Temas que podem cair

Temas que podem cair

O que mais cai em Geografia no Enem? Veja os principais temas do exame

O que mais cai em Geografia no EnemO que mais cai em Geografia no Enem?

As questões de Geografia do Enem fazem parte da prova de Ciências Humanas, aplicada no primeiro dia do Exame. Em geral, elas trazem problemas que ligam o mundo natural e político às situações humanas. Vamos ver o que mais cai em Geografia no Enem para ficarmos preparados para a prova!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem, mas não consegue se organizar? Baixe o Plano de Estudo Beduka e melhore a qualidade dos seus estudos. É grátis!

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Quando a prova surgiu no final dos anos 1990, o interesse do governo era de avaliar o nível dos estudantes brasileiros, mas com o passar do tempo a prova ganhou novas funções.

Atualmente, o Enem é a maior porta de entrada para o ensino superior do país. Isso se deve à utilização de sua nota em substituição aos vestibulares tradicionais das universidades públicas e particulares.

Além disso, é com o Enem que os estudantes conseguem financiamento dos estudos e bolsas nas faculdades particulares.

Por isso, toda preparação para a prova é pouca. Como queremos te ajudar com isso, vamos ter uma série de textos sobre os temas mais recorrentes das disciplinas que caem no Enem.

Neste texto, você ficará sabendo o que mais cai em Geografia no Enem e como cada assunto é cobrado.

Como é a prova de Geografia do Enem?

A prova de Geografia do Enem faz parte do caderno de questões do primeiro dia da prova. As questões estão inseridas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Como é uma ciência humana, a Geografia no Enem está mais ligada às questões que relacionam o mundo natural e o ser humano do que com a Geografia Física.

Além disso, como a prova é feita no Brasil, em geral os assuntos que mais caem no Enem levam em consideração as dinâmicas brasileiras.

Assim, a agricultura será mais ligada ao Brasil do que a outros países. A Geopolítica tratará da posição do nosso país no mundo, a urbanização será sobre as nossas cidades, etc.

O Enem também preza pela interdisciplinaridade. Ou seja, as questões tendem a ser de mais de uma matéria, misturando História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Então é preciso dar atenção a isso.

Pode ser que numa questão você encontre conceitos de Sociologia ligados a questões geográficas como mapas e migrações.

Bom, agora vamos ver a lista do que mais cai em Geografia no Enem. Isso vai facilitar demais a divisão dos seus estudos.

Como a prova tem muito conteúdo, separar os que mais aparecem vai otimizar seu tempo, que pode ser gasto com temas que têm mais chances de aparecer na próxima edição.

O que mais cai em Geografia no Enem?

Como dissemos acima, a interdisciplinaridade do Enem leva à dimensão mais humanizada das situações geográficas nas questões de Humanidades.

Isso se reflete até nas questões de Geografia Física, nas quais é muito comum existirem temas associados às mudanças na sociedade.

Dito isso, segue a lista com o que mais em Geografia no Enem:

  • Questões ambientais (15,5%)
  • Climatologia (10,4%)
  • Urbanização (10,4%)
  • Globalização (9,1%)
  • Geografia agrária (6,5%)
  • Cartografia (6,5%)
  • Indústria (6,5%)
  • Demografia (5,2%)
  • Ordem mundial e conflitos (5,2%)
  • Relações internacionais (3,9%)
  • Biogeografia (3,9%)
  • Hidrografia (3,9%)
  • Oriente Médio (2,6%)
  • Geomorfologia (2,6%)
  • Problemas urbanos (2,6%)
  • América Latina (1,3%)
  • Energia (1,3%)
  • Espaço geográfico (1,3%)
  • Solos (1,3%)

Como cada tema que mais cai em Geografia no Enem é cobrado?

Agora que você já viu o que mais cai em Geografia no Enem, vamos detalhar um pouco mais sobre alguns deles.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre questões ambientais?

Neste tema você precisa estudar sobre os problemas ambientais pelos quais o planeta passa.

Como dissemos, a prova leva em consideração a atividade humana no mundo natural, então é preciso conhecer as nossas ações consideradas causa ou agravantes destes problemas.

Você vai precisar entender sobre:

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Climatologia?

Neste tópico, você precisa estudar as características dos climas e a forma com que eles impactam a vida humana. Por exemplo, a seca no nordeste e as migrações, ou como eventos climáticos como El Niño interferem na economia.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Urbanização?

O foco das questões de Geografia sobre Urbanização são os desafios que as cidades enfrentam. A questão demográfica, divisão espacial, hierarquia social etc.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Globalização?

Estas questões levam em consideração a forma que o mundo tem atualmente na qual as interações humanas são cada vez mais estreitas.

A globalização pode ser relacionada ao comércio e às relações internacionais, padrões de comportamento e cultura.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Geografia agrária?

Este é um assunto muito importante, pois a economia brasileira ainda é bastante dependente da agropecuária de exportação. Assim, é preciso saber quais são os principais produtos agrícolas, as áreas, a estrutura fundiária dentre outros aspectos.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Cartografia?

A cartografia não pode passar batida nos estudos para o Enem. Ela aparece em diversos tipos de questão, seja de modo específico, seja ilustrando algum outro tópico.

Nos casos específicos, você deve dar atenção a temas como: escala, mapas e projeções.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Indústria?

Com relação à indústria, o que mais cai em Geografia no Enem é a história da industrialização, os seus modelos e os tipos de organização do trabalho industrial. Dedique tempo a estudar sobre Fordismo e Toyotismo, divisão do trabalho e história da Revolução Industrial.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Hidrografia? 

A forma como se usa e a disponibilidade de água no mundo é um tema muito presente no Enem. A recomendação é que se estude o ciclo da água, as características hidrográficas do continente.

Além disso, revise os problemas ambientais relacionados à água e a relação entre o acesso a este bem natural e os padrões de consumo atuais.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Geomorfologia?

A Geomorfologia estuda a formação e as estruturas de relevo. Os conteúdos dela podem estar ligados a eventos de outros assuntos da Geografia e até mesmo com notícias de atualidades, como terremotos, tsunamis e deslizamentos.

Para isso, compreender esta parte da Geografia veja assuntos sobre:

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre o que mais cai em Geografia no Enem tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

EnemTemas que podem cair

Quantas questões de Sociologia tem no Enem? Entenda agora como respondê-las

Quantas questões de Sociologia tem no EnemQuantas questões de Sociologia tem no Enem?

A prova de Ciências Humanas do Enem é composta por 45 questões. Elas podem ser de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Neste artigo você ficará sabendo quantas questões de Sociologia tem no Enem, como os temas são cobrados e como se preparar para respondê-las.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você ficar sabendo quantas questões de Sociologia tem no Enem, que tal testar seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka?

O que é o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sua primeira edição foi realizada em 1998, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

O interesse por trás do surgimento do Enem era avaliar os alunos que estavam saindo da educação básica e promover melhorias no ensino através dos resultados obtidos. Foi a primeira vez que se procurou algo do tipo para planejar a educação pública brasileira.

Contudo, já em 1999 houve a autorização para que as universidades usassem as notas dos estudantes como meio de ingresso nos seus cursos. Isso foi intensificado a partir de 2004, quando o governo Lula criou o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Os estudantes que cumprissem os requisitos do programa poderiam adquirir uma bolsa de estudos em instituições privadas de ensino superior, pagas pelo governo.

Em 2010 o Ministério da Educação criou o SISU, Sistema de Seleção Unificada. Ele é uma plataforma digital utilizada pelos estudantes para disputar vagas em universidades públicas que substituíram seus vestibulares pelo Enem de modo parcial ou integral.

Após estas modificações, o Enem se tornou o segundo maior vestibular do mundo, atrás apenas do Gão Kão, da República Popular da China.

Como é a prova do Enem?

Quando começou a ser aplicado em 1998, o Enem era realizado em apenas um dia da semana, com uma única prova de 63 questões. Isso durou até a edição de 2008. No ano seguinte a prova passou por reformulações e ficou da maneira como a conhecemos hoje.

Atualmente o Enem é dividido em duas partes:

  • Quatro provas com questões objetivas;
  • Uma produção textual, que é a redação de tipo dissertativo-argumentativo.

As questões objetivas são num total de 180, divididas pelas quatro áreas do conhecimento (45 para cada área).

Desde 2009, o Enem passou a ser feito em dois dias. Em cada dia de prova o candidato receberá um caderno. Nele, estão as questões de duas áreas do conhecimento, o que dá um total de 90. A prova do primeiro dia traz ainda os textos motivadores para a escrita da redação e o espaço de rascunho.

Assim, temos:

  • 1º dia: Provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação
  • 2º dia: Provas de Ciências Exatas e da Natureza

Os enunciados das questões trazem textos que contextualizam situações diversas. O estudante faz a escolha entre as alternativas com base nisso.

A realização do Enem é em dois domingos seguidos atualmente. Ou seja, há um intervalo de uma semana entre cada caderno de provas.

Depois de ficar sabendo quantas questões de Sociologia tem no Enem, que tal conhecer os principais sociólogos brasileiros?

Como é a prova de Ciências Humanas do Enem?

O foco desse texto é saber quantas questões de Sociologia tem no Enem. Por isso, vamos nos concentrar na prova de Ciências Humanas.

As questões podem ser interdisciplinares, baseadas nos seus eixos temáticos. Assim, exercícios de sociologia podem se relacionar com os das demais matérias da área.

Deste modo, é importante não apenas saber o conteúdo, mas compreender o contexto e a relação entre ele e os problemas apresentados pela questão.

Descubra qual é o peso das questões de Sociologia na nota do Enem. Acesse nosso artigo explicando como calcular notas com pesos diferentes no Enem.

Quantas questões de Sociologia tem no Enem?

Os cadernos de questões do exame não trazem uma divisão entre as matérias, por isso não há como saber exatamente quantas questões de Sociologia tem no Enem. Cada edição vai ter uma quantidade própria.

No entanto, é possível, pela média das edições anteriores, imaginar mais ou menos o total de questões.

Nas últimas provas, a média de questões de Sociologia no Enem foi de 9 questões. Provavelmente esse número vai se repetir no exame que virá..

Quais são os temas de Sociologia mais cobrados do Enem?

Agora que você já tem ideia de quantas questões de sociologia tem no Enem, vamos conhecer os temas mais recorrentes nelas. 

Assim, você poderá otimizar seus estudos, pois poderá dedicar mais tempo aos assuntos mais frequentes.

Na última edição do Enem, as questões de sociologia foram abrangentes, abordando temas da Antropologia, sobre movimentos sociais, relações de gênero, economia e ciência política.

Os temas que mais deram as caras em todas as edições foram:

  • Sociologia Contemporânea;
  • Cidadania;
  • Cultura e educação;
  • Política, poder e Estado;
  • Capitalismo.

Quer saber mais? Leia nosso texto sobre a melhor forma de estudar sociologia e se prepare ainda melhor.

Como responder as questões de sociologia que tem no Enem?

Os temas das Ciências Humanas são bastante densos e pedem mais que a memorização. Por isso, independente de quantas questões de sociologia tem no Enem, é necessário compreender os tópicos para ter uma boa taxa de acertos.

Por isso, não deixe nada de lado. Lembre-se que datas, nomes e lugares são muito importantes. Pois eles são cobrados nas provas para verificar o domínio sobre o conteúdo.

Existe sempre a possibilidade de conferir o edital e a matriz de referências do Enem. Eles te mostram como os conteúdos são cobrados e as habilidades e competências exigidas pelo exame.

Algumas dicas para otimizar os estudos são:

  • criar relação entre os temas;
  • ir dos tópicos mais básicos para os mais difíceis;
  • anotar definições de conceitos e o que achar mais difícil de lembrar.

A Sociologia aparece no Enem tanto nas questões específicas, quanto em questões interdisciplinares. Nas específicas, o costume é que apareçam períodos de transição e tratem de transformações sociais, de causas e consequências.

Esteja atento ao fato de que a Sociologia não trabalha apenas com o passado. As questões podem tratar também de conceitos e do contexto atual do mundo. Por isso, leia notícias e pesquise sobre sociólogos.

Exemplos de questões de Sociologia do Enem

Esperamos que sua dúvida tenha sido resolvida. Agora que você já tem uma ideia de quantas questões de Sociologia tem no Enem, vamos ver alguns exemplos delas.

Questões de Sociologia no Enem

A participação da mulher no processo de decisão política ainda é extremamente limitada em praticamente todos os países, independentemente do regime econômico e social e da estrutura institucional vigente em cada um deles. É fato público e notório, além de empiricamente comprovado, que as mulheres estão em geral sub-representadas nos órgãos do poder, pois a proporção não corresponde jamais ao peso relativo dessa parte da população.

TABAK, F. Mulheres públicas: participação política e poder. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002.

No âmbito do Poder Legislativo brasileiro, a tentativa de reverter esse quadro de sub-representação tem envolvido a implementação, pelo Estado, de

a) leis de combate à violência doméstica.

b) cotas de gênero nas candidaturas partidárias.

c) programas de mobilização política nas escolas.

d) propagandas de incentivo ao voto consciente.

e) apoio financeiro às lideranças femininas.

A democracia deliberativa afirma que as partes do conflito político devem deliberar entre si e, por meio de argumentação razoável, tentar chegar a um acordo sobre as políticas que seja satisfatório para todos. A democracia ativista desconfia das exortações à deliberação por acreditar que, no mundo real da política, onde as desigualdades estruturais influenciam procedimentos e resultados, processos democráticos que parecem cumprir as normas de deliberação geralmente tendem a beneficiar os agentes mais poderosos. Ela recomenda, portanto, que aqueles que se preocupam com a promoção de mais justiça devem realizar principalmente a atividade de oposição crítica, em vez de tentar chegar a um acordo com quem sustenta estruturas de poder existentes ou delas se beneficia.

YOUNG, I. M. Desafios ativistas à democracia deliberativa Revista Brasileira de Ciência Política, n. 13, jan-abr. 2014.

As concepções de democracia deliberativa e de democracia ativista apresentadas no texto tratam como imprescindíveis, respectivamente,

a) a decisão da maioria e a uniformização de direitos.

b) a organização de eleições e o movimento anarquista.

c) a obtenção do consenso e a mobilização das minorias.

d) a fragmentação da participação e a desobediência civil.

e) a imposição de resistência e o monitoramento da liberdade.

Gabarito dos exercícios

Depois de entender quantas questões de Sociologia tem no Enem e ver alguns exemplos de exercícios exigidos, é hora de avaliar se as suas respostas estão corretas.

Questão 1: alternativa correta letra b) cotas de gênero nas candidaturas partidárias.

Questão 2: alternativa correta letra c) a obtenção do consenso e a mobilização das minorias.

Prepare-se para o Enem com o Beduka!

Com este texto você ficou sabendo quantas questões de Sociologia tem no Enem e como elas podem ser cobradas no Exame. Também te demos algumas dicas de estudos e os assuntos mais cobrados. Mas você sabia que podemos te ajudar ainda mais?

Acesse o Pinterest do Beduka e veja diversos resumos de matérias.

O ENEM é uma prova que exige muito do participante, por isso é essencial se preparar para alcançar bons resultados. Além de entender quantas questões de Sociologia tem no Enem, aproveite para ler aqui:

Você já definiu qual carreira vai seguir na faculdade? Se ainda não sabe, faça já o Raio-x do Beduka e descubra profissões que combinam contigo!

EnemTemas que podem cair

Quantas questões de Filosofia tem no Enem? O que elas cobram?

Quantas questões de Filosofia tem no EnemQuantas questões de Filosofia tem no Enem?

A prova de Ciências Humanas do Enem é composta por 45 exercícios. Eles podem ser de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Neste artigo você ficará sabendo quantas questões de Filosofia tem no Enem, como os temas são cobrados e como se preparar para respondê-las.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você ficar sabendo quantas questões de Filosofia tem no Enem, que tal testar seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka?

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido como Enem, surgiu em 1998. Seu objetivo principal era medir o desempenho dos alunos dos anos finais do ensino básico e comparar com a meta determinada pelo Ministério da Educação.

A partir de 2004, o Enem passou a servir como meio de conquistar uma vaga no ensino superior através do Programa Universidade Para Todos (Prouni). A nota do estudante servia como ferramenta para conseguir uma bolsa de estudos numa instituição da rede privada.

Em 2010, surgiu o Sistema de Seleção Unificada (SISU), uma plataforma digital utilizada pelos que fizeram as provas do Enem para disputar vagas nas universidades públicas que adotaram o exame parcial ou integralmente como modo de ingresso.

O órgão responsável pela elaboração e realização da prova é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Desde 2014 é possível realizar o financiamento das graduações utilizando o Enem. Isso é feito pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

Como é a prova do Enem?

O Enem é composto de duas partes:

  • Quatro provas com questões objetivas;
  • Uma produção textual, que é a redação de tipo dissertativo-argumentativo.

As questões objetivas são num total de 180, divididas pelas quatro áreas do conhecimento (45 para cada área).

O Enem é realizado em dois dias. De 2009 a 2016 a realização da prova se dava em um único final de semana (sábado e domingo). Porém, a partir de 2017, ela passou a ser feita em dois domingos seguidos. Ou seja, com um intervalo de uma semana.

Em cada dia de prova o candidato receberá um caderno de questões. Nele, estão exercícios de duas áreas do conhecimento, o que dá um total de 90. A prova do primeiro dia traz ainda os textos base para a escrita da redação e o espaço de rascunho.

Assim, temos:

  • 1º dia: Provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação
  • 2º dia: Provas de Ciências Exatas e da Natureza

As questões trazem textos nos seus enunciados. Eles as contextualizam para que o estudante faça a escolha da alternativa que ele achar correta entre as cinco que cada questão tem.

Como nosso interesse neste texto é saber quantas questões de Filosofia tem no Enem, vamos focar na prova de Ciências Humanas, que é onde elas são cobradas.

Além de Filosofia, a prova de Humanas também tem questões de História, Geografia e Sociologia. Como é típico do Exame, as questões podem ser interdisciplinares, baseadas nos seus eixos temáticos.

Deste modo, é importante não apenas saber o conteúdo, mas compreender o contexto e a relação entre ele e os problemas apresentados pela questão.

Descubra qual é o peso das questões de Filosofia na nota do Enem. Acesse nosso artigo explicando como calcular notas com pesos diferentes no Enem.

Quantas questões de Filosofia tem no Enem?

Como o caderno de questões não traz uma divisão entre as disciplinas, não há como saber quantas questões de Filosofia tem no Enem exatamente. Cada edição do Exame teve uma quantidade própria.

No entanto, é possível ter uma base pela média das edições anteriores e imaginar mais ou menos o total de questões.

Levando em consideração as provas de 2016 a 2020, a média de questões de Filosofia no Enem foi 8. Isso significa que a tendência para a próxima edição é que esse número se repita.

Depois de ficar sabendo quantas questões de Filosofia tem no Enem, que tal testar seus conhecimentos com os melhores exercícios sobre Filosofia Clássica?

Quais são os temas de Filosofia mais cobrados do Enem?

Agora que você já sabe quantas questões de Filosofia tem no Enem em média, vamos conhecer quais são os assuntos mais cobrados. Isso permitirá que os seus estudos sejam otimizados, dedicando mais tempo ao que cai na prova com mais frequência.

Os temas de Filosofia podem ser estudados tanto por campos que tratam de assuntos específicos (Filosofia Política, por exemplo), quanto por recortes históricos (como a Filosofia Medieval).

Os assuntos mais recorrentes são:

  • Racionalismo moderno
  • Filosofia Contemporânea
  • Escola sofística
  • Sócrates
  • Platão
  • Aristóteles
  • Helenismo
  • Filosofia Medieval

Para mais detalhes, leia nosso texto sobre os assuntos de Filosofia que mais caem no Enem

Como responder as questões de Filosofia que tem no Enem?

Antes de tudo é preciso entender que as disciplinas de Ciências Humanas têm um conteúdo denso. Geralmente se cobra mais do que a memorização dos conteúdos, sendo necessária a compreensão dos tópicos levantados.

Assim, é preciso não deixar nada de lado. Datas e nomes são muito importantes, bem como os lugares. Eles podem ser cobrados nas provas para verificar o domínio sobre o conteúdo.

Existe sempre a possibilidade de conferir o edital e a matriz de referências do Enem. Isso permite entender como os conteúdos são cobrados e as habilidades e competências exigidas pelo exame.

Algumas dicas para otimizar os estudos são:

  • criar relação entre os temas;
  • ir dos tópicos mais básicos para os mais difíceis;
  • anotar definições de conceitos e o que achar mais difícil de lembrar.

As questões de Filosofia do Enem são as mais conteudistas da prova. Por isso os candidatos precisam ter o domínio das principais ideias dos filósofos.

Exemplos de questões de Filosofia que tem no Enem

Esperamos que tenha resolvido sua dúvida sobre quantas questões de filosofia tem no Enem. Agora, pode praticar com estes 5 exercícios que separamos. 

Selecionamos algumas questões de Filosofia de edições passadas do Enem para você ter uma ideia de como elas são.

Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1988.

No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que associa dois elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, a saber:

a) Ética e política, pois conduzem à eudaimonia.

b) Retórica e linguagem, pois cuidam dos discursos na ágora.

c) Metafísica e ontologia, pois tratam da filosofia primeira.

d) Democracia e sociedade, pois se referem a relações sociais.

e) Geração e corrupção, pois abarcam o campo da physis.

Adão, ainda que supuséssemos que suas faculdades racionais fossem inteiramente perfeitas desde o início, não poderia ter inferido da fluidez e transparência da água que ela o sufocaria, nem da luminosidade e calor do fogo que este poderia consumi-lo. Nenhum objeto jamais revela, pelas qualidades que aparecem aos sentidos, nem as causas que o produziram, nem os efeitos que dele provirão; e tampouco nossa razão é capaz de extrair, sem auxílio da experiência, qualquer conclusão referente à existência efetiva de coisas ou questões de fato.

HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento humano. São Paulo. Unesp, 2003.

Segundo o autor, qual é a origem do conhecimento humano?

a) A potência inata da mente.

b) A revelação da inspiração divina.

c) O estudo das tradições filosóficas.

d) A vivência dos fenômenos do mundo.

e) O desenvolvimento do raciocínio abstrato.

Gabarito dos exercícios

Depois de entender quantas questões de Filosofia tem no Enem e ver alguns exemplos de exercícios exigidos, é hora de avaliar se as suas respostas estão corretas.

Questão 1: alternativa correta letra a) Ética e política, pois conduzem à eudaimonia.

Questão 2: alternativa correta letra d) A vivência dos fenômenos do mundo..

Prepare-se para o Enem com o Beduka!

Você ficou sabendo por este texto quantas questões de Filosofia tem no Enem e como elas são cobradas no Exame. Também te demos algumas dicas de estudos e os assuntos mais cobrados. Mas você sabia que podemos te ajudar ainda mais?

Se você baixar o Plano de Estudos Beduka poderá organizar melhor seus horários e as matérias que precisa saber para responder as provas. Ele é todo separadinho e intuitivo justamente para facilitar sua preparação.

O ENEM é uma prova que exige muito do participante, por isso é essencial se preparar para alcançar bons resultados. Além de entender quantas questões de Filosofia tem no Enem, aproveite para ler aqui:

Você já definiu qual carreira vai seguir na faculdade? Se ainda não sabe, faça já o Raio-x do Beduka e descubra profissões que combinam contigo!