Geografia

Os 7 Melhores Exercícios sobre Clima com gabarito

Exercícios sobre Clima com gabaritoExercícios sobre Clima com gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os principais tipos de climas são o Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido, sendo classificados por meio de elementos influenciadores, como a temperatura, pressão atmosférica e outros fatores que auxiliam na diversificação climática.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

  • O que é Clima?
  • Qual a diferença entre Tempo e Clima?
  • Quais são as classificações climáticas?
  • Exercícios sobre Clima 
  • Gabarito dos Exercícios sobre Clima

Em Geografia o clima é frequentemente discutido, pois é de grande importância para entender o espaço geográfico.

A prova do Enem, costuma cobrar na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias questões que abordam as classificações, influências e outras características climáticas. Por isso, não deixe de testar os seus conhecimentos com os exercícios sobre clima.

O que é Clima?

Clima é o nome que se refere às questões relacionadas com as variações do tempo da atmosfera terrestre em lugares específicos. Porém, é importante ressaltar que tempo e clima são dois termos com sentidos diferentes.

Aproveite e veja quais são os tipos de solo brasileiro!

Qual a diferença entre Tempo e Clima?

Tempo é um estado momentâneo da atmosfera, já o clima é a condição média da atmosfera durante um maior período

Tempo é um estado momentâneo da atmosfera, já o clima é a condição média da atmosfera durante um maior período, sem ser momentâneo, por isso é preciso de pesquisas, estudos e mais fundamento para determinar o tipo climático de determinada região.

Então se alguém fala sobre o céu nublado de um local, a pessoa não está falando do clima e sim do tempo.

Outro exemplo é a chuva, se em algum lugar estiver chovendo muito, não significa que o clima desse ambiente é chuvoso, pois para confirmar essa hipótese, será preciso estudos e pesquisas. Mas podemos dizer que o tempo está chuvoso, pois a chuva é algo momentâneo.

O clima está sempre interagindo com os outros elementos que compõem a atmosfera (camada de gases que envolve a Terra e é detida pela força da gravidade), hidrosfera (esfera de todas as águas do planeta) e a biosfera (conjunto de todos os ecossistemas da Terra), por isso há alterações em todas essas camadas.

Cada parte do mundo possui um clima específico. Isso ocorre pelas inúmeras formas de combinar os fenômenos climáticos, dessa forma existem lugares mais secos ou frios, quentes ou úmidos etc.

A latitude, a altitude, continentalidade ou maritimidade, massas de ar, oceanos, rios e etc, são variáveis que afetam nas mudanças climáticas, pois influenciam e são influenciadas pelas condições de temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar e as precipitações que ocorrem.

Quais são as classificações climáticas?

O clima é classificado de acordo com a radiciação, temperatura, pressão atmosférica, umidade, entre outros fatores. De acordo com a classificação do geógrafo alemão Wladimir Petter Kópen, proposta em 1900, o planeta possui vários tipos e subtipos de clima:

  • Clima equatorial;
  • Clima tropical;
  • Clima temperado;
  • Subtropical;
  • Mediterrâneo;
  • Frio (subpolar);
  • Frio de montanha;
  • Polar ou Glacial;
  • Desértico;
  • Semiárido.

Agora que já revisou a matéria, faça os exercícios sobre climas e confira as respostas no gabarito abaixo.

Exercícios sobre Clima 

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Questão 1 – (UFRN) – No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.

O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como:

a) efeito estufa.

b) ilhas de calor.

c) inversão térmica.

d) chuva ácida.

Questão 2 – (UFPA) – Os gráficos apresentados foram elaborados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e representam as diferentes situações climáticas em duas capitais brasileiras, Belém (PA) e Teresina (PI).

clima-em-Belem-Exercícios-sobre-Clima-com-gabarito

Média de temperatura e pluviosidade de Belém, entre 1961 e 1990

clima em teresina Exercícios sobre Clima com gabarito

Média de temperatura e pluviosidade de Teresina, entre 1961 e 1990

Considerando o conhecimento acerca desse assunto e interpretando as informações apresentadas, indique qual das alternativas corresponde à análise correta sobre os gráficos.

a) As cidades de Belém e Teresina encontram-se em mesma Longitude, portanto não apresentam diferenças significativas nos valores de temperatura durante o ano.

b) Mesmo localizadas na zona intertropical, as duas cidades analisadas apresentam comportamento diferenciado quanto ao regime das chuvas, uma vez que a estação climática do inverno de Teresina é mais seca que a de Belém.

c) A altitude é um fator determinante nos valores de precipitação; isso explica a redução da quantidade de chuvas entre os meses de junho a outubro nas duas cidades analisadas, localizadas na região costeira do país.

d) Constata-se no gráfico que a amplitude térmica anual para Belém e Teresina é grande em virtude da proximidade ao Equador.

Questão 3 – (UNIOESTE – adaptada) – Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, considere as afirmativas a seguir:

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.

II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.

III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.

IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.

V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.

Sobre as considerações acima, podemos dizer que:

a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.

b) Estão incorretas as afirmativas I e IV.

c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.

d) Apenas a afirmativa III está incorreta.

e) Todas as afirmativas estão incorretas.

  • Boa! Chegamos à metade dos exercícios sobre clima, já está perto de cconcluir e chegar ao gabarito.

Questão 4 – (PUC-MG – adaptada) – Os invernos e os verões, no hemisfério norte, costumam ser, em média, mais intensos do que no sul. Sobre esse fenômeno, NÃO se pode afirmar que:

a) as amplitudes térmicas são maiores no Hemisfério Norte, porque a concentração de terras nesse hemisfério as acentua.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) as amplitudes térmicas são mais baixas no Hemisfério Sul em função da predominância de oceanos, condicionando maior retenção de energia pela água.

c) as amplitudes térmicas são iguais sobre oceanos e continentes.

d) as amplitudes térmicas não são derivadas diretamente da exposição à insolação.

Questão 5 – (SANTA CASA) –  Para apoiar a regra de que “a temperatura diminui com o aumento da latitude”, deveríamos tomar como exemplo os dados referentes às cidades de:

a) Manaus, Cuiabá e Porto Alegre.

b) Recife, Cuiabá e Rio de Janeiro.

c) Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

d) Manaus, Recife e Cuiabá.

e) Manaus, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Questão 6 – (PUC) – As porções orientais do território brasileiro, em termos de clima, sofrem maior intervenção da massa de ar:

a) Equatorial Continental (Ec)

b) Equatorial Atlântica (Ea)

c) Tropical Continental (Tc)

d) Tropical Atlântica (Ta)

e) Polar Atlântica (Pa)

Questão 7 – (MACK) – Dominam no inverno austral as massas de ar procedentes de áreas anticicloniais localizadas no Atlântico  Sul e na Argentina, as quais invadem o Planalto Brasileiro e implicam na formação:

a) das brisas

b) dos ventos contra-alísios do Nordeste

c) do terral

d) dos ventos alísios do Sudeste

e) dos ventos do Noroeste

  • Parabéns! Você terminou os exercícios sobre Clima, agora veja o gabarito.

Gabarito dos Exercícios sobre Clima

Acreditamos que você tenha ido muito bem nos exercícios sobre Clima, veja o gabarito e comente quantas questões acertou!

Exercício resolvido da questão 1 –

c) inversão térmica.

Exercício resolvido da questão 2 –

b) Mesmo localizadas na zona intertropical, as duas cidades analisadas apresentam comportamento diferenciado quanto ao regime das chuvas, uma vez que a estação climática do inverno de Teresina é mais seca que a de Belém.

Exercício resolvido da questão 3 –

d) Apenas a afirmativa III está incorreta.

Exercício resolvido da questão 4 –

c) as amplitudes térmicas são iguais sobre oceanos e continentes.

Exercício resolvido da questão 5 –

e) Manaus, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Exercício resolvido da questão 6 –

d) Tropical Atlântica (Ta)

Exercício resolvido da questão 7 –

d) dos ventos alísios do Sudeste

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Clima com Gabarito? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.