X

Exercícios sobre Citação Direta e Indireta RESOLVIDOS

Exercícios sobre Citação Direta e Indireta

Citação é quando você se utiliza do argumento de alguma pessoa de autoridade para embasar o que você está tentando defender. Ela é muito bem vinda nas redações do ENEM e em qualquer trabalho acadêmico ou profissional. Porém, é preciso saber fazer. Leia o texto e faça os exercícios sobre citação direta e indireta.

Como fazer uma Citação Direta?

Primeiro vamos aprender a fazer citações diretas. Leia com atenção para fazer os exercícios sobre citação direta e indireta e o Simulado Beduka

Citação Direta

Resumindo o que foi dito na imagem. Para fazer uma citação direta você precisa falar exatamente o que o autor falou. A forma certa de fazer isso é com 

  • Aspas (“”)
  • Último nome do autor
  • Ano de publicação da frase ou da obra que a contém
  • Número da página onde o trecho que você usou se encontra

Citação Direta com mais de três linhas

Tem uma variação nas regras da citação direta dependendo do número de linhas que ela ocupa. Preste atenção para não errar ao fazer os exercícios sobre citação direta e indireta.

Citação Direta com mais de 3 linhas

A imagem diz tudo. As regras para fazer uma citação direta com mais de três linhas são:

  • Não usar aspas
  • Citar o último nome do autor
  • Citar o ano de publicação do texto ou da obra em que ele se encontra
  • Citar o número da página em que ele está
  • Letras menores que no resto do texto
  • Espaçamento simples
  • Recuo de 4 cm da margem esquerda

Veja os exemplos: 

Citação direta com máximo de três linhas

De acordo com Amariz (2014, p.26), “Há uma diferença entre o modelo autossegmental e o modelo métrico, no que respeita às noções de núcleo e coda.”  

Citação direta com mais de três linhas 

Para ser específico, a ordem inferida do sinal é consistente com o que ocorre mais frequentemente na língua. Esta proposta é consistente com as primeiras especulações de Fay (1966: 88) ao considerar a metátese: „quando os ouvintes ouvem a fala que é esperada encontrar na língua nativa, suas identificações perceptuais são dirigidas por seu conhecimento das probabilidades seqüenciais na língua como também pelo estímulo acústico. (HUME, 2004, p.210).

Como fazer uma Citação Indireta?

Agora vamos ver como é uma citação indireta. Continue acompanhando para fazer os exercícios sobre citação direta e indireta. 

A citação indireta é feita de forma que você usa as ideias do autor para embasar a sua ideia, não a frase dele. Não entendeu a diferença? Explicaremos. 

Para você utilizar o ponto de vista de alguém para fortificar o seu, não é necessário copiar a frase da pessoa palavra por palavra. Basta que se entenda o que está sendo dito ali. Dessa forma, é possível resumir o pensamento do autor e às vezes deixá-lo até mais compreensível. Ou seja, diga o que ele disse, mas do seu jeito. 

Mas não quer dizer que não existem regras. Existem duas na verdade:

  • Colocar o último nome do autor
  • Colocar o ano de publicação da frase ou da obra em que ela se encontra

Nessa citação as regras: 

  • Uso de aspas
  • Citar o número da página de onde a informação foi tirada

Não são necessárias. Afinal, se você não transcreveu o que a pessoa disse, aspas não são necessárias. E como você não pegou nenhuma frase específica dela, não tem como mostrar em qual página ela está. 

Nota: Ela não tem especificações muito precisas sobre o número de linhas que ocupa. 

Exemplo: 

Para Hume (2004), a natureza fonética, os sons e a familiaridade não são o bastante para explicar a metástase de algumas combinações de sons.

ou

A aquisição da linguagem trouxe benefícios significativos para as teorias fonológicas, pois evidenciam fases pelas quais as crianças precisam passar enquanto adquirem a sua língua materna. (AMARIZ, 2014)

Exercícios sobre Citação Direta e Indireta

Está na hora de fazer os exercícios sobre citação direta e indireta para testar o que aprendeu. Faça também o Simulado Beduka e baixe nosso Plano de Estudos.

1-(IF-RS) Considere as informações abaixo sobre a NBR 10520 – Informação e Documentação – Citações em Documentos – Apresentação:

I. As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem ser contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

II. As citações diretas, no texto, com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem direita com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

III. Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.

Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.

2-(FGV-IBGE) Um pesquisador indagou ao bibliotecário sobre como indicar, em um artigo a ser publicado em português, que determinada citação é uma tradução de texto original em francês, feita pelo próprio pesquisador.

Considerando as prescrições da NBR 10520, da ABNT, a orientação correta é: 

a) manter a citação traduzida no texto e inserir nota de rodapé com o texto original em francês;

b) transcrever, após a citação traduzida, o texto original em francês, entre parênteses e em itálico; 

c) usar, no texto, a citação na língua original em francês e inserir nota de rodapé com a tradução;

d) incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses; 

e) informar, em nota de rodapé, que o trecho citado é uma tradução do original em francês. 

3-(FCC-TRE-RR)

Segundo a NBR 10520,

a) citação indireta refere-se a um texto em que não se teve acesso ao original.

b) as citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por ponto-e-vírgula.

c) as citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por vírgula, em ordem cronológica.

d) quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se indicar esse fato em nota de rodapé.

e) quando se tratar de dados obtidos por informação verbal, indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.

4-(FCC-TRT) Na NBR 10.520, a citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original é entendida como

a) paráfrase.

b) citação literal.

c) transcrição textual.

d) citação de citação.

e) nota.

5-(FCC-TRE-RN) Segundo a NBR10520, para citações em documentos, as aspas simples são utilizadas para indicar

a) tradução.

b) citação no interior da citação.

c) transliteração.

d) supressão.

e) ênfase.

Respostas dos Exercícios sobre Citação Direta e Indireta

Exercício resolvido da questão 1 –

d) Apenas I e III.

Exercício resolvido da questão 2 –

d) incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses;

Exercício resolvido da questão 3 –

e) quando se tratar de dados obtidos por informação verbal, indicar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé

Exercício resolvido da questão 4 –

d) citação de citação.

Exercício resolvido da questão 5 –

b) citação no interior da citação.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Citação Direta e Indireta? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.