X

Os 5 melhores exercícios sobre Especiação Alopátrica com Gabarito

Os 5 Melhores Exercícios sobre Especição Alopátrica

A Especiação Alopátrica é o tipo mais comum de especiação e a mais cobrada nos vestibulares! Ela se trata de duas populações ficarem literalmente separadas por uma barreira geográfica. Se interessou? Leia nosso resumo e teste seus conhecimentos com os melhores exercícios sobre especiação alopátrica!

Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios sobre Especiação Alopátrica, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

O que é especiação alopátrica?

A especiação alopátrica é um processo onde  uma população inicial de ancestrais se divide e fica isolada geograficamente. Essa separação espacial impede o fluxo gênico entre essas populações de indivíduos. 

As populações estão em ambientes diferentes. Dessa maneira, pressões seletivas diferentes irão ocorrer de modo que a seleção natural fixe características distintas. 

Além disso, a deriva genética (mutações aleatórias) não irá ocorrer devido à própria ausência do fluxo gênico.

Caso as populações se encontrem após um longo período de tempo, os indivíduos não serão mais compatíveis entre si para que seja possível o processo reprodutivo

Ou seja, as duas populações evoluíram independentemente uma da outra e deram origem a novas espécies descendentes.

Quais os outros tipos de especiação?

Além da Especiação Alopátrica, existem outros dois principais tipos de especiação. São eles:

  • Especiação Simpátrica: As populações são divididas pelos diferentes nichos que decidem explorar. Normalmente, alguma mutação está envolvida nesses casos, contribuindo para o isolamento.
  • Especiação Parapátrica: Duas populações distintas acabam ocupando zonas próximas geograficamente, mas distintas ecologicamente, formando zonas híbridas a partir de cruzamentos aleatórios. Os híbridos acabam se tornando o bloqueio reprodutivo dessas populações.

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você.  Obrigado por ter lido até aqui!

  • Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Exercícios sobre Especiação Alopátrica

Questão 1- (UEPB) Vários conceitos são utilizados para definir uma espécie. De maneira geral podemos dizer que uma espécie representa um conjunto de indivíduos com potencial, em condições naturais, de cruzarem entre si e gerarem descendentes férteis.Vários fatores podem produzir novas espécies, ou especiação. Isso se dá quando uma espécie deriva-se de outra reprodutivamente isolada, podendo esta nova espécie manter ou não relações geográficas com seu ancestral. Assinale a alternativa que representa um processo que pode favorecer a especiação: 

a) Populações que vivem no mesmo ambiente e que se reproduzem em épocas diferentes apresentam um isolamento estacional. 

b) Populações com parceiros em potencial copulam, porém a fecundação não ocorre devido à ausência de transferência de espermatozoides, já que eles morrem, favorecendo o mecanismo de isolamento pré-copulatório. 

c) Populações com parceiros em potencial encontram-se, mas não copulam, favorecendo o mecanismo de isolamento mecânico. 

d) Populações que escolhem seus parceiros avaliando seus comportamentos apresentam um isolamento temporal. 

e) Populações que vivem no mesmo ambiente e que se reproduzem em épocas diferentes apresentam um isolamento gamético.

Questão 2- (PUC) Num contexto de isolamento geográfico, as raças podem originar espécies (especiação) distintas ou, após a eliminação da barreira geográfica, confluir para formar populações com maior variabilidade. Populações e espécies também estão sujeitas à extinção. Ao longo da evolução, as taxas de especiação e extinção têm variado principalmente em função de alterações no meio ambiente. Mas, nos últimos tempos, devido à ação humana, as extinções têm superado em muito as taxas de surgimento de novas espécies. A esse respeito, assinale a afirmação incorreta. 

a) Na especiação natural, um mesmo gene alelo pode ter diferentes valores adaptativos em diferentes ambientes.

b) A fragmentação de um ecossistema pode favorecer a oscilação gênica contribuindo para a extinção de determinadas espécies. 

c) A seleção natural aumenta a variabilidade genética de uma determinada população isolada de outras populações.

d) Espécies muito diferentes podem convergir para se tornar mais semelhantes devido à seleção de características adaptativas em um determina o ambiente.

Questão 3- (UPF/2020)  De acordo com evidências científicas, novas espécies surgem normalmente por diversificação de uma espécie ancestral, por meio de dois diferentes processos: a especiação alopátrica e a especiação simpátrica. Sobre especiação, analise os seguintes eventos:

I. Acúmulo de diferenças genéticas entre as populações.

II. Estabelecimento de isolamento reprodutivo.

III. Surgimento de barreira geográfica.

A sequência correta em que esses eventos ocorrem no processo de especiação alopátrica é:

a) II, III e I.

b) I, II e III.

c) I, III e II.

d) III, II e I.

e) III, I e II.

Questão 4- (PUC Rio) Em sua estada no Arquipélago de Galápagos, Darwin estudou um grupo de espécies de pássaros, muito semelhantes entre si, mas com os bicos diferentes, adaptados a distintos regimes alimentares. Essas espécies diferentes originaram-se de um ancestral comum. Esse é um mecanismo evolutivo denominado:

a) coevolução.

b) fluxo gênico.

c) convergência adaptativa.

d) irradiação adaptativa.

e) hibridação.

Questão 5- (VUNESP) Três populações de insetos, X, Y e Z, habitantes de uma mesma região e pertencentes a uma mesma espécie, foram isoladas geograficamente. Após vários anos, com o desaparecimento da barreira geográfica, verificou-se que o cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Y produzia híbridos estéreis. O cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Z produzia descendentes férteis, e o dos indivíduos da população Y com os da população Z não produzia descendentes. A análise desses resultados permite concluir que:

a) X, Y e Z continuaram pertencendo à mesma espécie.

b) X, Y e Z formaram três espécies diferentes.

c) X e Z tornaram-se espécies diferentes, e Y continuou a pertencer à mesma espécie.

d) X e Z continuaram a pertencer à mesma espécie, e Y tornou-se uma espécie diferente.

e) X e Y continuaram a pertencer à mesma espécie, e Z tornou-se uma espécie diferente.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Especiação Alopátrica. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre Especiação Alopátrica

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) Populações que vivem no mesmo ambiente e que se reproduzem em épocas diferentes apresentam um isolamento estacional. 

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: c) A seleção natural aumenta a variabilidade genética de uma determinada população isolada de outras populações.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: e) III, I e II.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: d) irradiação adaptativa.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) X e Z continuaram a pertencer à mesma espécie, e Y tornou-se uma espécie diferente.

Gostou dos nossos exercícios sobre Especiação Alopátrica? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.