X

Os 5 melhores exercícios de Sinônimos e Antônimos COM GABARITO

Os 5 melhores exercícios de Sinônimos e Antônimos

Sinônimos são palavras diferentes que possuem exatamente o mesmo significado, ou um muito semelhante. Tanto, que poderiam substituir uns aos outros em uma frase, ou texto. Antônimos, já são palavras com significados opostos. Leia o artigo e faça os exercícios de Sinônimos e Antônimos para se preparar para o Enem e as demais provas que surgirem no seu caminho.

Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os Exercícios de Sinônimos e Antônimos, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

Não pense que este conteúdo serve apenas pra o Fundamental, ele cai em vestibulares, principalmente em literatura. A figura de linguagem chamada antítese brinca com ideias opostas e para isso faz uso de antônimos, sem dizer que os sinônimos permitem rimas mais ricas.

O que são Sinônimos?

Gêmeas representando Sinônimos

Comece vendo o que são sinônimos e para que são usados. Leia com atenção para fazer os exercícios de sinônimos e antônimos. 

Sinônimos são nada mais do que palavras diferentes que possuem o mesmo significado ou muito parecido.   

Assim como os antônimos, os sinônimos podem designar quase qualquer tipo de palavra. Ou seja, de quase todas classes gramaticais

Os sinônimos são divididos em duas categorias: 

  • Sinônimos Perfeitos – São palavras diferentes que significam exatamente a mesma coisa.
  • Sinônimos Imperfeitos – São palavras diferentes que apresentam significados tão parecidos que são consideradas sinônimos. Porém, na sua essência, ainda não são totalmente idênticas.

Veja alguns Sinônimos Perfeitos

  • Após = Depois
  • Continuar = Prosseguir
  • Língua = Idioma
  • Grito = Brado
  • Falecer = Morrer

Perceba que essas palavras significam exatamente a mesma coisa, então, em um texto você poderia substituí-las a vontade e a sua mensagem continuaria a mesma. 

Agora veja alguns Sinônimos Imperfeitos

  • Gordo e Obeso
  • Córrego e Riacho
  • Emprego e Trabalho
  • Município e Cidade

Perceba que nos sinônimos perfeitos simbolizamos com o sinal “=“, mas nos imperfeitos usamos apenas a conjunção “e”. Isso para facilitar para você entender que os imperfeitos não são idênticos, mas extremamente parecidos.

Os sinônimos foram criados justamente para impedir que só tenhamos uma palavra para designar a mesma coisa. Veja um exemplo de frase sem sinônimos. 

Exemplo: Eu falo muitas línguas. Todas as línguas que eu sei são de países europeus.

A repetição de palavras causa desconforto para quem ouve. Inclusive, é bastante recomendado que você aprenda vários sinônimos para escrever uma redação de ENEM, justamente para evitar esse problema.

Veja a mesma frase do exemplo com sinônimos agora: 

Exemplo: Eu falo muitas línguas. Todos os idiomas que eu sei são de países europeus. 

Inconscientemente, a frase ficou mais agradável, apenas por não haver repetição de palavras nela. Esse é o trabalho dos sinônimos. Aumentar o seu repertório linguístico.  

O que são Antônimos?

Yin Yang representam Sinônimos e Antônimos

Entendidos os sinônimos, é hora de entender os antônimos. Continue acompanhando para fazer os exercícios de sinônimos e antônimos. 

Curiosamente a própria palavra “antônimo” é um antônimo da palavra “sinônimo”. Enquanto sinônimos são palavras que têm significados idênticos ou muito próximos, antônimos são o contrário. São palavras com significados opostos. 

Percebam que não foi dito diferentes. Foi dito opostos. Ou seja, para uma palavra ser antônima da outra, não basta elas terem significados diferentes. Elas precisam ser o contrário uma da outra. De forma que se as duas forem colocadas na mesma oração, a frase ganhará sentido de exclusão. Veja: 

  • Você acha que amanhã vai estar quente ou frio?
  • O banco, depois do meio-dia, vai estar fechado ou aberto?
  • Tragam ele para mim vivo ou morto.
  • Aqui está muito claro e lá está muito escuro.
  • Prefiro andar acompanhado do que sozinho.
  • Quero uma casa limpa, não suja.

Percebam que todas essas frases apresentam exclusão. Sempre é uma opção ou a outra. Ou então é uma condição restrita a algo que impede outra condição, como o caso do exemplo com “claro” e “escuro”. 

Isso porque os antônimos são tão opostos que as únicas formas de colocá-los juntos em uma frase ou em um contexto é dando esse sentido de exclusão à frase. Ou então tornando-a propositalmente contraditória. Por exemplo, a famosa frase: 

  • Menos é mais.

Essa frase usa dois antônimos para passar uma mensagem, mas é propositalmente contraditória, pois as duas palavras são opostas. 

O que são Hiperônimos?

Sinônimos, Antônimos e Hiperônimos

Vamos incluir essa seção extra, porque hiperônimos são bem pouco conhecidos, mas podem ser importantes. Depois você já poderá fazer os exercícios de sinônimos e antônimos. 

Hiperônimos são palavras que englobam todo um conjunto de outras palavras da mesma “espécie”. Veja alguns exemplos para entender melhor. 

  • Cor – Azul, amarelo, vermelho, verde, etc…
  • Fruta – Maçã, banana, tomate, manga, maracujá, etc…
  • Legume – Cebola, couve, alface, brócolis, etc…
  • Animal – Gato, boi, pássaro, cão, rato, etc…
  • Carne – Picanha, alcatra, maminha, moída, bife, etc…

Todas essas são palavras que designam todo um conjunto de outras palavras. A essas palavras damos o nome de hiperônimos.  

Exercícios de Sinônimos Antônimos

Muito bem, hora de fazer os exercícios de sinônimos e antônimos. Faça também o Simulado Beduka e baixe nosso Plano de Estudos. É gratuito e te prepara para o vestibular. Boa sorte.  

1 – (Cesgranrio – SEPLAG/BA – Professor Português – 2010) Estabelece relação de hiperonímia/hiponímia, nessa ordem, o seguinte par de palavras:

a) estrondo – ruído;

b) pescador – trabalhador;

c) pista – aeroporto;

d) piloto – comissário;

e) aeronave – jatinho.

2 – (FDC – Professor de Português II – 2005) Assinale a única frase que se completa com a segunda forma entre parênteses:

a) Os culpados __________ as leis. (infringiram / infligiram).

b) O ___________ do senador termina no próximo ano. (mandado / mandato).

c) Não saia, pois a chuva está ___________. (iminente / eminente).

d) Ladrão foi apanhado em __________. (flagrante / fragrante).

e) Os requintes de educação caracterizam um perfeito ___________. (cavalheiro / cavaleiro).

3 – (FEC/UFF – PREF. Angra dos Reis/RJ – Administrador – 2012) Observe as frases.

I. O paciente submeteu-se a SESSÕES de sangria, utilizando-se de sanguessugas.

II. Encontrou, na SEÇÃO de remédios, o que procurava para o seu alívio.

O par de palavras SESSÃO/SEÇÃO relaciona-se ao estudo da:

a) homonímia;

b) sinonímia;

c) paronímia;

d) antonímia;

e) polissemia.

Às vezes as questões do Enem não são diretamente sobre os temas a questão, e falam sobre o tema de forma secundário. Como por exemplo as duas questões abaixo:

4 – (Enem 2012 ) Poema:

O sedutor médio

Vamos juntar

Nossas rendas e

expectativas de vida

querida,

o que me dizes?

Ter 2, 3 filhos

e ser meio felizes?

VERISSIMO, L. F. Poesia numa hora dessas?! Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

No poema O sedutor médio, é possível reconhecer a presença de posições críticas

a) nos três primeiros versos, em que “juntar expectativas de vida” significa que, juntos, os cônjuges poderiam viver mais, o que faz do casamento uma convenção benéfica.

b) na mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade são ironizados, o que é acentuado pelo uso do adjetivo “médio” no título e do advérbio “meio” no verso final.

c) no verso “e ser meio felizes?”, em que “meio” é sinônimo de metade, ou seja, no casamento, apenas um dos cônjuges se sentiria realizado.

d) nos dois primeiros versos, em que “juntar rendas” indica que o sujeito poético passa por dificuldades financeiras e almeja os rendimentos da mulher.

e) no título, em que o adjetivo “médio” qualifica o sujeito poético como desinteressante ao sexo oposto e inábil em termos de conquistas amorosas.

5 – (Enem 2010) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras calor e temperatura de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente”! e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.

b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.

c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.

d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.

e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

Respostas dos Exercícios de Sinônimos e Antônimos

Exercício resolvido da questão 1 –

e) aeronave – jatinho.

Exercício resolvido da questão 2 –

b) O ___________ do senador termina no próximo ano. (mandado / mandato).

Exercício resolvido da questão 3 –

a) homonímia;

Exercício resolvido da questão 4 –

b) na mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade são ironizados, o que é acentuado pelo uso do adjetivo “médio” no título e do advérbio “meio” no verso final.

Exercício resolvido da questão 5 –

a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios Sinônimos e Antônimos? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)

  • mano nao faz sentido, os exercícios falam sobre coisas que vocês nem sequer tocaram no assunto, por favor melhorem ou não publiquem mais artigos sobre.

    • Rafael, no meio das questões existe uma nota explicando que algumas questões tocam no assunto de maneira indireta. Por isso elas estão presentes. Essas questões são interdisciplinares e exigem uma compreensão mais complexa das matérias.