X

Os 7 Melhores Exercícios sobre a Independência do Brasil com gabarito!

Exercícios sobre a Independência do Brasil

A independência do Brasil ocorreu nas margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, sendo declarada por D. Pedro I . Após a independência, o Brasil se tornou uma monarquia e D. Pedro I foi coroado rei. Leia o resumo da independência e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre a Independência do Brasil!

Antes de resolver as questões, vamos te dar um resumo para você se lembrar do assunto. Serve tanto para quem está no Fundamental (8° e 9° anos) quanto para quem está no Médio (galera do Enem e vestibular).

Assim, estará  preparado para arrasar nas questões sobre a Independência do Brasil que vem logo depois (junto ao gabarito)!

Clique em um dos tópicos abaixo para ir direto ao conteúdo da sua escolha:

Quando você terminar os exercícios sobre a Independência do Brasil, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Resumo da Independência do Brasil

A independência do Brasil ocorreu nas margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Ela foi declarada por D. Pedro I , após o “Dia do Fico”. Em seguida, o Brasil se tornou uma monarquia e D. Pedro I foi coroado como imperador.

Quer entender como isso de desenrolou? Confira o resumo abaixo:

Antecedentes e contexto histórico da independência brasileira

Nos anos de 1808 a 1821, o Brasil passou por uma fase denominada de período joanino, quando a família real portuguesa se transferiu para o país (naquela época, colônia) do continente americano, implementando transformações modernas.

Durante esse período, o Brasil deixou de ser colônia e foi elevado ao nível de Reino Unido a Portugal. Isso resultou na Revolução Liberal do Porto, pois os portugueses queriam que a Coroa Portuguesa voltasse para a metrópole para governar.

Com a revolução, D. João VI teve que retornar para Portugal e deixou o príncipe D. Pedro como regente do Brasil.

A independência acontece

Porém, a Corte Portuguesa ainda exigia que as medidas feitas no Brasil fossem anuladas e que o príncipe voltasse para Portugal. Mas D. Pedro declarou que iria continuar no Brasil. Esse dia, 09 de janeiro de 1822, foi chamado de “Dia do Fico”.

O grito da independência, apesar de não ser totalmente comprovado, ocorreu às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.

Depois disso, em 12 de outubro de 1822, D. Pedro foi aclamado imperador e em dezembro do mesmo ano foi coroado como D. Pedro I.

Essa é uma das partes da matéria que é mais comum em atividades sobre a independência do Brasil.

Consequências

A independência do Brasil causou insatisfação popular em várias regiões brasileiras, como Pará, Bahia, Maranhão e Cisplatina (atual Uruguai). Ou seja, houve conflitos que fizeram com que a independência não fosse tão pacífica.

Um grande problema para o Primeiro Reinado foi conseguir o reconhecimento do Brasil como independente pelos outros países do mundo.

A prova do Enem costuma cobrar, no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, exercícios sobre Independência do Brasil e outras questões de História.

Agora que já leu o nosso resumo, teste os seus conhecimentos com as questões sobre a Independência do Brasil!

Exercícios sobre a Independência do Brasil

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro

Parabéns por ter lido até aqui!

Temos um presente pra você: Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (Enem-MEC)

No tempo da independência do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que faziam alusão à revolta escrava do Haiti:

Marinheiros e caiados

Todos devem se acabar,

Porque só pardos e pretos

O país hão de habitar.

AMARAL, F. P. do. Apud CARVALHO, A. Estudos Pernambucanos. Recife: Cultura Acadêmica, 1907.

O período da independência do Brasil registra conflitos raciais, como se depreende:

a) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam com a população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo de mudança.

b) da rejeição aos portugueses, brancos, que significava a rejeição à metrópole, como ocorreu na Noite das Garrafadas.

c) do apoio que escravos e negros forros deram à monarquia, com a perspectiva de receber sua proteção contra as injustiças do sistema escravista.

d) do repúdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora.

e) da expulsão de vários líderes negros independentistas, que defendiam a implantação de uma república negra, a exemplo do Haiti.

Questão 2 – (FGV-SP)Com relação à África portuguesa, a emancipação política do Brasil em 1822:

a) provocou fortes reações nas elites angolanas, a ponto de alguns setores manifestarem interesse em fazer parte do Império Brasileiro.

b) acarretou a suspensão definitiva do tráfico negreiro como uma forma de retaliação do governo português contra sua ex-colônia.

c) levou ao aparecimentos de movimentos pela independência em Angola e Moçambique, que só se tornariam vitoriosos ao final do século XIX.

b) levou a Coroa portuguesa a implementar regimes de segregação racial em suas possessões africanas, inspirados na experiência inglesa na África do Sul.

e) provocou o desinteresse português na manutenção dos seus domínios no ultramar e o abandono dessas possessões a outras potências europeias.

Questão 3 – (UPF-RS)- A Independência do Brasil, em 1822, foi fruto de uma série de fatores cujo ponto de partida se pode loca­lizar na vinda da família real para o Brasil, em 1808. Com a Corte no Brasil e a sede da monarquia para cá transmutada, deflagrou-se uma verdadeira inversão de papéis, tornando-se Portugal uma “colônia de uma colônia sua”.

A tentativa de Portugal de reverter essa situação e tornar-se novamente metrópole do Brasil foi revelada de forma mais contundente através da:

a) Inconfidência Mineira, de 1789.

b) Revolução do Porto, de 1820.

c) Revolução Pernambucana, de 1817.

d) Revolução Francesa, de 1789.

e) Revolução Praieira, de 1848.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre a Independência do Brasil!

Questão 4 – (UFC-CE) – A respeito da independência do Brasil, é correto afirmar que:

a) implicou em transformações radicais da estrutura produtiva e da ordem social, sob o regime monár­quico.

b) significou a instauração do sistema republicano de governo, como o dos outros países da América Latina.

c) trouxe consigo o fim do escravismo e a imple­mentação do trabalho livre como única forma de trabalho e o fim do domínio metropolitano.

d) implicou em autonomia política e em reformas moderadas na ordem social decorrentes do novo status político.

e) decorreu da luta palaciana entre João VI, Carlota Joaquina e Pedro I, e teve como conseqüência imediata a abertura dos portos.

  • Ufa, estamos quase lá! Faça as 2 últimas questões dos exercícios sobre a Independência do Brasil.

Questão 5 – (Mackenzie-SP)-

A nação independente continuaria subordinada à economia colonial, passando do domínio português à tutela britânica. A fachada liberal construída pela elite europeizada ocultava a miséria e a escravidão da maioria dos habitantes do país.

Emília V. da Costa

A interpretação correta do texto anterior sobre a inde­pendência brasileira seria:

a) a nossa independência caracterizou-se pelo pro­cesso revolucionário que rompeu socialmente com o passado colonial.

b) a preservação da ordem estabelecida, isto é, escravidão, latifúndios e privilégios políticos da elite, seria garantida pelo novo governo republi­cano.

c) a rápida transformação da economia foi comanda-da pela elite política e econômica interessada na superação da ordem colonial.

d) o espírito liberal de nossas elites não impediu que elas mantivessem as estruturas arcaicas da escravidão e do latifúndio, sendo a monarquia a garantia de tais privilégios.

e) o rompimento com a dependência inglesa foi ine­vitável, já que, após a independência, o governo passou a incentivar o mercado interno e a indus­trialização.

Questão 6 – (PUC-SP) – A respeito da independência do Brasil, é válido concluir que:

a) as camadas senhoriais, defensoras do liberalismo político, pretendiam não apenas a emancipação política, mas também a alteração das estruturas econômicas.

b) o liberalismo defendido pela aristocracia rural apoiava a emancipação dos escravos.

c) a independência brasileira se caracterizou por ter sido um processo revolucionário com a participa­ção popular.

d) a independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.

e) a independência brasileira resultou do receio de D. Pedro I de perder o poder aliado ao seu espírito de brasilidade.

Questão 7 – (Enem/2010) Leia o texto:

“Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil”.

(Alvará de liberdade para as indústrias (1º de Abril de 1808). In: Bonavides, P.; Amaral, R. Textos políticos da História do Brasil. Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

O projeto industrializante de D. João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?

a) A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas.

b) A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.

c) A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa.

d) O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição dúbia assumida por Portugal no comércio internacional.

e) O atraso industrial da colônia provocado pela perda de mercados para as indústrias portuguesas.

Confira as respostas dos exercícios sobre a Independência do Brasil com o nosso gabarito abaixo.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre a Independência do Brasil!

Gabarito dos exercícios sobre a Independência do Brasil

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta: a) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam com a população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo de mudança.

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta: a) provocou fortes reações nas elites angolanas, a ponto de alguns setores manifestarem interesse em fazer parte do Império Brasileiro.

Exercício resolvido da questão 3

Alternativa correta: b) Revolução do Porto, de 1820.

Exercício resolvido da questão 4

Alternativa correta: d) implicou em autonomia política e em reformas moderadas na ordem social decorrentes do novo status político.

Exercício resolvido da questão 5

Alternativa correta: d) o espírito liberal de nossas elites não impediu que elas mantivessem as estruturas arcaicas da escravidão e do latifúndio, sendo a monarquia a garantia de tais privilégios.

Exercício resolvido da questão 6

Alternativa correta: d) a independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.

Exercício resolvido da questão 7

Alternativa correta: b) A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.

Gostou do nosso artigo com os exercícios sobre a Independência do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)