X

Os 10 Melhores Exercícios Sobre a Região Sul com Gabarito

Exercícios Sobre a Região Sul

A Região Sul é uma das divisões regionais do Brasil. Ela é composta de três estados da federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e está presente em diversas provas de vestibular e do Enem. Responda aos exercícios sobre a região sul que separamos e fique preparado para os exames!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder os exercícios sobre a Região Sul, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é a Região Sul do Brasil?

Antes de responder os exercícios sobre a Região Sul, vamos ver um breve resumo sobre suas principais características e sua história.

O Brasil apresenta uma divisão entre regiões para facilitar a integração política e econômica entre os estados que compõem a república. A região sul é uma delas. Ela é composta por três estados: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Esta região tem quase todo seu território abaixo do Trópico de Capricórnio. Ela faz fronteira com o Uruguai a sul, com Argentina e Paraguai a Oeste, com a região sudeste a norte e é banhada pelo Oceano Atlântico a leste.

Devido a sua posição geográfica, seu clima é mais frio que o das demais regiões do país. Além disso, outra coisa que diferencia a região sul das demais é a sua formação populacional majoritariamente branca.

A diferença étnica é fruto da história da região, que recebeu muitos imigrantes europeus ao longo do século XIX e XX. Os principais povos a chegarem no sul do Brasil foram os italianos e os alemães.

No entanto, os primeiros habitantes desta parte do país foram índios, como os guaranis. Os primeiros europeus a chegarem na região sul foram padres jesuítas espanhóis, que formaram aldeamentos para a catequização dos índios.

Estas comunidades, porém, sofreram diversos ataques de bandeirantes paulistas, que capturavam indígenas para vendê-los como escravos. Isso levou ao abandono dos aldeamentos.

Os paulistas fundaram cidades na região e foram responsáveis pelo comércio do gado criado nela com as demais regiões do país. A ocupação do território foi intensificada com a chegada de açorianos no século XVIII. Eles recebiam uma pequena porção de terra, trabalhavam com agricultura familiar e poucos escravos.

A partir do século XIX, após a independência do Brasil, a região recebeu imigrantes de diversas nações europeias, principalmente da Itália e da Alemanha.

Isso é algo que marcou a cultura do sul do Brasil, pois estes povos influenciaram bastante nos aspectos físicos, culinários, econômicos, religiosos e linguísticos da população local.

Cerca de 70% da população do sul é autodeclarada branca e há regiões em que a língua falada é uma mistura de português com italiano ou alemão.

Como é a economia da Região Sul do Brasil?

Os exercícios de vestibulares muitas vezes tratam da economia de uma região, como o sul do Brasil. Vamos conhecê-la melhor.

A Região Sul do Brasil é a segunda mais rica do país. Seu PIB em 2018 foi de R$1,195 trilhões. A economia do sul é bastante diversificada e está distribuída entre a agropecuária, os serviços e as indústrias.

O tipo de indústria depende da região. No Paraná, a indústria automobilística e de papel têm o maior destaque, enquanto no Rio Grande do Sul são as de petroquímica, siderurgia, vinhos e vestuário. Em Santa Catarina, os ramos principais são de vestuário e alimentos.

A Agricultura é muito importante para a região e é realizada de dois modos.

  • Monocultura: é realizada nas grandes propriedades cujos principais produtos são trigo, arroz, soja e erva-mate.
  • Policultura: majoritariamente realizada por pequenas propriedades familiares em que se cultiva milho, feijão, mandioca, maçã, batata, fumo etc.

A pecuária é forte na região das coxilhas (colinas elevadas e planas cobertas por pastagens). É uma região caracterizada pela grande propriedade e baixa densidade populacional, pois a demanda de mão-de-obra é pequena.

Como são o clima e a vegetação da Região Sul do Brasil?

O clima de uma região é algo muito cobrado nos exercícios, por isso vamos saber um pouco mais sobre o clima do sul do Brasil e como ele se liga a sua vegetação.

Devido a sua posição geográfica, o clima da região sul é o mais frio dentre as regiões brasileiras. Ele é predominantemente subtropical, com características de transição entre o tropical e o temperado.

Em alguns lugares da região é possível que haja neve no inverno, a depender da altitude. E as geadas são uma realidade para todos os estados sulistas durante esta estação do ano.

A vegetação de uma região é determinada principalmente pelo seu clima. Na Região Sul, onde o clima é frio, a vegetação apresenta uma adaptação a ele.

O tipo predominante é a Mata de Araucárias, que está presente em todos os estados da região. Contudo, não é o único tipo de vegetação encontrado por ali. A Mata Atlântica, no litoral, e os pampas gaúchos também compõem a paisagem da região.

Ainda é possível notar a presença de mangues nas proximidades do litoral.

Como são o relevo e a hidrografia da Região Sul do Brasil?

A região sul está quase completamente sobre o Planalto Meridional. Ela apresenta duas grandes elevações: a Serra Geral e a Serra do Mar. Devido à presença delas na proximidade do litoral, o relevo da região é inclinado para o interior.

A maioria dos rios da região, por causa do tipo de relevo, correm no sentido leste-oeste. Eles fazem parte de duas grandes bacias hidrográficas: a Bacia do Uruguai e a Bacia do Paraná.

Agora que você já revisou o tema, responda os exercícios sobre a Região Sul que separamos.

Exercícios sobre a Região Sul

Esperamos que o resumo tenha te ajudado a revisar o assunto, agora teste o seu conhecimento com os exercícios sobre a Região Sul logo abaixo.

Questão 1 –  (Cesgranrio) Em relação ao povoamento e à ocupação da terra na região Sul do Brasil, podemos afirmar:

a) A região da encosta do Rio Grande do Sul, coberta por matas, foi ocupada por imigrantes alemães e italianos, estabelecidos em pequenas e médias propriedades policultoras.

b) A campanha foi ocupada já no século XX pelos descendentes dos imigrantes alemães e italianos, que se dedicaram à pecuária extensiva em grandes propriedades.

c) O norte do Paraná teve seu povoamento iniciado no século XIX por imigrantes oriundos do Nordeste para trabalharem nas grandes propriedades agrícolas dedicadas ao plantio da soja.

d) O oeste de Santa Catarina é uma área de ocupação antiga, feita por luso-brasileiros, em áreas de floresta tropical, que se dedicaram ao cultivo do café em grandes propriedades.

e) O planalto Paranaense foi ocupado, no século passado, por imigrantes japoneses, que se dedicaram à agricultura em grandes propriedades, cultivando principalmente cana-de- açúcar.

Questão 2 –  (UFSM) A Região Sul diferencia-se das demais regiões brasileiras por suas características naturais, políticas e populacionais, entre outras.

É correto afirmar que:

I. Tem grande importância geopolítica, pois é uma região de fronteiras com Argentina, Uruguai e Paraguai, favorecendo o intercâmbio comercial e cultural.

II. A unidade de relevo mais importante é o Planalto da Bacia do Paraná, de origem vulcânica, drenado por afluentes da margem esquerda dos rios Paraná e Uruguai.

III. É a terceira região mais populosa, mas é a de menor ritmo de crescimento populacional do país, principalmente por mudança no comportamento reprodutivo e por migrações para outras regiões.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) I, II e III.

Questão 3 – (Fuvest) Os rios são perenes e as chuvas bem distribuídas durante o ano. Possui tanto solos ácidos e pobres em minerais, como manchas de terra roxa bastante exploradas pela agricultura. A floresta aciculifoliada (coníferas), característica deste domínio, foi profundamente alterada pela ocupação humana.

O texto correspondente ao seguinte domínio morfoclimático:

a) Araucária: planaltos subtropicais com araucária.

b) Cerrado: chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas galerias.

c) Pradarias: coxilhas subtropicais com pradaria mista.

d) Mares de Morros: áreas mamelonares tropicais-atlânticas florestadas.

e) Amazônico: terras baixas florestadas equatoriais.

Questão 4 –  (G1 – UTFPR 2013) Na maior parte do Paraná e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ocorre o clima subtropical, que apresenta temperaturas médias anuais inferiores às da zona tropical e sofre maior influência das massas de ar frias. 

A região também era ocupada em grande parte pelas matas ou floresta:

a) de araucárias.

b) amazônica.

c) de coníferas.

d) de cerrado.

e) de caatinga.

Questão 5 – (UFMG 2007) Considerando-se a organização geoeconômica da Região Sul brasileira, é INCORRETO afirmar que:

a) a indústria da Região Metropolitana de Porto Alegre conserva profundos vínculos com a agropecuária regional, que lhe fornece importante percentual da matéria-prima processada.

b) a proximidade geográfica do Sudeste contribui para tornar a Região Metropolitana de Curitiba importante área receptora dos impulsos da desconcentração industrial paulista.

c) o grau de modernização da agricultura sulina é predominantemente baixo, sobretudo nas sub-regiões de criação avícola e suína e nas de cultivo de soja.

d) o norte do Paraná é ocupado, hoje, pela soja e outros cultivos, que gradativamente, substituíram os cafezais.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre a Região Sul. Continue fazendo o restante.

Questão 6 – (FGV 2014) De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009.

Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma, é correto afirmar:

a) Mais de metade da soja produzida no Brasil é cultivada dentro dos limites originais desse bioma, fato que ajuda a explicar o desmatamento.

b) O desmatamento vem aumentando a frequência de deslizamentos de terra em suas encostas íngremes, com graves consequências sociais e materiais.

c) O elevado índice de desmatamento resulta, principalmente, da exploração de madeiras de elevado valor comercial.

d) A pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento.

e) Nos pampas de Santa Catarina, o desmatamento acelerado está associado à perda de fertilidade dos solos e à ocorrência de extensas manchas de arenização.

Questão 7 – (PUCPR 2004) Leia o texto a seguir:

Com uma numerosa mão de obra disponível e com vastas terras a serem desbravadas, atravessando o rio Itararé, a frente agrícola transpôs o limite dos séculos – XIX para o XX – e dos estados – de São Paulo para o Paraná. Os vermelhos e férteis solos do norte paranaense se revelavam, à medida que se derrubava a floresta tropical e se plantavam os pés que geravam a riqueza e um rápido povoamento rural e urbano. Fazendas e cidades brotavam lado a lado no norte pioneiro.

Mas a marcha não podia cessar era o ouro verde do país que estava sendo colhido. As margens do Tibagi foram atravessadas e o novo norte trocava suas matas pela agricultura, pelas cidades e pela sensação de progresso. Nascem tímidas, mas crescem irrequietas, Londrina, depois Maringá. Na metade do século XX, o noroeste, o último cantinho, o fim da linha no norte paranaense, também teve a sua hora e a nova civilização agrícola e urbana definitivamente se instalava nesses sertões do Paraná.

A frente agrícola que motivou o povoamento do norte do Paraná nas primeiras décadas do século XX foi:

a) a atividade canavieira, desenvolvendo-se em uma estrutura social e fundiária herdada do período escravocrata.

b) a do sistema de “dobradinha” soja – trigo, implantada principalmente por colonos provenientes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

c) a agricultura do milho, acompanhada pela criação de suínos, desenvolvida principalmente em pequenas unidades rurais no norte e, em seguida, no centro do estado.

d) a cafeicultura, empreendida através de frentes de colonização que loteavam as terras do norte do estado.

e) a rizicultura, implantada nas planícies aluviais dos rios pertencentes à bacia do Paranapanema.

  • Ufa! Só faltam três exercícios sobre a Região Sul para concluir a tarefa. Prossiga!

Questão 8 –  (UDESC 2012) A região sul do Brasil difere das demais regiões brasileiras no que diz respeito ao clima. Nesta região o clima é controlado por massas de ar tropicais e polares, e nas demais regiões do país os climas são controlados por massas de ar equatoriais e tropicais. Analise as proposições sobre o clima da região sul:

I. Predomina a Massa Tropical Atlântica, que provoca chuvas abundantes, principalmente no verão.

II. No inverno é frequente a penetração da frente polar, que dá origem a chuvas frontais – precipitações devidas ao encontro da massa quente com a fria, ocorrendo a condensação do vapor de água atmosférico.

III. O índice médio anual de pluviosidade é alto, e as chuvas são bem distribuídas durante o ano, inexistindo uma estação seca.

IV. É um clima que pode ser classificado como mesotérmico, isto é, de médias temperaturas.

V. A amplitude térmica anual é elevada, a maior dos climas brasileiros.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 9 – (UNICENTRO 2007) Sobre os contrastes regionais do Brasil, pode-se afirmar:

a) As diferenças culturais das regiões brasileiras são as principais causas das desigualdades sociais.

b) A estagnação econômica do Nordeste é decorrente da irregular distribuição das chuvas.

c) A Amazônia é a região brasileira que apresenta o menor nível de desenvolvimento do país, devido ao seu ambiente climático.

d) A Região Centro-Oeste possui o maior parque industrial e absorve toda a mão-de-obra ativa disponível no mercado

e) A Região Sul beneficiou-se do desenvolvimento da Região Sudeste e é a região que apresenta a melhor distribuição de renda.

Questão 10 –  (UNICENTRO 2011) A região Sul do Brasil é formada pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Abrange uma área de 576409,6 quilômetros quadrados, considerada como o menor complexo regional do Brasil. Sua população totaliza um quantitativo de 27 719 118 habitantes, apresentando uma densidade demográfica de 48 habitantes por quilômetro quadrado.

Disponível em: Acesso em: 23 out. 2010.

O texto e os conhecimentos sobre a Região Sul do Brasil, permitem afirmar:

a) A condição de menor complexo regional do país vem crescendo como um fator negativo ao êxito da industrialização dos estados que a compõem.

b) O quantitativo mínimo da população, aliado à densidade demográfica tem comprometido a preservação cultural, plural e diversa da região.

c) A densidade demográfica da Região Sul se assemelha à da Região Norte do país, visto que ambas se apresentam densamente povoadas.

d) O mínimo percentual de negros na população dessa região resulta da ausência do trabalho escravo nos períodos Colonial e Imperial.

e) A média do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos três estados da Região Sul encontra-se entre os seis melhores do país.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre a região sul. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre a Região Sul

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra a) A região da encosta do Rio Grande do Sul, coberta por matas, foi ocupada por imigrantes alemães e italianos, estabelecidos em pequenas e médias propriedades policultoras.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra e) I, II e III.       

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra a) Araucária: planaltos subtropicais com araucária.    

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) de araucárias.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra c) o grau de modernização da agricultura sulina é predominantemente baixo, sobretudo nas sub-regiões de criação avícola e suína e nas de cultivo de soja.

Exercício Resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra c) O elevado índice de desmatamento resulta, principalmente, da exploração de madeiras de elevado valor comercial.

Exercício Resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra d) a cafeicultura, empreendida através de frentes de colonização que loteavam as terras do norte do estado.

Exercício Resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Exercício Resolvido da questão 9-

Alternativa correta: letra e) A Região Sul beneficiou-se do desenvolvimento da Região Sudeste e é a região que apresenta a melhor distribuição de renda.

Exercício Resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra e) A média do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos três estados da Região Sul encontra-se entre os seis melhores do país.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre a Região Sul? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)

  • Site maravilhoso! Sempre me ajuda nas provas, mas acredito que se colocassem no gabarito, porque aquela alternativa é correta, ou porque as outras são incorretas, seria mais explicativo e sanaria as duvidas

    • Oi, Manu! Agradecemos seu comentário e ficamos felizes em ajudar, conte sempre conosco! Também agradecemos pela sugestão.