns que fazem apenas para se testar. Para esses estudantes, o resultado não sai no mesmo dia que para os outros participantes.

Isso acontece porque esses candidatos não podem utilizar a nota da prova para ingressar em uma universidade. Eles podem apenas avaliar seu desempenho e identificar áreas que precisam de mais estudo. Por isso, é preciso saber que dia sai o resultado do Enem treineiro.

Independente se vale ou não uma vaga, quem fez para treinar também quer saber o resultado e fica ansioso do mesmo jeito. Se esse for seu caso, continue lendo e saiba que dia sai o resultado do Enem, treineiro!

Há bastante assunto pela frente. Se quiser, clique em um dos tópicos abaixo para ir diretamente ao que deseja saber:

Sabemos que você ainda está apenas treinando, mas quando for fazer o Enem para valer, precisará escolher um curso. Já é bom começar a pensar nisso, porque será a base das suas escolhas no Novo Ensino Médio

Mas se está perdido em relação a qual área profissional seguir, não se preocupe! O Raio-X do Beduka analisa sua personalidade e indica as profissões que mais tem a ver com você! 

Que dia sai o resultado do Enem treineiro?

Em 2022, mais de 490.328 candidatos fizeram o Enem só para “experimentar”. A prova aplicada é a mesma, mas a nota conquistada não pode ser usada no Sisu, ProUni ou Fies. Além disso, as correções e divulgação do resultado seguem um calendário próprio.

Mas vamos direto ao que interessa: o Inep costuma publicar essas notas e o espelho da redação cerca de 2 meses após a divulgação do resultado dos que fizeram o Enem pra valer.

Então, basta fazer o cálculo para saber mais ou menos quando você terá acesso ao seu desempenho . Pois, o resultado oficial será divulgado no dia 24 de janeiro de 2024. Logo, quem está treinando deve ter acesso a nota por volta do final de março.

No ano passado, por exemplo, o exame foi realizado nos dias 13 e 20 de novembro. E somente no dia 10 de abril de 2023 é que os resultados dos treineiros foram divulgados (cerca de 6 meses depois após a aplicação da prova).

Em alguns anos anteriores, o espelho da redação saiu dias depois da nota. Mas, geralmente, as duas coisas são divulgadas juntas!

O que é o espelho da redação do Enem treineiro?

O espelho da redação não é um objeto que reflete sua prova, mas é tipo isso!

Na verdade, ele é o escaneamento da sua produção, também chamado de vista pedagógica.

Além de você poder relembrar como a sua escrita ficou, esse documento vem com a análise da sua redação em cada um dos critérios avaliados pelo corretor. Assim saberá exatamente porque tirou aquela nota.

Os critérios avaliados para a nota ENEM treineiro são:

  • Mostrar domínio da norma culta da língua portuguesa;
  • Entender qual é a proposta de uma redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista;
  • Mostrar conhecimento dos mecanismos linguísticos que constroem uma argumentação;
  • Criar uma proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos.

Incrível né? Se você visse só a nota de treineiro não teria uma visão clara de onde precisa melhorar para quando for fazer o Enem para valer.

Então já é bom ir treinando a redação desde agora, porque ela é uma das duas etapas que mais pesam na nota final. Para te ajudar, nós já fizemos um artigo contando os segredos da redação nota 1000 e até listamos temas prováveis para você treinar!

Temos outra dica: também é bom já ir procurando por um Plano de Estudos para se preparar para o Enem desde agora. Se o seu Enem pra valer for neste ano, você já terá um cronograma em mãos para estudar ao longo do ano tranquilamente!

Para finalizar o artigo sobre que dia sai o resultado do Enem treineiro, vamos ao tópico que vai te ajudar na prática a consultá-la!

Como acessar o resultado do Enem treineiro em 4 passos?

É muito tranquilo:

  • Entre na Página do Participante;
  • Faça login com o seu cadastro gov.com (o mesmo a inscrição do Enem);
  • Clique no botão com o comando de ver o resultado;
  • Se quiser ver o espelho da redação, clique no outro botão que contém essa informação (se estiver disponível)!

Depois de ler aqui que dia sai o resultado do Enem treineiro e como acessá-lo, talvez você esteja se perguntando se poderá fazer algo com essa nota. E a resposta está no próximo tópico, que é o último!

Pode usar a nota do Enem treineiro para alguma coisa?

Só para fazer um diagnóstico de como está se saindo. No mais, não pode aplicar em lugar algum, nem para concluir o Ensino Médio, nem para entrar na faculdade.

Porém, se estiver ansioso e querendo saber se passaria ou não, aqui vai uma dica:

Faça média das notas das áreas + redação e chegue um resultado único. Depois, consulte a nota de corte da última edição do curso e instituição que você quer e veja se está próximo!

Lembre-se: dependendo da faculdade, pode ser que eles usem pesos diferentes para calcular sua pontuação. Aí você terá que descobrir qual é ele e fazer a média ponderada.

Após ter descoberto que dia sai o resultado do Enem treineiro, o ideal é que você anote a nota de corte que consultou. Assim poderá planejar seus estudos para melhorar nas áreas que não foi bem e assim superar a pontuação quando for fazer o novo exame.

Isso vai te ajudar a ter um objetivo e focar nele!

Gostou do nosso artigo contando que dia sai o resultado do Enem treineiro? No Instagram do Beduka nós te mantemos atualizado com as datas e informações mais importantes sobre o Enem. Se eu fosse você, não perderia a oportunidade de nos seguir…

Já está apto para entrar na faculdade? Veja abaixo uma oportunidade incrível que o Beduka te oferece.

Nós te conectamos à faculdade

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

Garanta já sua bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Obrigada por ler nosso artigo sobre quando sai o resultado do Enem treineiro até o final! 

Desejamos bons estudos!

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.