X

Os 13 Melhores Exercícios sobre a Pré-História com Gabarito

Exercícios sobre Pré-História

A Pré-história é o período compreendido aproximadamente entre 5 milhões de anos e 6 mil a.C.  Nesse período ocorreu o desenvolvimento das habilidades, costumes e outras atividades humanas. Essa fase é estudada por diferentes áreas, sendo classificada entre a idade das pedras e a idade dos metais. Leia o resumo e faça os exercícios sobre a Pré-História com Gabarito.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Depois de ler este artigo, que tal testar o que aprendeu com o Simulado Enem do Beduka? Ele simula o método TRI de correção e é 100% gratuito, aproveite!

O período da Pré-História é de bastante importância e pode ser cobrado no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do Enem e de outros principais vestibulares. 

Pensando nisso, o Beduka preparou um resumo sobre a Pré-História e separou exercícios para testar todos os seus conhecimentos sobre o assunto. Esse resumo ajudará, principalmente, aqueles que têm mais dificuldade na hora de estudar para a matéria de História. 

Leia o resumo abaixo e responda os exercícios sobre Pré-História com gabarito.

O que é Pré-História?

A Pré-História é o período anterior às primeiras civilizações, mas possui características que mostram a evolução humana. A História, ao contrário da Pré-História, marca a divisão entre o surgimento da civilização e o surgimento das cidades, sistemas políticos, a escrita e etc.

Para facilitar o estudo da Pré-História, foi preciso separar essa fase de acordo com suas principais características. A arqueologia, antropologia, paleontologia e outros estudos são exemplos de áreas que auxiliam no conhecimento e descobrimento do passado pré-civilizacional. 

Os grupos de seres pré-históricos são chamados de hominídeos, que são caracterizados por serem semelhantes ao homem atual, sendo os hominídeos do gênero Ardipithecus e Australopithecus os mais antigos, com cerca de 5 a 4 milhões de anos presentes na Terra. 

Eles eram classificados como grupos de hominídeos que possuíam características de coletores e caçadores, não se fixavam em um local, por isso eram praticantes do nomadismo.

Como a Pré-História é dividida?

A Pré-História se divide em dois períodos marcantes: Idade da Pedra e Idade dos Metais. 

  • Idade da Pedra: Surgimento dos primeiros hominídeos, em média 10000 a.C. Esse período também é separado em paleolítico e neolítico.
  • Idade dos Metais: Surgimento da escrita, que vai de 5000 a.C até 3500 a.C.

Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

Este período tem este nome pois as ferramentas utilizadas eram feitas com pedras lascadas. Suas características principais são:

  • Período com maior extensão da Pré-História;
  • Surgiu a 4,4 milhões de anos até 8000 a.C.;
  • Homens viviam em bandos, caçavam, pescavam e coletavam frutos, raízes e ovos;
  • Homens possuíam característica nômade, se abrigavam em cavernas e construíam casas com galhos de árvores e outros materiais;
  • Osso, madeira, lascas de pedra e marfim eram alguns dos materiais utilizados para a fabricação de ferramentas, como machados, facas e instrumentos pontiagudos, cortantes;
  • Domínio do fogo a partir de 500 mil anos;
  • Em 30000 a.C, o Homo sapiens especializou-se na caça e na pesca, criando ferramentas como o arco e a flecha, além de desenvolver a arte da pintura.

Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida

Da mesma forma que o período anterior, o nome se deriva do material utilizado nas ferramentas. As características principais do Neolítico são:

  • Houve mudanças climáticas e na vegetação;
  • A caça passou a ser dificultada e então passaram a viver nas margens dos rios aprimorando as habilidades da agricultura, por meio da plantação do trigo, cevada e aveia;
  • Domesticação de animais e criação de gado;
  • Início da aglomeração de população no intuito de ter mais proteção;
  • Aprimoramento de habilidades, como a criação de ferramentas mais acabadas, com polimento;
  • Desenvolvimento da cerâmica, fiação e tecelagem;
  • Surgiram os primeiros trabalhos com metais pouco duros;
  • Houve uma organização social, chamada comunidade primitiva, que era composta por pessoas que tinham laços sanguíneos, idiomas e costumes semelhantes;
  • Ao final do período houve uma desintegração do sistema de comunidade primitiva e surgiram os Estados que se dividiam em diferentes camadas sociais.

Idade dos Metais

Durante este período os homens passaram a utilizar metais para produzir ferramentas e armas.

  • Desenvolvimento das habilidade de fundição de metais;
  • Primeiro metal fundido foi o cobre e depois o estanho, que juntos formaram o bronze, que era mais duro e resistente, possibilitando a fabricação de espadas, lanças e outros instrumentos melhores;
  • Supremacia dos povos que especializaram as suas habilidades.

O período que se segue à pré-história é conhecido como Idade Antiga. Conheça tudo sobre ele com nosso resumo completo sobre Antiguidade.

Agora responda os exercícios sobre a Pré-História com gabarito.

Exercícios sobre a Pré-História

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Questão 1 – (UFPE) – “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”

Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?

a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.

b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.

c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.

d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.

e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

Questão 2 – (FCSCL-SP) – Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.

II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.

III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.

a) Todas as proposições são verdadeiras.

b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

e) Todas as proposições são falsas.

Questão 3 – (FGV-SP) – A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:

a) o aparecimento da linguagem falada;

b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;

c) o aparecimento da magia e da arte;

d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental;

e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.

  • Vocês está indo muito bem nas questões sobre pré-história. Continue com o bom trabalho!

Questão 4 – (Enem) – Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!

O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de

a) 365 anos.

b) 460 anos.

c) 900 anos.

d) 10.000 anos.

e) 460.000 anos.

Questão 5 – (UFRGS-RS) – Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico: 

a) a utilização de metais como cobre e bronze. 

b) o nomadismo típico dos povos caçadores e coletores. 

c) a revolução agrícola. 

d) a revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos. 

e) a formação de religiões monoteístas.

Questão 6 – (UFPE) – Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica? 

a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos. 

b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo. 

c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.

d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros. 

e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

  • Muito bom! Você já fez metade dos exercícios sobre pré-história. Continue, estamos quase lá.

Questão 7 – (Ufg) – As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois 

a) funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração. 

b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia. 

c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza. 

d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem. 

e) registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo. 

Questão 8 – (Udesc) – O estudo da Pré-História abrange um longo período da história humana. Uma das periodizações mais conhecidas distingue pelo menos dois grandes períodos. Sobre esses períodos e suas distinções, é incorreto afirmar: 

a) No período denominado como neolítico dá-se a descoberta e o controle do fogo, uma das maiores conquistas desse período, que permitiu aos seres humanos a fundição dos metais. 

b) De modo bem geral, o período paleolítico está para as sociedades de caçadores-coletores assim como o período neolítico está para a agricultura e a criação de animais. 

c) Tanto o termo paleolítico quanto o neolítico referem-se à forma de tratamento da pedra. 

d) O período denominado como paleolítico se inicia há aproximadamente 4 milhões de anos, e se estende até cerca de 10000 anos. 

e) O período denominado como neolítico se inicia há aproximadamente 8000 a.C. e se estende até, aproximadamente, 4000 a.C.

Questão 9 – (Unicamp) Desde o período neolítico, os povos de distintas partes do mundo desenvolveram sistemas agrários próprios aproveitando as condições naturais de seus habitats e do conhecimento adquirido e transmitido entre os membros da comunidade.

Assinale a alternativa que estabelece corretamente a relação entre o povo habitante de uma determinada área, o sistema produtivo por ele desenvolvido, as condições naturais aproveitadas e os produtos cultivados.

a) Egípcios; uso da irrigação e drenagem; planícies úmidas e férteis dos rios Tigres e Eufrates; arroz e café.

b) Incas; uso de terraços com técnicas de curvas de nível e irrigação de vales; aproveitamento dos altiplanos andinos; batata e milho.

c) Chineses; uso intensivo dos terraços das altas montanhas; planalto de Anatólia no extremo leste da Ásia; café e cacau.

d) Mesopotâmicos; uso de cultivos de inundação e de regadio; vales férteis dos rios Ganges e Amarelo; cana-de-açúcar e feijão.

Questão 10 – (Enem) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

a) pendularismo.

b) nomadismo.

c) êxodo rural.

d) transumância.

e) sedentarismo.

Questão 11 – (Ameosc-adaptada) A pré-história costuma ser dividida em três períodos, paleolítico, neolítico e idade dos metais. São características do período paleolítico, EXCETO:

a) Os homens deste período eram nômades e viviam essencialmente de caça e coletas.

b) Uma descoberta essencial deste período foi a descoberta de como produzir fogo.

c) Usavam ossos e pedras para confeccionar ferramentas e armas para caça, cortar e fazer suas vestes.

d) Neste período domesticaram animais, juntamente com mudanças climáticas que aumentou a temperatura terrestre.

  • Ufa! Faltam apenas dois exercícios sobre a pré-história. Você está muito perto de terminar as questões!

Questão 12 – (IBADE) A partir da segunda metade do século XX, o termo Pré-história passou a ser cada vez mais questionado por historiadores que, em seu lugar, têm utilizado “História dos povos sem escrita”.

Sobre o referido debate entre historiadores, é correto afirmar que o termo Pré-história é rejeitado porque:

a) enfatiza a arqueologia e a paleontologia, cujos estudos dependem de custosas escavações e análise de fósseis.

b) possui conteúdo místico, evolucionista e preconceituoso, típico das Ciências Humanas do século XIX.

c) supervaloriza os povos dotados de escrita, compreendendo apenas estes como passíveis de produzir História.

d) impede os estudos dos povos cujas sociedades não desenvolveram a escrita.

e) iguala povos bárbaros e selvagens aos povos portadores de cultura.

Questão 13 – (UFRGS) A denominação “Revolução Neolítica”, cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon Childe, refere-se a uma série de intensas transformações. Entre essas mudanças, é correto citar

a) a criação do poder político centralizado associado ao domínio do poder religioso.

b) o desenvolvimento de conglomerados urbanos baseados no trabalho escravo.

c) a instituição privada das terras, com o cultivo de cereais e a criação de animais.

d) o surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher.

e) a transição da economia de subsistência para uma economia industrial.

  • Parabéns! Você concluiu os exercícios sobre pré-história. Confira o gabarito agora:

Gabarito dos Exercícios sobre a Pré-História

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra d) 10.000 anos.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra c) a revolução agrícola. 

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra a) funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração. 

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra a) No período denominado como neolítico dá-se a descoberta e o controle do fogo, uma das maiores conquistas desse período, que permitiu aos seres humanos a fundição dos metais. 

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra b) Incas; uso de terraços com técnicas de curvas de nível e irrigação de vales; aproveitamento dos altiplanos andinos; batata e milho.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra b) nomadismo.

Exercício resolvido da questão 11 –

Alternativa correta: letra d) Neste período domesticaram animais, juntamente com mudanças climáticas que aumentou a temperatura terrestre.

Exercício resolvido da questão 12 –

Alternativa correta: letra c) supervaloriza os povos dotados de escrita, compreendendo apenas estes como passíveis de produzir História.

Exercício resolvido da questão 13 –

Alternativa correta: letra d) o surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre a Pré-História? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

O Beduka te conecta à faculdade!

Queremos te ajudar a entrar na faculdade.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ter lido até aqui!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (5)

    • Yago, cada um tem a sua forma de estudar. Se você acredita que a música ajuda na sua compreensão, continue usando-a. E muito obrigado por compartilhar o seu método com os demais alunos do Beduka. Continue comentando!