X

Questões sobre Ideologia com Gabarito

Lista de Questões sobre Ideologia com Gabarito

A ideologia pode ser entendida como um conjunto de ideias que expressam uma  visão de mundo e a esquematiza. Em uma outra perspectiva, como um conjunto de ideais que falseiam a realidade de maneira a enganar seus adeptos. Leia nosso resumo e coloque seu conhecimento em prática com Questões sobre Ideologia selecionados para você!

Quando você terminar as Questões sobre Ideologia, faça nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.

Você já se perguntou por que as pessoas pensam como elas pensam

Isso sem dúvida é um questionamento instigante!!!

A ideologia é uma das categorias usadas para compreender o pensamento humano. 

Afinal, nós não nascemos pensando como pensamos, construímos isso ao longo de nossa vida por influência de pessoas mortas e vivas.

Mortas? Isso mesmo!

Muitos autores que formam o nosso pensamento, já morreram, mas suas ideias ficaram. Então vamos hoje tentar entender um pouco sobre o pensamento humano a partir da categoria de ideologia.

Ao final, você terá a oportunidade de fazer as melhores Questões sobre Ideologia.

O que é Ideologia?

A ideologia pode ser entendida como um conjunto de ideias que expressam uma  visão de mundo e a esquematiza. Em uma outra perspectiva, como um conjunto de ideais que falseiam a realidade de maneira a enganar seus adeptos.

Entendida do primeiro modo, a ideologia funciona como algo que descreve a realidade e propõem mudanças de melhoria de acordo com o que o mundo deveria ser.

Então se a pessoa é mais à esquerda, ou mais à direita, isso tem a ver com a forma que ela enxerga o mundo. e com suas propostas de mudanças políticas.

Um liberal defenderá uma menor intervenção do Governo na Economia por acreditar que quando o governo interfere, ele causa mais danos do que bens à sociedade e impede o livre desenvolvimento.

Ronald Reagan (1911 – 2004)

Um socialista defenderá uma maior intervenção do Governo na economia, por acreditar que quando o governo não interfere, o resultado é a exploração de uma classe sobre a outra.

Vladimir Lenin (1870 – 1924)

Tanto o liberal, quanto o socialista, tomam as suas posições baseados em ideologias que foram construídas ao longo da história pelos mais diversos autores.

Já a segunda forma de entender ideologia vem de uma tradição de pensamento marxista que ganhou muita força na primeira metade do século XX. Vamos entender essa categoria a seguir.

O que significa ideologia para os marxistas?

Segundo o filósofo socialista/comunista Karl Marx, ideologia pode ser ilusão ou distorção da realidade.

Para Marx, a ideologia convencia os trabalhadores de ideias falsas que legitimavam a exploração capitalista sobre eles.

Assim, o trabalhador se tornava um alienado e, incapaz de perceber que era explorado, não tinha vontade de reagir contra o sistema.

Segundo o autor, a burguesia (classe dominante) tentava transformar as suas crenças em leis universais, dominando todos de maneira não violenta, mas opressora.

Qual o problema da Ideologia?

Um discurso ideológico é vazio, cheio de retórica. Ele não está comprometido cientificamente, mas politicamente. Sua intenção não é ensinar a verdade, mas conduzir as pessoas da forma desejada.

Observe a experiência histórica das aplicações da ideologia marxista. Foi dito que acabariam com os opressores, mas criaram uma elite estatal que dominava o seu próprio povo.

Governos como o de Cuba, Coreia do Norte, União Soviética, Vietnã do Norte e Camboja, entre outros, assassinaram milhares de opositores e concentraram todo o poder nas mãos de poucos. Tudo isso sob a inspiração das ideias marxistas.

Ideologia no ENEM

Agora que você compreende as duas formas mais comuns em que a categoria “ideologia” é utilizada, passa a ser muito importante prestar atenção no contexto em que essa palavra está inserida.

Leia com bastante atenção o restante do texto e perceba em qual sentido o ENEM utilizou essa palavra.

Adiantamos para você que na maioria das vezes será do primeiro modo, ou seja, um conjunto de ideias que propõem uma visão de mundo e mudanças que prometem melhora.

Para ter certeza que você entendeu, selecionamos as melhores Questões sobre Ideologia para te colocar mais perto da faculdade dos sonhos

Boa sorte!

Questões sobre Ideologia

Que tal testar seu conhecimento com Questões sobre Ideologia? Assim você pode se certificar que entendeu esse conteúdo tão valioso para o ENEM. 

Parabéns por ter lido até aqui!!! 

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Exercício 1 – (PUCCamp 2017) Considere os itens abaixo.

I. Os dirigentes procuravam sujeitar toda a vida da nação a uma ideologia imposta pelo Partido.

II. O totalitarismo de direita era justificado como sendo o único meio de terminar com a luta de classes, com a ameaça do internacionalismo comunista e com a fraqueza da liberdade individual.

III.  O combate à democracia por considerá-la um regime fraco frente às ameaças do comunismo.

IV. O nacionalismo extremado e a exaltação da guerra como meio de restaurar as glórias passadas e sobrepor o regime às demais nações.

V. A imposição de uma cooperação entre capital e o trabalho, condicionada por uma ampla legislação social.

O conhecimento histórico permite afirmar que os itens identificam

a) pressupostos políticos da social-democracia alemã nos anos de 1960.

b) limitações impostas pelos militares no Brasil, na década de 1970.

c) características dos principais pontos da ideologia fascista italiana.

d) fatores responsáveis pela implantação da República de Weimar.

e) aspectos das ditaduras adotadas nos países latino-americanos.

Exercício 2 –  (UNITAU 2016) “No nazismo, temos um fenômeno difícil de submeter à análise racional. Sob um líder que falava em tom apocalíptico de poder ou destruição mundiais, e um regime fundado numa ideologia absolutamente repulsiva de ódio racial, um dos países mais cultural e economicamente avançados da Europa planejou a guerra e lançou uma conflagração mundial que matou mais de 50 milhões de pessoas”.

KERSHAW, Ian, 1993, p.3-4, apud HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.113.

Em linhas gerais, podemos caracterizar a ideologia nazista como

a) nacionalista e pluripartidarista.

b) racista e internacionalista.

c) marxista e pacifista.

d) estadista e anticapitalista.

e) nacionalista e anticomunista.

Exercício 3 – (ENEM 2015)  As diferentes representações cartográficas trazem consigo as ideologias de uma época. A representação destacada se insere no contexto das Cruzadas por

a) revelar aspectos da estrutura demográfica de um povo.

b) sinalizar a disseminação global de mitos e preceitos políticos.

c) utilizar técnicas para demonstrar a centralidade de algumas regiões.

d) mostrar o território para melhor administração dos recursos naturais.

e) refletir a dinâmica sociocultural associada À visão de mundo eurocêntrica.

Exercício 4 – (UNESP 2016) A utilização de fantasia pelo sistema de crença que reafirma o capitalismo ocorre a partir do consenso popular que é realizado por meio da conquista, pelos assalariados, de bens simbólicos, de expectativas e de interesses.

Assim sendo, o sistema de crença no consumo não opera sobre programas concretos e imediatos, mas sim a partir de imagens criadas pela publicidade e pela propaganda, que são fomentadas exclusivamente pela base econômica da sociedade; daí a permanente busca de realização econômica como sinônimo de todas as outras realizações ou satisfações.

Por isso é que nos roteiros de cenas a comunicação sempre espelha a positividade. Não há dor, nem crueldade, nem conflito, nem injustiça, nem infelicidade, nem miséria. A seleção e associação de signos são trabalhadas para nem de longe sugerir dúvidas no sistema de crença no consumo.

O jovem rebelde é bonito, forte, penteado e vestido com grife divulgada; o belo casal transpira boas expectativas de vida no calor do forno de micro-ondas ou na certeza de um seguro de vida ou mediante uma assistência médica eficiente; uma supercriança lambe nos superdedos a margarina de uma família feliz.

(Solange Bigal. O que é criação publicitária ou (O estético na publicidade), 1999. Adaptado.)

De acordo com o texto, no universo publicitário, a estética exerce sobretudo o papel de

a) denunciar as condições opressivas de vida existentes no capitalismo.

b) criticar os mecanismos de sedução exercidos pela indústria cultural.

c) veicular imagens de caráter ideológico manipuladoras do desejo.

d) efetivar processos formadores do senso crítico sobre a realidade.

e) questionar os estereótipos hegemônicos na sociedade de classes.

  • Chegamos à metade, calma que ainda tem mais 4 Questões sobre Ideologia.

Exercício 5 – (UFU 2016) Essa ideologia baseia-se no pressuposto de que a liberalização do mercado otimiza o crescimento e a riqueza no mundo, e leva à melhor distribuição desse incremento. Toda tentativa de controlar e regulamentar o mercado deve, portanto, apresentar resultados negativos, pois restringe a acumulação de lucros sobre o capital e, portanto, impede a maximização da taxa de crescimento.

HOBSBAWM, Eric. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 78 (Adaptado).

A vitória do ideário liberal, após a queda do Muro de Berlim e da URSS, foi saudada por alguns estudiosos, entre eles o norte-americano Francis Fukuyama, como o ―fim da história‖, pois:

a) representava, nos planos político, econômico e ideológico, a consolidação da aliança entre EUA e China, impossibilitando o surgimento de novos centros de poder.

b) simbolizava a retomada da hegemonia da Rússia, agora capitalista, o que se traduzia na retomada da corrida armamentista e das disputas territoriais, especialmente no Oriente Médio.

c) traduzia o princípio da liberdade plena de circulação de capitais, plenamente adotada por países como a China, cujo baixo intervencionismo estatal está na origem de sua escalada econômica.

d) o liberalismo, ao lado da democracia e da economia de mercado, significava o ápice do desenvolvimento humano e a realização da natureza do homem.

Exercício 6 – (UNITAU 2015) Nem o imperialismo nem o colonialismo são um simples ato de acumulação e aquisição. Ambos são sustentados e talvez impelidos por potentes formações ideológicas que incluem a noção de que certos territórios e povos precisam e imploram pela dominação.

SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 40.

O texto acima faz referência a um conjunto de ideias que legitimou a dominação dos povos africanos e asiáticos no século XIX, dentre as quais podemos destacar

a) o capitalismo, que afirmava a necessidade de novos mercados consumidores para a produção industrial europeia.

b) a ideia de “destino manifesto”, empregada para justificar a ocupação do território norte-americano.

c) a noção, defendida pela Igreja, de salvação das almas de homens considerados pagãos, infiéis e pecadores.

d) o etnocentrismo e a noção de missão civilizadora dos povos brancos, considerados “avançados”, sobre os demais povos, considerados “atrasados”.

e) a ideia de igualdade social e de direitos para todos os homens, independentemente de classe social ou raça.

Exercício 7 – (UEG 2015) Para Marx, diante da tentativa humana de explicar a realidade e dar regras de ação, é preciso considerar as formas de conhecimento ilusório que mascaram os conflitos sociais. Nesse sentido, a ideologia adquire um caráter negativo, torna-se um instrumento de dominação na medida em que naturaliza o que deveria ser explicado como resultado da ação histórico-social dos homens, e universaliza os interesses de uma classe como interesse de todos. A partir de tal concepção de ideologia, constata-se que

a) a sociedade capitalista transforma todas as formas de consciência em representações ilusórias da realidade conforme os interesses da classe dominante.

b) ao mesmo tempo que Marx critica a ideologia ele a considera um elemento fundamental no processo de emancipação da classe trabalhadora.

c) a superação da cegueira coletiva imposta pela ideologia é um produto do esforço individual principalmente dos indivíduos da classe dominante.

d) a frase “o trabalho dignifica o homem” parte de uma noção genérica e abstrata de trabalho, mascarando as reais condições do trabalho alienado no modo de produção capitalista.

Exercício 8 – (Uema) As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?

a) O status social e cultural dos indivíduos.

b) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.

c) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.

d) A identidade social, cultural e coletiva.

e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

Gabarito das Questões sobre Ideologia

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) características dos principais pontos da ideologia fascista italiana.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) nacionalista e anticomunista.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) utilizar técnicas para demonstrar a centralidade de algumas regiões.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) veicular imagens de caráter ideológico manipuladoras do desejo.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) o liberalismo, ao lado da democracia e da economia de mercado, significava o ápice do desenvolvimento humano e a realização da natureza do homem.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: d) o etnocentrismo e a noção de missão civilizadora dos povos brancos, considerados “avançados”, sobre os demais povos, considerados “atrasados”.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: d) a frase “o trabalho dignifica o homem” parte de uma noção genérica e abstrata de trabalho, mascarando as reais condições do trabalho alienado no modo de produção capitalista.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas Questões sobre Ideologia? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)