X

Os 7 Melhores Exercícios sobre Primeira Lei de Newton

Exercícios da primeira lei de Newton

As leis de Newton costumam cair frequentemente nos principais vestibulares, inclusive no ENEM. Neste artigo explicamos e apresentamos alguns exercícios sobre a primeira lei de Newton para que você estude e chegue preparado no dia da prova.

Quando você terminar os Exercícios sobre Primeira Lei de Newton, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Sabe aquele momento em que você está no ônibus ou mesmo em um carro e, por algum motivo, o motorista freia bruscamente e todos tentam se equilibrar enquanto seus corpos são atirados para frente?

Isso nada mais é do que a inércia exercendo sua influência sobre nós.

Mas qual a relação da inércia com a primeira lei de Newton? É isso que veremos no resumo anterior aos Exercícios sobre Primeira Leis de Newton.

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

O que é a Primeira Lei de Newton?

A Primeira lei de Newton, também chamada de princípio da inércia, afirma que todo corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, caso as forças que atuem sobre ele se anulem.

As observações realizadas pelo físico Isaac Newton sobre a causa do movimento dos corpos, algo que tem fascinado e aguçado a curiosidade de muitos estudiosos, têm várias respostas para isso. Então que tal conhecermos mais sobre essas leis? Vamos lá!

Estude mais com o nosso Simulado para o Enem. É gratuito! Ah, e baixe também o nosso Plano de Estudos.

Características da primeira lei de Newton

Antes de chegarmos aos exercícios da primeira lei de Newton, é necessário fazer uma pequena revisão sobre a origem das teorias que o cientista formulou e qual o impacto da inércia em nossa rotina.

Para isso, precisamos voltar no tempo, mais especificamente no séc. IV a.c, onde um polêmico estudioso, Aristóteles, formulava seus estudos sobre o corpo humano.

Sua teoria afirmava que um corpo só poderia se movimentar se uma força estivesse sendo aplicada sobre ele.

Mas Aristóteles não era o único que pensava assim! Outros cientistas mais a frente, como Galileu Galilei e, claro, Isaac Newton, também buscavam estabelecer algumas leis físicas que detalhassem melhor os movimentos dos corpos.

Ao documentar aquilo que hoje carregam o seu próprio nome, Newton acreditava que na ausência de forças um corpo ou objeto parado, em razão de sua inércia, tende a permanecer em repouso.

Além disso, uma vez iniciado o movimento, a tendência do corpo é permanecer em movimento retilíneo e uniforme.

“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele”, Isaac Newton.

Você pode também aprofundar os conhecimentos em:

Exercícios sobre a Primeira Lei de Newton com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (UNESP) Sob a ação de forças convenientes, um corpo executa um movimento qualquer. Apontar a proposição incorreta. É necessária uma força resultante não nula:

a) para pôr o corpo em movimento, a partir do repouso

b) para deter o corpo, quando em movimento

c) para manter o corpo, em movimento reto e uniforme

d) para encurvar a trajetória, mesmo quando o movimento é uniforme

Questão 2 – (PUC-MG) A respeito do conceito de inércia, pode-se dizer que:

a) inércia é uma força que mantém os objetos em repouso ou em movimento com velocidade constante

b) inércia é uma força que leva todos os objetos ao repouso

c) um objeto de grande massa tem mais inércia que um de pequena massa

d) objetos que se movem rapidamente têm mais inércia que os que se movem lentamente

Questão 3 – (FATEC-SP)Ao estudar o movimento dos corpos, Galileu Galilei considerou que um corpo com velocidade constante permaneceria nessa situação caso não atuasse sobre ele qualquer força ou se a somatória das forças, a força resultante, fosse igual a zero.

Comparando esse estudo de Galileu com o estudo realizado por Isaac Newton, Lei da Inércia, pode-se afirmar que, para Newton:

I – Um corpo com velocidade constante (intensidade, direção e sentido) possui força resultante igual a zero;

II – Um corpo em repouso, com velocidade constante e igual a zero, possui força resultante igual a zero;

III – Galileu considerou a velocidade constante (intensidade, direção e sentido) no movimento circular.

Está correto o que se afirma em:

a) I

b) I e II

c) I e III

d) II e III

e) I, II e III

Questão 4 – (UFRN-RN)Considere um grande navio, tipo transatlântico, movendo-se em linha reta e com velocidade constante (velocidade de cruzeiro). Em seu interior, existe um salão de jogos climatizado e nele uma mesa de pingue-pongue orientada paralelamente ao comprimento do navio.

Dois jovens resolvem jogar pingue-pongue, mas discordam sobre quem deve ficar de frente ou de costas para o sentido do deslocamento do navio. Segundo um deles, tal escolha influenciaria no resultado do jogo, pois o movimento do navio afetaria o movimento relativo da bolinha de pingue-pongue.

Nesse contexto, de acordo com as leis da física, pode-se afirmar que:

a) a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não inercial, não afetando o movimento da bola

b) a discussão é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não inercial, não afetando o movimento da bola

c) a discussão é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, afetando o movimento da bola

d) a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, não afetando o movimento da bola

Questão 5 – (UNESP) As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:

a) Primeira Lei de Newton;
b) Lei de Snell;
c) Lei de Ampère;
d) Lei de Ohm;
e) Primeira Lei de Kepler

Questão 6 – (Cefet-MG) A imagem mostra um garoto sobre um skate em movimento com velocidade constante que, em seguida, choca-se com um obstáculo e cai.

A queda do garoto justifica-se devido à(ao):

a) princípio da inércia.

b) ação de uma força externa.

c) princípio da ação e reação.

d) força de atrito exercida pelo obstáculo.

Questão 7 – (Ufam) A Mecânica Clássica baseia-se em três leis fundamentais, estabelecidas por Sir Isaac Newton (1642-1727) e apresentadas pela primeira vez em 1686 na sua obra Principia Mathematica Philosophiae Naturalis (Os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), usualmente chamada de Principia. Com relação às leis de Newton, podemos afirmar que:

I. Uma das consequências da primeira lei é o fato de que qualquer variação do vetor velocidade, em relação a um referencial inercial, ou seja, qualquer aceleração, deve estar associada à ação de forças.

II. A segunda lei, conhecida como princípio fundamental da dinâmica, estabelece que a aceleração de um corpo submetido a uma força externa resultante é diretamente proporcional à sua massa.

III. As forças que atuam em um corpo originam-se em outros corpos que constituem sua vizinhança. Uma força é apenas o resultado da interação mútua entre dois corpos. Assim, de acordo com a terceira lei, é impossível existir uma única força isolada.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente a afirmativa II está correta.

b) Somente a afirmativa III está correta.

c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Parabéns, você fez todos os Exercícios sobre Conservadorismo, Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios de Primeira Lei de Newton

Exercício resolvido da questão 01: c) para manter o corpo, em movimento reto e uniforme.

Exercício resolvido da questão 02: c) um objeto de grande massa tem mais inércia que um de pequena massa.

Exercício resolvido da questão 03:  b) I e II, apenas. Por que? Em todo movimento circular a velocidade é variável, ainda que a intensidade, a direção e o sentido sejam constantes.

Exercício resolvido da questão 04: d) a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, não afetando o movimento da bola.

Exercício resolvido da questão 05: a) Primeira Lei de Newton;

Exercício resolvido da questão 06: a) princípio da inércia.

Exercício resolvido da questão 07: d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Física
Tags: física
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (4)