Temas que podem cair

O que mais cai em Geografia no Enem? Veja os principais temas do exame

O que mais cai em Geografia no EnemO que mais cai em Geografia no Enem?
Cronograma do que estudar

As questões de Geografia do Enem fazem parte da prova de Ciências Humanas, aplicada no primeiro dia do Exame. Em geral, elas trazem problemas que ligam o mundo natural e político às situações humanas. Vamos ver o que mais cai em Geografia no Enem para ficarmos preparados para a prova!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem, mas não consegue se organizar? Baixe o Plano de Estudo Beduka e melhore a qualidade dos seus estudos. É grátis!

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Quando a prova surgiu no final dos anos 1990, o interesse do governo era de avaliar o nível dos estudantes brasileiros, mas com o passar do tempo a prova ganhou novas funções.

Atualmente, o Enem é a maior porta de entrada para o ensino superior do país. Isso se deve à utilização de sua nota em substituição aos vestibulares tradicionais das universidades públicas e particulares.

Além disso, é com o Enem que os estudantes conseguem financiamento dos estudos e bolsas nas faculdades particulares.

Por isso, toda preparação para a prova é pouca. Como queremos te ajudar com isso, vamos ter uma série de textos sobre os temas mais recorrentes das disciplinas que caem no Enem.

Neste texto, você ficará sabendo o que mais cai em Geografia no Enem e como cada assunto é cobrado.

Como é a prova de Geografia do Enem?

A prova de Geografia do Enem faz parte do caderno de questões do primeiro dia da prova. As questões estão inseridas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Como é uma ciência humana, a Geografia no Enem está mais ligada às questões que relacionam o mundo natural e o ser humano do que com a Geografia Física.

Além disso, como a prova é feita no Brasil, em geral os assuntos que mais caem no Enem levam em consideração as dinâmicas brasileiras.

Assim, a agricultura será mais ligada ao Brasil do que a outros países. A Geopolítica tratará da posição do nosso país no mundo, a urbanização será sobre as nossas cidades, etc.

O Enem também preza pela interdisciplinaridade. Ou seja, as questões tendem a ser de mais de uma matéria, misturando História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Então é preciso dar atenção a isso.

Pode ser que numa questão você encontre conceitos de Sociologia ligados a questões geográficas como mapas e migrações.

Bom, agora vamos ver a lista do que mais cai em Geografia no Enem. Isso vai facilitar demais a divisão dos seus estudos.

Como a prova tem muito conteúdo, separar os que mais aparecem vai otimizar seu tempo, que pode ser gasto com temas que têm mais chances de aparecer na próxima edição.

O que mais cai em Geografia no Enem?

Como dissemos acima, a interdisciplinaridade do Enem leva à dimensão mais humanizada das situações geográficas nas questões de Humanidades.

Isso se reflete até nas questões de Geografia Física, nas quais é muito comum existirem temas associados às mudanças na sociedade.

Dito isso, segue a lista com o que mais em Geografia no Enem:

  • Questões ambientais (15,5%)
  • Climatologia (10,4%)
  • Urbanização (10,4%)
  • Globalização (9,1%)
  • Geografia agrária (6,5%)
  • Cartografia (6,5%)
  • Indústria (6,5%)
  • Demografia (5,2%)
  • Ordem mundial e conflitos (5,2%)
  • Relações internacionais (3,9%)
  • Biogeografia (3,9%)
  • Hidrografia (3,9%)
  • Oriente Médio (2,6%)
  • Geomorfologia (2,6%)
  • Problemas urbanos (2,6%)
  • América Latina (1,3%)
  • Energia (1,3%)
  • Espaço geográfico (1,3%)
  • Solos (1,3%)

Como cada tema que mais cai em Geografia no Enem é cobrado?

Agora que você já viu o que mais cai em Geografia no Enem, vamos detalhar um pouco mais sobre alguns deles.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre questões ambientais?

Neste tema você precisa estudar sobre os problemas ambientais pelos quais o planeta passa.

Como dissemos, a prova leva em consideração a atividade humana no mundo natural, então é preciso conhecer as nossas ações consideradas causa ou agravantes destes problemas.

Cronograma de estudos

Você vai precisar entender sobre:

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Climatologia?

Neste tópico, você precisa estudar as características dos climas e a forma com que eles impactam a vida humana. Por exemplo, a seca no nordeste e as migrações, ou como eventos climáticos como El Niño interferem na economia.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Urbanização?

O foco das questões de Geografia sobre Urbanização são os desafios que as cidades enfrentam. A questão demográfica, divisão espacial, hierarquia social etc.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Globalização?

Estas questões levam em consideração a forma que o mundo tem atualmente na qual as interações humanas são cada vez mais estreitas.

A globalização pode ser relacionada ao comércio e às relações internacionais, padrões de comportamento e cultura.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Geografia agrária?

Este é um assunto muito importante, pois a economia brasileira ainda é bastante dependente da agropecuária de exportação. Assim, é preciso saber quais são os principais produtos agrícolas, as áreas, a estrutura fundiária dentre outros aspectos.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Cartografia?

A cartografia não pode passar batida nos estudos para o Enem. Ela aparece em diversos tipos de questão, seja de modo específico, seja ilustrando algum outro tópico.

Nos casos específicos, você deve dar atenção a temas como: escala, mapas e projeções.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Indústria?

Com relação à indústria, o que mais cai em Geografia no Enem é a história da industrialização, os seus modelos e os tipos de organização do trabalho industrial. Dedique tempo a estudar sobre Fordismo e Toyotismo, divisão do trabalho e história da Revolução Industrial.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Hidrografia? 

A forma como se usa e a disponibilidade de água no mundo é um tema muito presente no Enem. A recomendação é que se estude o ciclo da água, as características hidrográficas do continente.

Além disso, revise os problemas ambientais relacionados à água e a relação entre o acesso a este bem natural e os padrões de consumo atuais.

O que mais cai em Geografia no Enem sobre Geomorfologia?

A Geomorfologia estuda a formação e as estruturas de relevo. Os conteúdos dela podem estar ligados a eventos de outros assuntos da Geografia e até mesmo com notícias de atualidades, como terremotos, tsunamis e deslizamentos.

Para isso, compreender esta parte da Geografia veja assuntos sobre:

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre o que mais cai em Geografia no Enem tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.