X

As 10 Melhores Questões Sobre Inclusão Social com Gabarito

Questões Sobre Inclusão Social

A inclusão social é um tema muito presente no Enem em diversos vestibulares Isto acontece, porque faz parte de diversas políticas do nosso país, que visam incluir na sociedade grupos historicamente marginalizados. Leia nosso resumo e treine com as melhores questões sobre inclusão social!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler o artigo sobre o que é inclusão social, que tal organizar seus estudos com o plano de estudos Beduka?

O que é Inclusão Social?

Você já deve ter reparado que alguns prédios possuem rampas, além das escadas que dão acesso à porta. Isso é uma medida de acessibilidade, que está incluída num plano de inclusão social

As rampas facilitam a entrada de deficientes físicos nesses lugares. Isso se dá porque eles não poderiam subir escadas com a cadeira que usam para se locomover, pelo menos não sem ajuda. Haveria uma situação excludente.

Por isso, diversas medidas são tomadas a fim de diminuir os efeitos das diferenças e desigualdades construídas historicamente. O conjunto delas é conhecido por inclusão social.

Assim, pode-se dizer que inclusão social é um conjunto de medidas pensadas para possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidade de acesso a bens e serviços

Estas medidas são importantes para o combate à segregação social e democratização dos variados espaços e serviços da sociedade. Isto tudo se refere à promoção dos direitos humanos.

Quais são as maneiras de realizar a inclusão social?

A inclusão social pode ser realizada de diversas maneiras. Alguns exemplos são:

  • As cotas em universidades e concursos públicos.
  • Adaptação para deficientes físicos, visuais e auditivos do espaço público e da educação.
  • Programas de assistência social à população de rua ou vulnerável.
  • Programas de profissionalização de jovens de baixa renda.
  • Leis de proteção a minorias.

Como o Brasil realiza a inclusão social?

O estado brasileiro promove a inclusão social a partir das políticas de ações afirmativas. Um exemplo delas é a reserva de vagas em concursos para alunos do ensino público, pretos, pardos ou indígenas, grupos historicamente excluídos da sociedade brasileira.

As políticas de ações afirmativas se dirigem também aos deficientes, com leis que obrigam empresas a contratar pessoas deste grupo.

Outras medidas são as leis de proteção à mulher, como a Maria da Penha, e de participação política, como a reserva de cotas femininas nas candidaturas.

As mudanças na estrutura social brasileira para torná-la mais inclusiva partem também dos movimentos sociais organizados. Alguns deles são: o movimento negro e o movimento feminista.

Agora que você já revisou o que é inclusão social, que tal resolver algumas questões sobre este tema?

Questões sobre inclusão social

Questão 1 – (Enem) O conceito de democracia, no pensamento de Habermas, é construído a partir de uma dimensão procedimental, calcada no discurso e na deliberação. A legitimidade democrática exige que o processo de tomada de decisões políticas ocorra a partir de uma ampla discussão pública, para somente então decidir. Assim, o caráter deliberativo corresponde a um processo coletivo de ponderação e análise, permeado pelo discurso, que antecede a decisão.

VITALE, D. Jürgen Habermas, modernidade e democracia deliberativa. Cadernos do CRH (UFBA), v. 19, 2006 (adaptado).

O conceito de democracia proposto por Jürgen Habermas pode favorecer processos de inclusão social. De acordo com o texto, é uma condição para que isso aconteça o(a)

a) participação direta periódica do cidadão.

b) debate livre e racional entre cidadãos e Estado.

c) interlocução entre os poderes governamentais.

d) eleição de lideranças políticas com mandatos temporários.

e) controle do poder político por cidadãos mais esclarecidos.

Questão 2 – (IDECAN) A escola como instituição social tem como tarefa a transmissão e a veiculação de saberes e práticas para todos. Por meio das relações de diálogo e da criação de vínculos e tendo a diversidade como valor, trabalha no sentido de romper com a lógica da exclusão e da homogeneização. Ou seja, seu papel principal é formar as crianças para a tarefa de renovar um mundo que está ainda repleto de situações de exclusão. Nessa perspectiva, são pressupostos para uma educação inclusiva, EXCETO:

a) Todas as crianças aprendem no seu tempo.

b) O processo de aprendizagem de cada criança é singular.

c) Restrita a todas as crianças com necessidades especiais.

d) Todas as crianças são importantes para o processo de construção do conhecimento.

Questão 3 – (IFPR) O Estatuto da Pessoa com Deficiência assegura e promove, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:

a) O Poder Legislativo criará instrumentos para avaliação da deficiência.

b) O processo de habilitação e de reabilitação não é considerado um direito da pessoa com deficiência.

c) É assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário.

d) É facultado às pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza, garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos.

e) A pessoa com deficiência física não tem direito à aposentadoria.

Questão 4 – (Enem) A participação da mulher no processo de decisão política ainda é extremamente limitada em praticamente todos os países, independentemente do regime econômico e social e da estrutura institucional vigente em cada um deles. É fato público e notório, além de empiricamente comprovado, que as mulheres estão em geral sub-representadas nos órgãos do poder, pois a proporção não corresponde jamais ao peso relativo dessa parte da população.

TABAK, F. Mulheres públicas: participação políticas e poder. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002.

No âmbito do Poder Legislativo brasileiro, a tentativa de reverter esse quadro de sub-representação tem envolvido a implementação, pelo Estado, de

a) leis de combate à violência doméstica.

b) cotas de gênero nas candidaturas partidárias.

c) programas de mobilização política nas escolas.

d) propagandas de incentivo ao voto consciente.

e) apoio financeiro às lideranças femininas.

Questão 5 – (Enem) A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%). É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos.

REGO, L. F.; FONSECA, D. P. R.; GIACOMINI, S. M.. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014.

As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque

a) asseguram as expressões multiculturais.

b) promovem a diversidade de etnias.

c) falseiam os dogmas teológicos.

d) estimulam os rituais sincréticos.

e) restringem a liberdade de credo.

  • Muito bem! Você chegou à metade das questões sobre inclusão social. Continue fazendo o restante.

Questão 6 – (IPRED-SP) São considerados fatores de inclusão social:

a) a pobreza e a reinserção ao mercado de trabalho.

b) a ausência de habitação e a violência.

c) a melhoria de capital humano por meio da educação, do treinamento e de empregos de melhor qualidade.

d) a insegurança, justiça e solidariedade social.

Questão 7 – (Colégio Pedro II) Considerando a diversidade sociocultural do país e com o objetivo de promovera igualdade de acesso e permanência dos indivíduos no sistema regular de ensino e, simultaneamente, combater desigualdades sociais e regionais, assim como preconceitos de qualquer ordem, relacionam-se às politicas educacionais de ação afirmativa e inclusiva:

a) Educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, educação escolar quilombola, educação escolar indígena, educação do campo e dos povos das águas e das florestas.

b) Educação mista, integral e participativa.

c) Educação para a cidadania e ensino profissionalizante.

d) Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

e) Educação ambiental e educação laica.

Questão 8 – (UTFPR) Leia atentamente os trechos a seguir que servirão de base para a questão.

Trecho 1:

 No ano de 1994 foi assinada a Declaração de Salamanca (inspirada para reafirmar o direito de todas as crianças à educação através da Declaração de Direitos Humanos em 1948). Ela aconselha que todas as escolas devem acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem incluir crianças deficientes e superdotadas, crianças de rua e crianças que trabalham, crianças de população nômade, crianças pertencentes a minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de grupos em desvantagem ou marginalizados.

Texto acessado em 05/02/2019 e adaptado de https://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/compromisso-nova-abordagem-inclusao.htm

Trecho 2:

 A inclusão não é só o ato de incluir e pronto. Inclusão é cooperação, é ajudar e estar lá auxiliando as pessoas. Também é respeito. Devemos respeitar as diferenças e facilitar as coisas para derrubar as barreiras da desigualdade. Inclusão é valorização das diferenças. Todos nós temos diferenças e sempre temos algo para aprender uns com os outros. Inclusão é melhoria, melhoria contínua para todos nós.

Texto acessado em 05/02/2019 e adaptado de http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/ um-novo-olhar-para-a-inclusao-social/94907/

Trecho 3:

 A atuação do Ministério Público do Trabalho demonstrou a importância do esforço em prol da inscrição das pessoas com deficiência no trabalho. A lei brasileira, por estímulo constitucional, estabelece ação afirmativa categórica nesse sentido, fixando cotas de reserva de vagas, tanto na esfera pública quanto na privada. De outra parte, a condição de exclusão das pessoas com deficiência do convívio social é milenar e reveladora do quão distante estão estas pessoas de condições mínimas de cidadania erigidas desde o princípio da cultura ocidental.

Texto acessado em 05/02/2019 e adaptado de http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2009-pdf/ 2183-4-inclusao-social-juvenil-pdf/file

Leia as seguintes afirmativas sobre os trechos anteriores.

I) Os três trechos têm como tema central a inclusão.

II) O primeiro trecho relata a recomendação dada por um documento oficial, enquanto o segundo aborda o conceito de inclusão e o terceiro expõe um contraponto entre o que está sendo feito no Brasil para minimizar o problema da inclusão na esfera do trabalho com a condição milenar da exclusão social de pessoas com deficiência.

III) Nenhum trecho aborda a questão da exclusão. 

IV) Os trechos abordam diferentes tipos de inclusão, como a inclusão escolar, a inclusão social e a inclusão no mercado de trabalho.

Pela análise das afirmativas, está(ão) correta(s) apenas:

a) I e IV.

b) I, II e IV.

c) I, II e III.

d) II e III.

e) II.

Questão 9 – (AOCP) Sobre inclusão e exclusão social, é correto afirmar que

a) a desinserção está diretamente relacionada a situações sociais desfavoráveis, em que o sistema social define aqueles que têm ou não valor e utilidade social.

b) desafiliação corresponde à ruptura de pertencimento e ausência completa de vínculos.

c) a desqualificação social facilita a integração com o Estado, uma vez que este é convocado a criar políticas para a regulação do vínculo social.

d) exclusão e pobreza são sinônimos de um mesmo fenômeno de desintegração social.

e) a naturalização da exclusão reforça e reproduz o ciclo de exclusão.

Questão 10 – (ITAME) A inclusão social é um conjunto de medidas para garantir que todas as pessoas participem da sociedade igualmente. Para garantir a inclusão social podem ser tomadas medidas que tornem a sociedade mais inclusiva e que permitam a todos cidadãos o acesso a direitos e benefícios. Essas medidas são chamadas de:

a) Ações inclusivas

b) Ações benéficas

c) Ações afirmativas

d) Ações sociais

  • Parabéns, você fez todas as questões sobre inclusão social. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das questões sobre inclusão social

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra b) debate livre e racional entre cidadãos e Estado.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra c) Restrita a todas as crianças com necessidades especiais.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra c) É assegurada atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra b) cotas de gênero nas candidaturas partidárias.  

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra e) restringem a liberdade de credo.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra c) a melhoria de capital humano por meio da educação, do treinamento e de empregos de melhor qualidade.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra a) Educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, educação escolar quilombola, educação escolar indígena, educação do campo e dos povos das águas e das florestas.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra b) I, II e IV.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra e) a naturalização da exclusão reforça e reproduz o ciclo de exclusão.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra c) Ações afirmativas

Estude com o Simulado Enem do Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre inclusão social? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.