X

Exercícios sobre Biotecnologia com Gabarito

Biotecnologia é um campo de estudo onde os pesquisadores buscam formas de manipular matéria orgânica para fabricar ou modificar produtos e processos que impactam a sociedade. Seja na indústria, na saúde ou em diversas outras áreas da vida humana. Leia o resumo que preparamos para você e faça os exercícios sobre Biotecnologia.

Quando você terminar os exercícios sobre Biotecnologia, faça nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.

Você sabia que o botox é feito através de uma toxina derivada de bactérias? 

Conhecida como toxina botulínica, ela é produzida pela bactéria Clostridium botulinium e atua na paralisação do músculo. Em altas quantidades ela pode ser mortal, porém, nas doses certas, ela apenas impede as rugas e marcas do  envelhecimento. Isso é um exemplo de Biotecnologia que está bem próximo de nós.

A Biotecnologia

Esse campo de estudo envolve um leque de conhecimentos biológicos e é considerado um campo interdisciplinar. A Biotecnologia já existe há muito tempo, porém, com o avanço da genética e da biologia molecular, ela vem cada vez mais ganhando importância nas melhores universidades de Biologia do Brasil e do mundo.

Biotecnologia aplicada:

  • à Saúde (antibióticos, terapia celular, transplante de órgãos, hormônios e etc.);
  • à Agricultura (produção de sementes e plantas transgênicas);
  • à Indústria (ferramentas biológicas para intensificar a produção e combustíveis renováveis);
  • ao Meio Ambiente (controle ou melhora do cenário de degradação ambiental);

Quais as classificações da Biotecnologia?

Como a biotecnologia é aplicada em diferentes setores da sociedade, especialistas optaram por classificá-la em cores na tentativa de relacionar as funcionalidades de cada setor. 

Muita informação, né? Mas não se preocupe, já estamos chegando nos exercícios sobre Biotecnologia para você poder colocar em prática todo seu conhecimento.

Aplicada no setor agrícola, com ênfase na criação de plantas e sementes geneticamente modificadas. Essa produção tem o objetivo de fabricar plantações mais resistentes às pragas e substâncias químicas.

Este é o ramo que busca deixar o mundo menos poluído. Utilizada na indústria, ela visa gerar menos poluentes nos processos de produção. 

Algumas pessoas dizem que a informação é o novo petróleo, ou seja, ela está cada vez mais valiosa. Esse ramo da Biotecnologia lida justamente com isso, utilizar a comunicação para informar as pessoas e proporcionar a adesão de novos profissionais a essa área do conhecimento.

Esse ramo da Biotecnologia mira fundo, bem fundo, chegando ao fundo do mar. Ela busca nas águas dos oceanos soluções para a vida humana. Um bom exemplo são as diversas moléculas de algas marinhas utilizadas em tratamentos de doenças.

Com certeza você já ouviu falar sobre a Cruz Vermelha, pois bem, fica esta dica para você lembrar: a Biotecnologia vermelha trata de assuntos relacionados à saúde, assim como a Cruz Vermelha.

Exercícios sobre Biotecnologia

Chegou o momento de colocar na prática todo o seu conhecimento fazendo exercícios sobre Biotecnologia

Parabéns por ter lido até aqui!!! 

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- (Enem 2014) Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura.

Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?

a) Clone

b) Híbrida

c) Mutante

d) Adaptada

e) Transgênica

Questão 2 – (Enem 2012) Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia. O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da

a) liberação de gás carbônico

b) formação de ácido lático.

c) formação de água.

d) produção de ATP.

e) liberação de calor

Questão 3 – (UFSC 2017)

Na década de 1930, geneticistas japoneses produziram melancias sem sementes. O método de produção foi baseado na exposição de sementes de melancias normais a substâncias químicas que dobravam seu número de cromossomos. Depois cruzavam as melancias de sementes modificadas com melancias de sementes com número normal de cromossomos. Os descendentes desses cruzamentos não podiam produzir suas próprias sementes porque possuíam um número anormal de cromossomos.

Disponível em: <http://nytiw.folha.uol.com.br/?url=/folha/content/view/full/46012>. [Adaptado] Acesso em: 22 ago. 2016.

Sobre o uso da biotecnologia aplicada na dieta e na saúde humanas, é correto afirmar que:

a) as melancias obtidas pelos japoneses são um dos muitos exemplos de plantas transgênicas.

b) aves como Chester e Fiesta, vendidas comercialmente, são obtidas por meio da transferência de genes.

c) a seleção artificial não leva ao aparecimento de novas variedades de um animal ou planta.

d) para a transferência de genes de uma espécie para outra, podem ser utilizados vírus como transportadores dos genes.

e) comprovadamente, os diferentes tipos de produtos oriundos dos organismos geneticamente modificados trazem sérios riscos à saúde humana.

Questão 4 – (Enem 2015) A palavra “biotecnologia” surgiu no século XX, quando o cientista Herbert Boyer introduziu a informação responsável pela fabricação da insulina humana em uma bactéria, para que ela passasse a produzir a substância.

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).

As bactérias modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir insulina humana porque receberam:

a) a sequência de DNA codificante de insulina humana.

b) a proteína sintetizada por células humanas.

c) um RNA recombinante de insulina humana.

d) o RNA mensageiro de insulina humana.

e) um cromossomo da espécie humana.

Questão 5 – (Acafe 2015/1) Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.

Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I – As técnicas biotecnológicas possibilitam à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos, por exemplo.

II – A Engenharia Genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção de hormônio de crescimento e insulina, seja porque permite obter produtos inteiramente novos (Organismos transgênicos).

III – Hoje, a utilização de plasmídeos bacterianos restringe-se à produção de novos medicamentos.

IV – Através de técnicas biotecnológicas é possível o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas.

V – A aplicação da biotecnologia está limitada a área médica e de saúde.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) I – II – IV

b) II – III – IV

c) III – IV – V

d) IV – V

Questão 6 – (Unespar 2017) Sobre genética e biotecnologia, assinale o que for CORRETO.

a) O material genético dos vírus é unicamente o DNA;

b) As células nervosas são diferentes das células musculares porque contêm genes diferentes;

c) O tipo sanguíneo O é mais frequente e, por esse motivo, o alelo responsável por sua expressão é dominante sobre os demais;

d) Terapia gênica consiste em substituir o alelo anormal que causa doença pelo alelo normal;

e) Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem a passagem de DNA através da membrana celular.

Respostas dos exercícios sobre Biotecnologia

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) Transgênica

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) liberação de gás carbônico

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: d) para a transferência de genes de uma espécie para outra, podem ser utilizados vírus como transportadores dos genes.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) a sequência de DNA codificante de insulina humana.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta:  a) I – II – IV

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta:  d) Terapia gênica consiste em substituir o alelo anormal que causa doença pelo alelo normal;

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Biotecnologia? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: Biologia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)