Filosofia

As 5 Melhores Questões sobre o Mito da Caverna com Gabarito

Questões_sobre_o_Mito_da_CavernaQuestões sobre o Mito da Caverna
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Mito da Caverna é um conto fictício escrito por Platão em seu livro “A República”. A história é narrada em um diálogo de Sócrates com Glauco (seu interlocutor), no qual ele usa de metáforas para apresentar a teoria platônica sobre a sociedade. Leia agora um artigo sobre o conto e faça as questões sobre o Mito da Caverna. 

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder as questões sobre o Mito da Caverna, que tal organizar seus estudos para o Enem com o Plano de Estudos Beduka?

O que conta o Mito da Caverna?

Antes de qualquer coisa, vamos apresentar de forma resumida o que é dito no conto. Leia com atenção para fazer as questões sobre o Mito da Caverna e depois o Simulado Beduka.

Imagine isso: Você é um bebê que nasceu numa caverna junto de outros bebês e desde o seu primeiro dia de vida você passa sua vida lá junto de seus companheiros. Tudo que vocês conhecem lá dentro é uma infinidade de sombras distorcidas e barulhos que vocês não sabem o que é.

Um dia, você acorda e percebe que suas amarras foram desatadas. Você começa a andar pela caverna e então percebe que na verdade aquelas sombras eram projeções de coisas e pessoas que passavam na frente da luz de uma fogueira

Você continua subindo na caverna até finalmente conseguir sair dela. Pela primeira vez você vê a luz do Sol e um mundo muito vasto. Logicamente irá ficar totalmente desorientado, mas depois vai se acostumar e começar a aprender sobre esse mundo. 

Contudo, um debate interno irá assolar a sua cabeça. “Eu devo continuar aproveitando as riquezas do Mundo Fora da Caverna sozinho, ou devo tentar voltar para libertar meus companheiros?” 

Se você respondeu que voltaria para ajudar seus amigo, meus parabéns, você pensa como Platão. Mesmo que provavelmente eles irão te tratar como louco e te atacar, você ainda tentaria guiá-los para a luz, simplesmente porque é o certo a se fazer.

O que você acabou de ler foi uma versão bem resumida do que Sócrates contou a Glauco no livro A República, de Platão. 

Por que Platão escreveu o Mito da Caverna?

O Mito da Caverna
O Mito da Caverna

No tópico anterior você leu um resumo do conto: “O Mito da Caverna”, de Platão, mas digamos que Platão era muito bom em dizer muitas coisas com poucas palavras. Vamos destrinchar todos os significados ocultos nesse conto, então continue acompanhando para fazer os exercícios sobre o Mito da Caverna. 

Vamos começar por onde Platão escreveu o Mito da Caverna. Ele escreveu o conto no sétimo livro da sua decalogia mais conhecida e mais complexa: A República”. Esse é o volume mais focado nas características humanas: Estética, arte e conhecimento naquela época. 

Durante todos os dez livros, Platão divaga sobre diversas opções de governo, tentando chegar à conclusão do que é o governo perfeito. Nesse sétimo livro, ele chega a conclusão de que um bom governante precisa ser iluminado com conhecimento para guiar os demais ao seu lugar ao Sol.

Se você leu com atenção até aqui, você deve ter achado essa última frase um tanto familiar. Sim, ela resume a principal mensagem que o Mito da Caverna tenta passar. Vamos falar mais diretamente: 

  • O que são os Prisioneiros? – Somos nós, pessoas comuns que vivemos cegos dentro de nossas convicções e não nos permitimos ver o conhecimento. 
  • O que é a Caverna? –  Nossos corpos e sentidos. Segundo Platão, nossos corpos nos limitam e nossos sentidos nos enganam. Os prisioneiros se guiavam por visões e barulhos, por isso eles permaneciam presos. 
  • O que são as sombras e os barulhos? – Se você já estudou Platão você sabe que ele acreditava em dois mundos: o das ideias e o físico. 

O das ideias seria onde ficam todas as ideias perfeitas em seu estado puro e o físico seria apenas uma cópia imperfeita e distorcida desse mundo perfeito. 

As sombras e ecos são exatamente isso. Cópias distorcidas dos objetos que os produziram. 

  • O que é a saída da caverna? – Nada mais do que a busca do herói pelo conhecimento verdadeiro
  • E o que é a luz? – Essa deve ser a metáfora mais fácil de interpretar. A luz é o conhecimento. Num primeiro momento ele deixa o protagonista desnorteado e perdido, pois toda a realidade até o momento conhecida por ele foi quebrada. Mas depois ele é capaz de trilhar o caminho da verdade. 

O Mito da Caverna, basicamente é Platão dando um soco no estômago da humanidade. Dizendo que ela é muito facilmente manipulável e que tem preguiça de pensar a respeito das coisas. E que se você ousar pensar de forma diferente dos demais, eles irão te atacar e execrar, mesmo que o que você diga faça sentido. 

Ainda assim, ele mantém uma postura otimista, assumindo que mesmo que todos te isolem, você ainda deve tentar levá-los à luz. Afinal, o prisioneiro libertado é o governante que atingiu o conhecimento, e o que é um governante que abandona o seu povo, não é mesmo? 

Questões sobre o Mito da Caverna

Se você chegou até aqui, então já está pronto para fazer questões sobre o Mito da Caverna. Faça também o nosso Simulado Beduka e baixe nosso Plano de Estudos para se preparar para qualquer vestibular. Boa sorte.

Questão 1 – (PUC) –  No livro VII da República, Platão apresenta o célebre mito (ou alegoria) da caverna. Pode-se afirmar que com esse mito ele pretendia:

a) esclarecer algumas questões sobre a importância da educação dos filósofos, que viriam a ser no futuro, os governantes da cidade justa.

b) mostrar que os cidadãos são geralmente injustos com aqueles que querem ser justos.

c) demonstrar que a democracia não é um bom sistema de governo.

d) provar a imortalidade da alma humana.

Questão 2 – (UFPE) – Em qual diálogo está o Mito da Caverna?

a) Protágoras

b) República 

c) Neméia

d) Menón

Questão 3 – (CONUPE) – Platão achava que as coisas que percebemos são somente imagens, as sombras projetadas em nossa pequena caverna, oriundas de realidades superiores que existem, perenes, imutáveis, perfeitas, no mundo das ideias Acima de tudo, a ideia do bem. Isso corresponde à Teoria das Ideias?

a) Não, este resumo trata de uma conversação entre Sartre e Heidegger.

b) Sim, é parte do resumo dos conceitos de Platão. 

c)  n.d.a

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Questão 4 – (UDESC) – O texto é parte do livro VII da República, obra na qual Platão desenvolve o célebre Mito da Caverna. Sobre o Mito da Caverna, é correto afirmar.

I. A caverna iluminada pelo Sol, cuja luz se projeta dentro dela, corresponde ao mundo inteligível, o do

conhecimento do verdadeiro ser.

II. Explicita como Platão concebe e estrutura o conhecimento.

III. Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros.

IV. Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

b) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

c)  Somente as afirmativas II e III são corretas.

d) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

e)  Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

Questão 5 – (Cesgranrio) – A opinião (doxa), no pensamento de Platão representa um saber sem fundamentação metódica. É um saber que possui sua origem:

a) Num saber eclético, provenientes do pensamento de alguns filósofos.

b) Nos mitos religiosos, lendas e poemas;

c) Nas imprevisões e nas sensações das coisas sensíveis;

d) No discurso dos sofistas na época da democracia ateniense;

Gabarito das Questões sobre o Mito da Caverna 

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra a) esclarecer algumas questões sobre a importância da educação dos filósofos, que viriam a ser no futuro, os governantes da cidade justa.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra b) República 

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra b) Sim, é parte do resumo dos conceitos de Platão. 

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra c)  Somente as afirmativas II e III são corretas.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra c) Nas imprevisões e nas sensações das coisas sensíveis;

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre o Mito da Caverna? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.