X

Exercícios de Eletrostática

Exercícios de Eletrostática

Eletrostática é uma área da Física que estuda as cargas elétricas em repouso e dos fenômenos ligados a ela. As cargas elétricas, o campo elétrico e outros demais assuntos fazem parte da matéria, por isso é importante revisar os principais conceitos para fazer os exercícios de eletrostática.

O que é Eletrostática?

O filósofo Tales de Mileto foi o primeiro a iniciar os estudos sobre a eletricidade estática. Ele notou que ao esfregar um pedaço de âmbar na pele de um animal, esse atrairia corpos mais leves, como o capim seco.

Ao decorrer do tempo, novos estudos foram realizados e assim descobriram que os fenômenos magnéticos estavam ligados eletrostática. Esse estudo auxiliou no desenvolvimento das pesquisas, resultando na criação da pilha voltaica, o descobrimento da corrente elétrica, entre outros. Para se aprofundar mais no assunto, faça nossos exercícios sobre magnetismo.

Os fenômenos eletrostáticos são estudados na física para que o conhecimento sobre a força de atração e repulsão das cargas elétricas entre si seja aprofundado e compreendido.

O Beduka quer que você se saia bem nas provas. Temos um simulado online 100% gratuito que te ajuda se preparar ainda mais para o ENEM. Vamos entender melhor alguns termos antes de fazer os exercícios de eletrostática.

O que são cargas elétricas?

A carga elétrica é uma característica específica das partículas fundamentais da matéria, como os prótons e os elétrons. Os corpos neutros possuem a mesma quantidade elétrica de cargas positivas e negativas.

A unidade de carga elétrica, segundo o Sistema Internacional de Medidas, é medida em Coulomb (C). A fórmula da carga elétrica é:

Q = n.e

Q = carga elétrica

n = quantidade de elétrons

e = carga elementar

Força e Energia Eletrostática

Força eletrostática pode ser definida como a força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas por meio da atração e da repulsão. Essa força pode ser calculada pela Lei de Coulomb. Veja a fórmula:

k = constante eletrostática

q1 e q2 = cargas elétricas

r = distância entre as cargas

A constante de Coulomb, ou constante eletrostática, influencia o valor da força final. A energia eletrostática é produzida pelo excesso de cargas elétricas em atrito. Veja a fórmula a seguir:

k = constante eletrostática

Q = carga fonte

q = carga de prova ou teste

d = distância entre cargas

Campo Elétrico

É designada a cargas elétrica e é considerada uma grandeza física vetorial. A carga elétrica possui um campo que influencia ao seu redor. A unidade de campo elétrico é o Newton por Coulomb.

Exercícios de Eletrostática

1 – (UECE 97.1)A matéria, em seu estado normal, não manifesta propriedades elétricas. No atual estágio de conhecimentos da estrutura atômica, isso nos permite concluir que a matéria:

a) é constituída somente de nêutrons.

b) possui maior número de nêutrons que de prótons.

c) possui quantidades iguais de prótons e elétrons.

d) é constituída somente de prótons.

2 – (UECE 93.2)A série triboelétrica a seguir é uma lista de substâncias, de modo que cada uma se eletriza com carga positiva quando atritada com qualquer outra substância que a segue na lista: Um gato escorrega para baixo em uma vara de plástico e cai dentro de uma cuba metálica, x, que repousa sobre uma placa isolante. Duas outras cubas idênticas, y e z, apoiadas na placa, estão em contato com entre si, mas nenhuma faz contato com x. Quando o gato cai em x, a placa se quebra e todas as cubas caem, separadas, sobre o soalho isolado. O gato abandona a cuba x e foge.

Ao final deste processo:

a) x adquire carga positiva, y negativa e z positiva.

b) x adquire carga negativa, y positiva e z negativa.

c) somente x adquire carga positiva.

d) x, y e z têm cargas positivas.

3 – (UECE 88.1) Um corpo tem 2.1018 elétrons e 4.1018 prótons. Dado que a carga elétrica de um elétron (ou de um próton) vale, em módulo, 1,6.10-19 C, podemos afirmar que o coro está carregado com uma carga elétrica de :

a) – 0,32 C

b) 0,32 C

c) 0,64 C

d) – 0,64 C

4 – (UECE 2011.1.F1) Um condutor elétrico metálico, de formato irregular e isolado está carregado com uma carga positiva total +Q. Pode-se afirmar corretamente que a carga +Q

a) é a somatória das cargas dos prótons que compõem o condutor.

b) está distribuída uniformemente por toda a superfície externa do condutor.

c) está distribuída uniformemente por todo o condutor, exceto pela sua superfície.

d) é o saldo do balanço entre as cargas dos prótons e dos elétrons que compõem o condutor.

5 – (UECE 98.1) Observe as três situações seguintes.

Em (a), três blocos metálicos, X, Y e Z, alinhados, ficam em contato entre si e apoiados sobre uma mesa isolante; dois objetos com fortes cargas positivas, são postos um de cada lado e muito próximos dos blocos. Em (b), os blocos são separados com uma barra isolante e descarregada mantendo os dois objetos carregados em suas respectivas posições. Finalmente, em (c), os objetos carregados são retirados. As cargas esperadas, na última situação (figura c) são:

a) X positiva, Y negativa e Z positiva.

b) X negativa, Y positiva e Z negativa.

c) X negativa, Y neutra e Z negativa.

d) X, Y e Z, positivas.

6 – (UECE 97.2)A massa de um pêndulo de peso P,visto na figura,acumula uma determinada carga q1,que é atraída por uma carga q2,mediante FE ,na horizontal,que possibilita o equilíbrio do pêndulo.O módulo de FE ,é igual a :

a) Pcotgθ

b) Pcosθ

c) Ptgθ

d) Psecθ

7 – (UECE 98.2)Nos pontos de abscissas x = 2 e x = 5 são fixadas as cargas Q e 4Q respectivamente, conforme mostra o esquema abaixo.

Para que uma terceira carga – Q fique em equilíbrio, sob a ação exclusiva das forças elétricas exercidas pelas cargas positivas Q e 4Q a carga negativa – Q deve ser colocada no ponto de abscissa x igual a:

a) 3

b) 1

c) Zero

d) 4

8 – (UECE 2004.2) Considere um quadrado de centro na origem dos eixos coordenados e lados, paralelos aos eixos x e y, medindo 2cm. Coloquemos nos vértices do quadrado as seguintes cargas puntiformes: no ponto (1,1), carga –q; no ponto (-1,1), carga –q; no ponto (-1,-1), carga +q e no ponto (1,-1), carga +q. No ponto (0,0), o campo elétrico produzido pelas quatro cargas tem:

a) direção y e sentido positivo;

b) direção y e sentido negativo;

c) direção x e sentido positivo;

d) direção x e sentido negativo.

09 – (UECE 2008.1.F2)N prótons, cada um de carga q, foram distribuídos aleatoriamente ao longo de um arco de círculo de 60o e raio r, conforme ilustra a figura.

Considerando k =1/4πε0 e o potencial de referência no infinito igual a zero, assinale a alternativa que contém o valor do potencial elétrico no ponto O devido a esses prótons.

a) kqN/ r

b) kNq/ r . cos60o

c) kNq/r

d) 2kNq /r . cos30o

10 – (UECE 2002.2) No vácuo, 12 prótons de carga q estão igualmente espaçados e fixos ao longo de uma circunferência de raio R e centro C. Considerando V = 0, o valor do potencial elétrico no infinito e k a constante eletrostática, o potencial, em Volts, e o campo elétrico em Volts/m, gerados pelos prótons no ponto C são, respectivamente:

a) 12kq/R2, 12kq/R

b) 0, 12kq/R

c) 12 kq/R, 12kq/R2

d) 12kq/R, 0

11 – (UECE 2009.2)Qual a energia potencial, em elétron-Volt (eV), adquirida por um próton ao passar de um ponto A, cujo potencial vale 51 V, para o ponto B, com potencial de 52 V?

a) 1840

b) 1

c) 52

d) 51

12 – (UECE 2007.2.F2)Três cargas iguais a Q estão infinitamente distantes umas das outras. Considerando zero, no infinito, o potencial de referencia, o trabalho necessário para um agente externo trazê-las, cada uma, para cada um dos vértices de um triangulo equilátero de lado d, é: (OBS.: Considere, nas alternativas, k uma constante.)

a) kQ/d

b) kQ/d2

c) kQ2/d

d) kQ2/d

13 – (UECE 2006.2)Uma esfera metálica maciça é carregada eletricamente com carga positiva.

Considerando que o potencial no infinito é zero, podemos afirmar que os potenciais VA, VB e VC referentes, respectivamente, aos pontos A, B e C são, conforme sua intensidade,

a) VA < VB < VC

b) VA > VB =VC

c) VA = VB > VC

d) VA > VB > VC

14 – (UECE 2001.1) Uma carga de 15 nC pode ser produzida por simples atrito. A variação de potencial elétrico, em volts, que essa carga causará em uma esfera condutora isolada de 16 cm de raio é, aproximadamente:

a) 844

b) 864

c) 444

d) 464

15 – (CESGRANRIO) A lei de Coulomb afirma que a força de intensidade elétrica de partículas carregadas é proporcional:

I. às cargas das partículas;

II. às massas das partículas;

III. ao quadrado da distância entre as partículas;

IV. à distância entre as partículas.

Das afirmações acima:

a) somente I é correta;

b) somente I e III são corretas;

c) somente II e III são corretas;

d) somente II é correta;

e) somente I e IV são corretas.

Organize os seus estudos com o nosso plano de estudos gratuito.

Agora que você já fez os exercícios de Eletrostática, confira as respostas abaixo.

Respostas dos Exercícios de Eletrostática

Exercício resolvido da questão 1

c) possui quantidades iguais de prótons e elétrons.

Exercício resolvido da questão 2

a) x adquire carga positiva, y negativa e z positiva.

Exercício resolvido da questão 3

b) 0,32 C

Exercício resolvido da questão 4

d) é o saldo do balanço entre as cargas dos prótons e dos elétrons que compõem o condutor.

Exercício resolvido da questão 5

b) X negativa, Y positiva e Z negativa.

Exercício resolvido da questão 6

c) Ptgθ

Exercício resolvido da questão 7

a) 3

Exercício resolvido da questão 8

a) direção y e sentido positivo;

Exercício resolvido da questão 9

c) kNq/r

Exercício resolvido da questão 10

d) 12kq/R, 0

Exercício resolvido da questão 11

b) 1

Exercício resolvido da questão 12

d) kQ2/d

Exercício resolvido da questão 13

c) VA = VB > VC

Exercício resolvido da questão 14

a) 844

Exercício resolvido da questão 15

a) somente I é correta;

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Física
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.